Taxa de nupcialidade foi de 4,6 para cada mil habitantes em 2012
Os gaúchos casam menos do que o restante da população brasileira. Segundo as Estatísticas do Registro Civil 2012 divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, a taxa de nupcialidade do Rio Grande do Sul é a menor entre os estados: 4,6 para cada mil habitantes. Já a média de casamentos no Brasil é de 6,9 por mil. Um dos motivos seria o aumento das uniões informais.Brasileiros casam mais tarde
Em 2012, foram registrados 1.041.440 no Brasil, 1,4% a mais que no ano anterior. O analista de informações do IBGE no Estado, Riovaldo Alves de Mesquita, explica que o índice é estável comparado com o ano passado. Porém, se forem considerados os dados da década de 1970, é muito inferior. No período, a taxa ficava em 13 por mil.
Além da tendência da informalidade, as mulheres estão casando mais tarde. A média de idade, há uma década, era de 23 anos. No ano passado, subiu para 25 anos. “As mulheres nas regiões Sul e Sudeste tendem a ser mais velhas do que as do Norte e Nordeste”, salientou. Uma das hipóteses é uma relação o aumento da escolaridade e da presença no mercado de trabalho cada vez maior. “É preciso cruzar os dados, mas é uma possibilidade. Como as mulheres estão mais inseridas no mercado de trabalho e estão estudando mais, adiam a união formal e a maternidade”, explicou. Já para os homens, a média passou de 26 para 28 anos no Brasil.
Fonte: Karina Reif / Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
Nenhum comentário:
Postar um comentário