segunda-feira, 20 de julho de 2015

Governo lança Plano Nacional de Outorga para rádios comunitárias

Com as novas regras, número de documentos apresentados para outorga de rádios comunitárias vão diminuir de 33 para apenas 7
O deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS), participou, nesta terça-feira, 14, do lançamento do novo Plano Nacional de Outorgas (PNO) de emissoras comunitárias e educativas. O objetivo do Plano é tornar as concessões menos burocráticas. Só neste ano, 500 municípios já estariam previstos dentro das novas regras de outorga.
O Ministério já havia publicado PNOs voltados à TVs e rádios educativas em anos anteriores. No entanto, de acordo com o secretário geral da Abraço-RS, Jonas Rodeghiero, uma das normas previstas no texto – que trata do raio de abrangência, de 1km - estava causando problemas. Outra reclamação das emissoras é com relação ao apoio cultural e choque de frequência.
De acordo com o representante da Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO-RS), Joaquim Goulart, a expectativa das rádios é a divulgação da lista de municípios que serão contemplados com outorgas.
Menos burocracia
Segundo o deputado Marcon, que acompanhou o ato, o Ministério das Comunicações também vai simplificar o processo de obtenção de outorgas para os serviços de radiodifusão. “O número de documentos que hoje devem ser apresentados e as etapas de análise dos processos, vão ser reduzidos,” explicou o parlamentar.
Pelas novas regras, o número de documentos que as entidades deverão apresentar para concorrer a uma outorga de rádio comunitária vai diminuir de 33 para apenas 7. “Nós apoiamos as rádios comunitárias, porque elas alcançam os mais longínquos rincões e são uma forma de expressão e diversidade cultural. É necessário avanços para viabilizar cada vez mais a democratização dos meios de comunicação,” disse Marcon.



 Créditos: Marci Hences/ Assessora de Imprensa deputado Marcon
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/