segunda-feira, 19 de maio de 2014

Romaria em Honra aos Beatos Manuel e Adílio

MaurícioMoskva001Na edição em que completa 50 anos, a Romaria em Honra aos Beatos Manuel e Adílio e à Nossa Senhora da Luz reuniu cerca de 60 mil pessoas neste domingo (18) na cidade de Nonoai, no Norte do Rio Grande do Sul. A celebração reúne fiéis de várias cidades e de outros estados.
O bispo de Frederico Westphalen, Dom Antonio Carlos Rossi Keller, explica que a caminhada é a própria essência da romaria. “A romaria é sempre um movimento. Sair de algum lugar e ir para outro lugar. Para nós, a romaria assume essa visibilidade de quem se dispõe a caminhar na vida, caminhar com Deus e com a mensagem dos nossos beatos”, destacou.
Ao final da romaria, uma missa campal foi celebrada em frente do santuário em homenagem aos beatos. Filas se formaram para chegar perto do altar, onde estão depositados os restos mortais dos dois beatos.
O padre Manuel e o coroinha Adílio atuavam na paróquia Nossa Senhora da Luz, em Nonoai. Além de pároco, o padre também desempenhava a função de professor, já que não existiam escolas na cidade na época.
Na cidade, o padre também criou um abrigo e uma olaria que produzia tijolos para as casas dos mais pobres. Ambos também viajavam a cavalo pelas cidades do interior, onde não havia padres. Em uma dessas viagens, em 1924, os dois foram assassinados a caminho da comunidade de Feijão Miúdo, no município de Três Passos.
Em 1953, os fiéis começaram a se deslocar até a cidade de Nonoai para homenagear os beatos, dando início a uma das mais tradicionais romarias do Norte gaúcho.







 Matéria: G1
Foto: Maurício Moskva
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/