quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Sistema Crehnor realiza Encontro de Jovens e discute sucessão rural

Nos dias 07 e 08 de novembro a Crehnor Central realizou o Encontro Regional de Jovens de Organizações Cooperativas e Associativas de Finanças Solidárias no Wilson Parque Hotel, em Palmeira das Missões, RS. O Seminário teve o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional da Economia Solidária.
O Encontro recebeu 150 jovens(associados e filhos de associados) representando as cooperativas: Crehnor Sul, de Canguçu, Crehnor Noroeste, de Ijuí, Crehnor Norte, de Barão do Cotegipe, Crehnor Nordeste de Ibiraiaras, Crehnor Sarandi de Sarandi e Crehnor Laranjeiras, do Paraná.
O objetivo deste evento foi criar análises e reflexões específicas sobre a inserção da juventude rural nos espaços produtivos e respectivos processos de desenvolvimento sócio econômicos local e regional, além de promover diálogos sobre alternativas socioeconômicas de inserção dos jovens nos espaços produtivos locais, através das políticas públicas ao mesmo tempo, desenvolver debates para proposição de políticas públicas promovendo ações que visam garantir a sucessão na agricultura familiar;
Segundo Jamar Mai, coordenador da área de projetos da Crehnor Central, objetivo do Seminário foi também de promover a inserção ativa dos jovens nas organizações cooperativas e associativas de finanças solidárias. “Proporcionar canais de diálogo com a juventude rural, para estes desenvolverem domínios teóricos e práticos sobre o que é uma cooperativa de crédito familiar e solidária do Sistema CREHNOR e sejam futuros cooperados”, explicou.
Estiveram presentes no Encontro o Coordenador Geral da Crehnor Central e presidente da Crehnor Sarandi, Valdemar Alves de Oliveira; o Coordenador Administrativo da Crehnor Central e presidente da Crehnor Ijuí, Ailton Croda; o diretor operacional da Crehnor Central, Gilson Alves Rodrigues; o presidente da Crehnor Norte de Barão de Cotegipe, Antonio Caldart; o diretor da Crehnor Nordeste, de Ibiraiaras, Renato Bast.
O evento contou com os painelistas: Ubiracy Ávila, representante do Sistema OCERGS/ SESCOOP RS; José Hermeto Hoffman, diretor do BRDE; Marcel Frison, secretário de estado de Habitação e Saneamento do Rio Grande do Sul; Ronaldo Dário Kloeckner do SEBRAE/RS; Roberto Zimmer, gerente executivo da Unidade de Microcrédito do Banrisul.
O primeiro painel foi sobre: A Economia Solidária e o Crédito Solidário na promoção do desenvolvimento e a Sucessão Rural, pelo painelista José Hermeto Hoffman.
Na parte da tarde Roberto Zimmer, do Banrisul, apresentou o painel: Inteligência financeira, microcrédito para jovens e sucessão rural. Ainda na parte da tarde, o colaborador de Pelotas, Claudionor Almeida falou sobre Diferenças entre campo e cidade, o porquê e a importância da juventude se manter no campo, além das ações de inserção dos jovens nos espaços econômicos locais.
Logo após, foram realizados trabalhos em grupos com as temáticas: Angustias e perspectivas atuais da juventude no meio rural; Quais os projetos de vida dos jovens do meio rural? Quais os projetos produtivos coletivos e individuais? Os jovens foram divididos em 5 grupos para analisar,discutir e responder a estas questões.
No sábado os trabalhos foram retomados com a síntese do dia anterior, e logo após aconteceu o painel de encerramento: As Finanças Solidárias e o Sistema Crehnor Promovendo a Sucessão Rural e a Inserção da Juventude Rural nos Espaços socioeconômicos locais, com os painelistas Valdemar Alves de Oliveira, Coordenador Geral Crehnor Central, Gilson Rodrigues Diretor Operacional da Crehnor Central e Ailton Croda Presidente da CONFESOL.


Fonte:Silvana Lima
Jornalista Profissional DRT/RS 10670
Comunicação e Marketing Sistema Crehnor
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/