terça-feira, 3 de setembro de 2013

RS terá aberturas de sol e chuva irregular nesta terça-feira

Ar frio faz temperaturas caírem muito à noite, com marcas de 6°C

Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas podem ocorrer aberturas de sol, sobretudo no Oeste e no Sul. A instabilidade é maior do Centro para o Norte, onde se espera chuva e garoa. A chuva deve ser muito irregular na distribuição, entretanto.

A Metade Sul e parte do Oeste ainda podem ter chuva, porém muito localizada e concentrada no começo do dia. Ar frio que já atuava na região do Chuí avançará pelo Rio Grande do Sul nesta terça e traz queda de temperatura. Por isso, na maioria das cidades do Estado as menores marcas previstas ocorrem à noite.

As mínimas devem atingir 6°C em São José dos Ausentes, Chuí e Vacaria. As máximas podem atingir 20°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 18°C.

O RS teve precipitação de granizo pelo segundo dia seguido nesta segunda-feira. Houve registro do fenômeno em Carlos Barbosa, Montenegro e Pedro Osório. Estes temporais do começo de setembro marcam o começo do período mais tempestuoso do ano que tem início no fim do inverno e prossegue na primavera e no verão.

A partir de agora aumentará muito a frequência de episódios de tempo severo à medida que a entrada de ar quente passa a ser mais comum, mas ainda com pulsos de ar frio vindos do Sul. Por isso, historicamente, setembro é um mês marcado também por temporais, sobretudo por vendavais.

Os moradores de Santa Maria ainda têm na memória o vendaval do dia 11 de setembro de 2002 que destruiu centenas de casas na cidade e outros municípios da região central do Estado. Em 2008, no dia 10 de setembro, tornado provocou destruição na BR 386 na área de Tabaí. Em 2009, um devastador tornado F-4 com vento acima de 300 km/h se formou em Misiones, no Norte da Argentina, e atingiu na noite do dia 7 de setembro a cidade catarinense de Guaraciaba.
Fonte: Metsul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/