segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Serrinha: famílias esperam há 12 anos para serem reassentadas



Há aproximadamente 12 anos diversas famílias de colonos foram retirados das terras do interior de Ronda Alta, para que a área fosse devolvida aos índios na região, mais especificamente no que hoje é chamada Reserva da Serrinha, que engloba também regiões dos municípios de Engenho Velho e Constantina, no norte do Estado.

Conforme o agricultor que morava na Linha Baixada, uma das áreas que foram entregues aos índios, Dalcir Peruchi, a maioria das famílias acabou perdendo tudo o que tinha, e aguardam pelas indenizações do governo. “A demora nos pagamentos das indenizações do governo acaba prejudicando as famílias, estamos esperando durante anos a recolocação, a situação esta insustável, não sabemos mais a quem recorrer. Nosso objetivo é receber a equipe do governo, para conseguir receber uma proposta positiva”, afirma.

Dalcir afirma também que algumas famílias foram reassentadas, mas não tomaram posse das terras e as mesmas continuam paradas, sem produzir, enquanto diversas outras famílias aguardam o reassentamento. Como não têm mais suas propriedades e muitas vezes nem onde morar, as 27 famílias que ainda não receberam as terras acabam buscando o sustento de formas variadas e precárias, como é o caso de Dalcir, que recolhe doações nas sinaleiras de Passo Fundo.

Confira a breve entrevista feita pela repórter Vanessa Lazzaretti com o agricultor Dalcir Peruchini.

Dalcir Peruchini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/