terça-feira, 15 de abril de 2014

Governo mobiliza secretarias para apoio a municípios atingidos por vendavais e enxurradas

Em reunião no Palácio Piratini na tarde desta segunda-feira (14), o Governo do Estado mobilizou as secretarias responsáveis para ações imediatas de apoio aos municípios de Tapejara, Erebango, Três Palmeiras, Lajeado do Bugre e Trindade do Sul, os cinco mais atingidos pelo fortes ventos e enxurradas no final de semana.
O secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, organizou agenda de trabalho com o secretário de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), Eduardo Medeiros, e representantes das secretarias de Habitação e Saneamento (SEHABS), Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo (SDR), Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), além da Defesa Civil e Emater/RS. 
"O governo vai agilizar e ampliar as ações de auxílio às comunidades dos municípios atingidos”, ressaltou o secretário Jorge Branco. Reconstrução de casas, desobstrução de vias e apoio aos agricultores estão entre as ações que deverão ser reforçadas nos municípios. 
Ainda no sábado, o governador Tarso Genro entrou em contato com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, para disponibilizar o auxílio necessário para o restabecimento dos municípios. O governador monitora os trabalhos desenvolvidos, a situação dos municípios atingidos e determinou ações imediatas por parte das secretarias do governo. 
Segundo a Defesa Civil, um tornado de categoria F1 e F2 (entre 182km/h e 252km/h) atingiu Tapejara e Erebango. No momento, está em andamento o processo documental para homologação pelo Governo do Estado da decretação de Situação de Emergência dos municípios.
A Defesa Civil também realiza avaliação de danos nos municípios de Três Palmeiras e Trindade do Sul, que foram atingidos por uma enxurrada, na sexta-feira (11), que causou estragos nas estradas do interior dos municípios e deixou 12 pontes interditadas.
Em Tapejara, 700 casas ficaram danificadas e mais de 1,5 mil pessoas foram encaminhadas para casas de parentes e amigos. Em Erebango, 600 pessoas foram afetadas, deixando 26 famílias desabrigadas e 176 casas com as estruturas comprometidas.
A Defesa Civil Estadual, por meio das Regionais de Passo Fundo e Caxias do Sul, esteve presente já na primeira hora após a passagem do tornado e ainda no sábado distribuiu 4 mil kits de dormitórios, mil peças de roupas infantis e materiais de higiene. Durante esta semana, está previsto ainda, a entrega de 1,8 mil telhas e 90 cestas básicas para Erebango.
Também acompanharam as atividades o secretário-chefe em exercício da Casa Militar, tenente-coronel Luiz Henrique Oliveira de Oliveira, e o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, que se deslocaram ainda no sábado para a região, conforme determinação do governador Tarso Genro.
A Regional de Defesa Civil de Passo Fundo, coordenada pelo capitão Ney da Câmara Neto, segue nos trabalhos de atendimento às comunidades, supervisão da avaliação de danos e encaminhamento do processo de liberação de recursos, conforme as necessidades apresentadas. 
Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefone (51)3213-0787

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/