domingo, 5 de outubro de 2014

Sartori e Tarso disputam o segundo turno para o governo gaúcho

Peemeedebista teve 40% dos votos válidos, enquanto petista, 32%
A reta final do primeiro turno no Rio Grande do Sul teve mais uma reviravolta. Apesar das pesquisas apontarem que o governador Tarso Genro (PT) teria Ana Amélia Lemos (PP) como adversária no segundo turno, José Ivo Sartori (PMDB) surpreendeu e disputará o Palácio Piratini no dia 26 de outubro. O peemedebista encerrou o primeiro turno na liderança, com 40,7% dos votos válidos, enquanto Tarso ficou na segunda colocação, com 32,3%. Às 19h15min, 89,78% das urnas já haviam sido apuradas.
Ana Amélia Lemos (PP) ficou em terceiro, com 21,6% dos votos válidos, seguida por Vieira da Cunha (PDT), que somou 4,2%. Os demais candidatos – Roberto Robaina (PSol), Estivalete (PRTB) e Humberto Carvalho (PCB) – não chegaram a somar 1%.
José Ivo Sartori
Ex-prefeito de Caxias do Sul, o candidato do PMDB, José Ivo Sartori, lembrou a candidatura do correligionário Germano Rigotto, de 2002. Tal qual o colega de partido, ele esteve desde o início da disputa ao Piratini estacionado na terceira posição, crescendo decisivamente nos últimos dias de campanha.
Na última semana antes do primeiro turno, avançou nas pesquisas e se aproximou da senadora Ana Amélia Lemos. Na sexta-feira antes do pleito, já contabilizava 20% das intenções na pesquisa realizada pelo Ibope e 23% pelo levantamento do Datafolha. No primeiro turno, Sartori seguiu um estilo de campanha mais cauteloso do que o dos outros dois candidatos principais, evitando investidas agressivas contra os concorrentes.
José Ivo Sartori é natural de Farroupilha, na Serra gaúcha. Formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), começou a carreira política em 1976, como vereador em Caxias do Sul. Em 1982 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, cargo que ocupou por outros quatro mandatos consecutivos. Em 2002, elegeu-se para a Câmara Federal. Dois anos depois venceu a disputa para a prefeitura de Caxias do Sul, com vitória no segundo turno e, em 2008, foi reeleito.
Tarso Genro
Eleito em 2010 no primeiro turno, em sua terceira tentativa ao governo do Estado, Tarso Genro usou o desenvolvimento econômico como bandeira na campanha em busca da reeleição. O atual governador nasceu em 1947, em São Borja, na Fronteira Oeste. É formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria e especializado em Direito Trabalhista. Iniciou sua vida política filiado ao extinto MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e alcançou seu primeiro cargo eletivo em 1968 como vereador de Santa Maria.
Entre 1972 e 1987, Tarso trabalhou como crítico de literatura no jornal Correio do Povo. Em 1988 foi eleito pelo PT, vice-prefeito da capital gaúcha, na chapa de Olívio Dutra. Concorreu ao governo do Estado pela primeira vez em 1990, mas perdeu a disputa para Alceu Collares.
Em 1992 foi eleito prefeito de Porto Alegre e reeleito em 2000. Dois anos depois tentou novamente uma vaga ao governo, perdendo no segundo turno contra Germano Rigotto. No governo Lula, ele exerceu os cargos de secretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ministro de Estado da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça.
Fonte:Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/