terça-feira, 31 de março de 2015

Passo Fundo já tem mais de 140 focos do mosquito da dengue e três casos confirmados da doença

A guerra contra o mosquito da Dengue continua no Rio Grande do Sul. Após a morte de uma mulher de 41 anos, vítima da doença, na Região das Missões, o Estado ficou em alerta. Passo Fundo, rota de pessoas das mais diferentes regiões, tem hoje confirmados mais de 140 focos do mosquito transmissor da Dengue, e do mosquito transmissor da febre Chicungunya espalhados por, praticamente, toda a cidade.
A chefe do núcleo de Vigilância Ambiental de Passo Fundo, Ivânia Silvestrin, explicou que os focos correspondem a locais diferentes e que têm o mosquito.
O inseto por si só não contém a doença, mas é o transmissor, caso pique uma pessoa contaminada. O alerta acontece porque a cidade teve confirmado ontem o terceiro caso da doença, todos contraídos fora do município, em áreas afetadas. Ela explicou que as três pessoas já estão recebendo tratamento e apresentam quadro estável.
O município seguiu o protocolo e também já realizou o fumacê em um raio de 150 metros das casas destas pessoas. Ivânia Silvestrin explicou, ainda, que a cidade não pode realizar o fumacê em todas as áreas, pois é preciso respeitar o protocolo do Estado, sendo autorizada a medida somente se houver um caso de contaminação em Passo Fundo.
Com relação ao mosquito transmissor da doença Chikungunya, ainda não existem casos de contaminação na cidade, mas o comportamento e aparência deste inseto são muito parecidos com o mosquito que transmite a dengue. Por este motivo é recomendado continuar com a eliminação de ambientes que propiciem o desenvolvimento do mosquito, como locais com água parada ou lixo.
Fonte: Portal In Foco
Postado por: Claudinara Glienke

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/