segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Seja um Doador Salve Vidas!

Hoje dia 25 de novembro  comemora-se  o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, uma forma de homenagear quem já fez a doação e ajudaram a salvar vidas, e também com o objetivo de incentivar outras pessoas a fazer o mesmo gesto voluntário.

Tire suas duvidas a respeito de ser um doar:

O que é a doação de sangue?

A Doação de Sangue é o processo pelo qual um cidadão maior de 18 anos e com peso acima de 50 kg, comparece voluntariamente, com o intuito de se candidatar à doação de sangue. Caso esteja apto, após triagem médica, cerca de 450 ml de sangue serão coletados, examinados e, caso não estejam contaminados, serão armazenados, visando sua utilização futuramente em uma transfusão de sangue. A doação de sangue representa um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.


Pré requisitos para doar sangue

Para se tornar um doador de sangue é necessário que o voluntário apresente as seguintes características:
- Tenha entre 18 e 60 anos;
- Pese mais de 50 quilos;
- Não tenha tido Doença de Chagas ou contato com o inseto Barbeiro;
- Não tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos 6 meses;
- Não tenha hepatite ou sífilis;
- Não seja Epilético;
- Tenha doado sangue há mais de 60 dias, no caso dos homens ou 90 dias em se tratando das mulheres;
- Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação;
- Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes de realizar a doação e, no caso das mulheres, não podem estar grávidas ou e deve ter transcorrido pelo menos três meses do último parto ou aborto.

O sangue doado é submetido aos exames:
- AIDS
- Sífilis
- Hepatite
- Doença de Chagas
- HTLV I/II
- Formas raras de Hemoglobina (anemias)
- Grupos Sangüíneos e Fator Rh
- Informações gerais

CURIOSIDADES

Onde é produzido o Sangue?
Ele é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.

Quais são os componentes do sangue?
Ele é composto basicamente por plasma, hemácias, leucócitos, plaquetas e fatores de coagulação.

Plasma
O plasma é a parte líquida do sangue, de coloração amarelo palha, composto de água (90%), proteínas e sais minerais. Através deles, circulam por todo o organismo as substâncias nutritivas necessárias à vida das células. Essas substâncias são: proteínas, enzimas, hormônios, fatores de coagulação, imunoglobulina e albumina. O plasma representa aproximadamente 55% do volume de sangue circulante.

Hemácias
As hemácias são conhecidas como glóbulos vermelhos devido ao seu alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro. A hemoglobina capacita as hemácias a transportar o oxigênio a todas as células do organismo. Elas também levam dióxido de carbono, produzido pelo organismo, até os pulmões, onde ele é eliminado. Existem entre 4,5 milhões a 5 milhões de hemácias por milímetro cúbico de sangue.

Leucócitos
Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, fazem parte da linha de defesa do organismo e são acionados em casos de infecções, para que cheguem aos tecidos na tentativa de destruírem os agressores, como vírus e bactérias. Existem entre 5 mil a 10 mil leucócitos por milímetro cúbico de sangue.

Plaquetas
As plaquetas são pequenas células que tomam parte no processo de coagulação sangüínea, agindo nos sangramentos (hemorragias). Existem entre 200 mil e 400 mil plaquetas por milímetro cúbico de sangue.

Quais são os tipos de Sangue?
O sangue é classificado em grupos com a presença ou ausência de um antígeno na superfície da hemácia. Os grupos mais importantes são ABO e Rh (positivo ou negativo). A incidência destes Grupos varia de acordo com raça, pois trata-se de um fator hereditário.


Editado e postado por: Elisete Bohrer



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/