sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Pesquisa gaúcha identifica em humanos novo fungo que pode causar meningite

Um novo fungo, que até hoje não havia sido detectado em humanos, foi identificado por uma pesquisadora da Faculdade da Serra Gaúcha. Denominado Exophiala osmophila, o microorganismo pode causar inúmeras infecções, incluindo a meningite. O trabalho é da professora Alexandra Flávia Gazzoni, responsável-chefe do Laboratório de Microbiologia Oral e Patologia Bucal da instituição de ensino.
A descoberta foi feita nos laboratórios da FSG onde a biomédica, pós-doutora em micologia, desenvolve pesquisa com o propósito de elaborar um cadastro dos fungos existentes no Rio Grande do Sul. Detectado a partir de uma lesão na unha do pé de uma paciente, o microorganismo teve o registro anunciado no último Congresso Latino Americano de Micologia, realizado na Colômbia.
A complementação do trabalho é a realização da análise da reação do fungo a medicamentos, a fim de se descobrir as doses mínimas e máximas para o combate às infecções. A pesquisadora explicou que, conhecendo o tipo de fungo, é possível realizar um tratamento mais eficaz.
Fonte: Samuel Vettori / Rádio Guaíba
Postado por: Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/