domingo, 7 de setembro de 2014

Domingo começa encoberto no RS, mas sol aparece no decorrer do dia

Temperaturas serão amenas, com mínima de 8°C na Fronteira e máxima de 25°C nos pontos mais quentes
O domingo começa com maior presença de nuvens no Estado e, inclusive, chuva e garoa em algumas regiões na primeira metade do dia. No Oeste e no Sul, o tempo deve estar mais aberto desde cedo. No decorrer do dia, o sol aparece com nuvens na maior parte do Estado.
Pontos da Metade Norte ainda podem ter períodos com mais nuvens em que não se afasta chuva esparsa durante a tarde, mas até o final do domingo o tempo deverá estará firme em quase todo o Estado. O dia é ameno e começa mais frio junto à fronteira com o Uruguai. Aquece mais nas Metades Oeste e Norte.
As mínimas chegam a 8°C em Santana do Livramento e a 11°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 25°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 15°C e 21°C.
A MetSul antecipa uma acentuada elevação da temperatura no Rio Grande do Sul nesta segunda e, sobretudo, na terça-feira. Ar muito quente, trazido por vento Norte, vai ingressar no Estado. Forte calor é esperado na terça.
Era conversa recorrente nos últimos dias na Expointer. “Ano é de El Niño”. A realidade, contudo, é bem diferente. O inverno entra na reta final e não há qualquer evidência de atuação do fenômeno. As condições são de neutralidade no Pacífico Equatorial, o que significa a ausência seja de El Niño ou La Niña.
Ao longo do outono, o Oceano Pacífico Equatorial chegou a ter anomalias de temperatura da superfície do mar em patamar de El Niño, mas para que viesse a ser caracterizado um real episódio do fenômeno estas deveriam se manter acima de 0,5ºC junto ao Pacífico Central por meses consecutivos. E não foi o que se deu.
Neste inverno o processo de aquecimento reverteu e foram registradas anomalias até negativas. Nestes últimos dias se observou um novo aquecimento, mas é ainda duvidoso se terá força para vir a caracterizar um episódio de El Niño. O NOAA e o Bureau de Meteorologia da Austrália mantêm as previsões de El Niño, mas reduziram sensivelmente as estimativas de probabilidade do fenômeno.
Fonte: Metsul
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/