quarta-feira, 11 de junho de 2014

Operação Leite Compen$ado é deflagrada em Taquaruçu do Sul

Foi deflagrada nesta quarta-feira a sexta fase da operação Leite Compen$ado em São Martinho, na região Celeiro do Estado, e em mais nove cidades gaúchas. A operação foi realizada pela Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Estadual (MP), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Receita Estadual e Brigada Militar (BM).
O alvo foi a Confepar Agroindústria Cooperativa Central, que tem matriz no Paraná e comercializa leite e derivados da marca Polli apenas no estado do Paraná. A empresa administra duas unidades clandestinas na região das Missões e em Taquaruçu do Sul, aqui no Médio Alto Uruguai.
Pelo menos três pessoas foram presas durante a ação: Fernando Júnior Lebens, responsável pela captação no posto de resfriamento, foi preso em São Martinho; Alcenor Azevedo dos Santos, da Cooagresul, empresa de Taquaruçu do Sul que distribuía leite e Diego André Reichert, transportador de Campina das Missões. De acordo com o Ministério Público, o leite produzido no Rio Grande do Sul e comercializado no Paraná, não tem condições para consumo. Mais dois mandados de prisão estão sendo cumpridos.
Cerca de 6 milhões de litros de leite eram enviados mensalmente ao estado vizinho, sendo apenas 300 mil litros declarados oficialmente, acarretando em prejuízo à Receita Federal que deixou de arrecadar em função da fraude de notas fiscais.
Dos 60 laudos de análise feitos em 12 de março e 3 de abril deste ano, apenas três testes apontaram indício de água ou uréia. No entanto, a qualidade do produto não foi aprovada, atestando que leite estava em processo de deterioração. Além disso, os postos clandestinos da indústria tinham a prática de transbordo irregular de leite, não apresentando condições mínimas de higiene. Esse processo acontecia a céu aberto, sem o mínimo de cuidado.
As dez cidades onde a operação foi deflagrada simultaneamente são: Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina nas Missões, Coronel Barros, Crissiumal, Cruz Alta, Ijuí, São Martinho, São Valério do Sul e Taquaruçu do Sul. A operação foi coordenada pelo promotor Mauro Rockenbach, da promotoria de Justiça especializada criminal. A Mapa coletou amostras para fazer testes em laboratório. 
Em Taquaruçu do Sul Policias Militares do 37º BPM apoiaram o Ministério Público na “Operação Leite Compen$ado”.
Foi aprendido pelo Ministério Público um Caminhão VW, e a carga de Leite, cerca de 12.000 litros foi inutilizada em virtude das condições em que foram encontrados os tanques, resfriadores, matérias utilizados para o trabalho e outros produtos.
Na residência, que possuía Mandado de Busca, do Sr Alcenor Azevedo dos Santos, 51 anos, foi encontrada uma Espingarda Boito Calibre 20, e 10 cartuchos de metal carregados e mais 07 vazio.
Foram encontrados frascos contendo chumbo, pólvora e espoletas para efetuar a recarga nos estojos. O acusado foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Taquaruçu do Sul para efetuar o flagrante, e posterior ao presidio de Três Passos.
 
C.P
37°BPM 
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/