As obras de recuperação da ponte sobre o Rio Uruguai, na BR-386, em Iraí, seguem dentro do ritmo esperado. Contudo, em função da chuva dos últimos dias o nível do rio está cerca de dois metros acima do normal, o que tem desafiado a realização dos trabalhos nos tubulões e na base do pilar P12. A estrutura apresentou problemas em novembro do ano passado e, desde então, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue trabalhando para realizar o conserto. A empresa Sogel foi contratada de forma emergencial para executar o serviço.


Paralelamente à recuperação do pilar dentro do rio Uruguai, operários atuam na plataforma da ponte, realizando a montagem dos cabos de aço. Com a instalação destes cabos na superestrutura, a movimentação da ponte cessará. A Sogel tem até dezembro para concluir os consertos, mas a expectativa é de que no final de setembro o tráfego seja liberado parcialmente na ponte.
O DNIT também já solicitou aos responsáveis pelas barragens Chapecó e Itá para reduzirem a vazão de água no Uruguai. O objetivo é diminuir a velocidade da água para que os operários trabalhem com o nível do rio mais constante.
Como alternativa para a transposição da ponte, o DNIT está providenciando o transporte por balsas. No trecho rodoviário, o desvio pode ser feito pela RS-404, a partir do município de Seberi, até a ponte Goio-en, no rio Uruguai. O DNIT está firmando convênio com o DAER para garantir a manutenção deste trecho rodoviário estadual enquanto a ponte não for liberada.
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