quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Especialista explica como diferenciar o inchaço do aumento de peso

Um dos principais indicativos da retenção hídrica é a sensação de que o peso aumentou da noite para o dia

Sabe aqueles dias em que você acorda e, como mágica, aquela roupa que sempre te cai tão bem no corpo está mais apertada, as pernas estão pesadas e a barriga parece maior? Não há guarda-roupa e humor que passem ilesos nesses momentos, mas a boa notícia é que nem sempre os ponteiros da balança sobem porque você está gordinha. Muitas vezes, o motivo pode ser a retenção de água no organismo. 

A retenção de líquidos é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo, que, posteriormente, é eliminada pela urina. O ser humano pode acumular até 5% de água corporal sem que o inchaço apareça fisicamente. 

Entretanto, há algumas situações em que é mais aparente, como a ingestão de muito sal, e variações hormonais, o que explica o fato das mulheres serem as mais afetadas, principalmente no período menstrual e durante a gravidez. 

O médico dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo diz que a sensação de que se aumentou de peso da noite para o dia é um dos principais indicativos de que não houve aumento da gordura corporal, mas que há apenas um inchaço. Seja durante a menstruação ou na gravidez, por exemplo, é normal a balança acusar mais quilos do que a mulher gostaria.

— Se esses quilos a mais forem causados pela retenção hídrica, eles vão embora naturalmente. Agora, se o corpo persistir inchado por muito tempo, principalmente as proximidades do tornozelo, é preciso buscar ajuda médica. O problema pode estar relacionado a alguma doença do rim, do fígado ou da tireoide — orienta. 

Segundo Macedo, basta uma simples pressão dos dedos sobre a perna, especialmente na região do tornozelo, para saber se o que a mulher tem é excesso de gordura ou de líquido. Se ficar uma marquinha no local, é retenção de água. Outra dica é prestar atenção nas marcas da costura das roupas na pele, pois muitas das vezes elas também revelam excesso de líquidos.

Na gravidez, porém, a retenção de água não é causada apenas por questões hormonais. Além dos hormônios que fazem com que toda a grávida tenha tendência de reabsorver sódio, há também aumento do volume plasmático e do peso uterino, que, acompanhando o crescimento do bebê, começa a comprimir os vasos localizados na região pélvica, prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas. 

— Durante a gestação, o sistema linfático fica sobrecarregado, devido à velocidade de extravasamento de líquido, ocorrendo a formação de edema, principalmente nos últimos três meses — explica o médico.

Em paz com a balança
Embora a retenção de líquido não seja motivo de preocupação, é possível livrar-se dela com medidas simples. O mais recomendável é fazer sessões de drenagem linfática — prática bastante indicada para as gestantes — praticar exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação saudável, além de controlar o consumo de sal. 

Medidas importantes para ajudar a prevenir a retenção de líquido
— Ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e mineras

— Beber no mínimo dois litros de água por dia

— Evitar roupas e sapatos apertados

— Manter-se fisicamente ativo

— Evitar embutidos e processados, alimentos em conserva (azeitona, pepino, alcaparra), queijos amarelos, bacalhau, charque, carnes defumadas, temperos industrializados (ketchup, mostarda, shoyo, caldo de carne pronto), patês prontos, margarinas e manteiga com sal, bolachas de água e sal, frituras em geral, doces (chocolate, balas, etc) e refrigerantes.
Fonte:VIDA
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/