quinta-feira, 15 de maio de 2014

20ª CRE promove curso para os responsáveis pelas bibliotecas escolares



 
Ocorre nesta quinta-feira, 15, seguindo até na sexta-feira, 16, o Curso Dinamizando a Biblioteca Escolar na Câmara Municipal de Vereadores, em Palmeira das Missões. O evento é uma promoção da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e está voltado aos professores responsáveis pelas bibliotecas das escolas estaduais, envolvendo também a supervisão e direção de cada uma das 90 escolas abrangidas pela 20ª CRE.

Os alunos da oficina de Música do projeto Mais Educação da Escola do Campo Antônio de Souza Neto de Palmeira das Missões, cantaram e tocaram Beethoven entre outros, acompanhados pelo músico responsável, Mário Morlin. A titular da 20ªCRE, Idalina da Silva Machado, abriu o evento falando da importância da leitura e do trabalho desenvolvido pelos bibliotecários. “O espaço das bibliotecas oportuniza o desenvolvimento de potencialidades dos estudantes; é onde nasce e se amplia a cultura, a arte, os projetos, a pesquisa. Esta formação vem contemplar o todo e dinamizar o trabalho dos nossos bibliotecários”, disse.    

A atividade é ministrada pela coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE) da Seduc, Maria do Carmo Mizetti e pela especialista em Bibliotecas Escolares da biblioteca da UFRGS, prof. Drª. Iara Neves.  

Segundo a responsável pelo setor na região, Mariza da Costa König, o  evento é resultado de um trabalho voltado para a formação do auxiliar de biblioteca, com ênfase na organização e dinamização da Biblioteca Escolar e dos professores que atuam na área da leitura. “Durante o curso os professores recebem orientações sobre os principais procedimentos de controle do acervo bibliográfico escolar, aprendem sobre o programa de informatização do acervo escolar, como organizar os espaços e técnicas de leitura, como a hora do conto e outros”, disse.

O Rio Grande do Sul conta com o maior número de escolas públicas e privadas com bibliotecas: 74% nas escolas de Ensino Fundamental e 95% nas escolas de Ensino Médio.

A partir das 19h, desta quinta-feira, os participantes do curso, juntamente com músicos palmeirenses, escritores e amantes da leitura participam do Sarau Literário, no auditório do Instituto Borges do Canto.

O SEBE
O Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares é uma estrutura que compreende uma organização hierárquica com diferentes níveis de administração, decisão e coordenação, compostos pela Seduc, CREs, Escolas e Bibliotecas Escolares. Seu objetivo principal é integrar, coordenar e fomentar o desenvolvimento dos serviços bibliotecários nas escolas do Estado, bem como os projetos e realizações de incentivo à leitura.





Foto em anexo: Curso biblioteca
Crédito: Jô do Carmo/AICRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/