segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ocultação de Vênus pela Lua decora céu do Rio Grande do Sul

Alinhamento com o satélite estava próximo desde o entardecer<br /><b>Crédito: </b> Fabiano do AmaralPlaneta mais próximo da Terra passou atrás do disco lunar no início da noite

Alinhamento com o satélite estava próximo desde o entardecer
Crédito: Fabiano do Amaral
Um evento astronômico relativamente raro decorou os céus do Rio Grande do Sul neste domingo. O planeta Vênus foi ocultado pela Lua, após as 19h, em diferentes horários conforme a latidude do município. Em Porto Alegre, o planeta ficou completamente escondido na sombra do satélite natural por volta das 19h15min.

Em Amã, na Jordânia, a lua e Vênus podem ser vistos atrás das colunas romanas do Templo de Hércules (Foto: Muhammad Hamed/Reuters)Logo após o pôr-do-Sol, a coincidência das órbitras colocou os astros visualmente muito próximos um do outro. Vênus, que está distante cerca de 164 milhões de quilômetros da Terra, no momento. Por isso, passa atrás do disco lunar, com a Lua orbitando nosso planeta a 379,5 mil quilômetros. Acima de Florianópolis, não foi possível visualizar o fenômeno, com Vênus apenas passando próximo do satélite.

De acordo com a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), na noite desta segunda-feira, se as condições meteorológicas permitirem, os entusiastas da astronomia e curiosos poderão observar mais um belo alinhamento nos ceús gaúchos. Saturno também estará muito perto de Vênus e da Lua, com a estrela Espiga, que faz parte da bandeira do Brasil, completando o quarteto celeste.


Fenômeno foi observado desde o entardecer no Rio Grande do Sul. Foto Ana Carolina Scheffel/Especial CP
Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/