quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Remoção de índios por agricultores termina em pancadaria no RS

Mais tensão envolvendo índios e agricultores da região. No final da manhã de ontem, cansados de verem suas terras sendo invadidas por famílias indígenas, os moradores e comerciantes de Erval Grande tomaram uma atitude drástica. O grupo se reuniu e colocaram todos os indígenas que estavam acampados na cidade, á força, em caminhões e vans, juntamente com os seus pertences, para entregar á FUNAI de Passo Fundo.
Por volta das 14h, o grupo chegou á FUNAI, e quando os índios saíram das vans pegaram em paus e pedras , travando uma verdadeira guerra com os agricultores. A polícia solicitou reforços para conter as agressões, que duraram mais de 20 minutos.
O líder indígena, Jacir de Paula, explicou que os agricultores chegaram no inicio da manhã, de forma truculenta e expulsaram os índios das suas barracas. Jacir criticou a falta de consideração por parte dos agricultores, que não respeitaram ninguém e jogaram eles na FUNAI. Jacir criticou a FUNAI, que nunca deu qualquer resposta ou assistência para eles.O procurador do município de Erval Grande, Fabrício Nunes, criticou a ação hostil dos índios. Explicou que os agricultores removeram 13 indígenas que viviam na beira da rodovia, em condições de perigo.
Ao chegar em Passo Fundo com os 13 índios, outros 30 esperavam na FUNAI e foi aí que a confusão começou. Nunes explicou que não existe área delimitada para os índios em Erval Grande sendo que a FUNAI não toma uma atitude para nenhum lado.
Por volta das 15h, temendo que a situação se agravasse e , diante da FUNAI estar de portas fechadas, o Comandante do 3º RPMOM, Fernando Carlos Bicca, reuniu uma comissão entre as duas partes e as levou até a Delegacia da Polícia Federal, na tentativa de um acordo.
O caminhão que trouxe os índios foi levado para o pátio do Quartel da Brigada Militar.Os agricultores que vieram com seus carros também se retiraram e voltaram para Erval Grande.
Após apelo das autoridades, participou da reunião na Policia Federal o coordenador da FUNAI, Roberto Perin.Ficou decidido que os índios irão deixar o acampamento de Erval Grande e voltar para uma área localizada no município de Água Santa.
Créditos: Lucas Cidade - Rádio Uirapuru
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/