terça-feira, 12 de março de 2013

Preço da erva-mate subiu 18% em apenas um ano no RS, diz pesquisa




O chimarrão está ficando cada vez mais caro para os gaúchos. Em apenas um ano, o preço da erva-mate no estado subiu 18%, segundo uma pesquisa divulgada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E a tendência é que o produto fique mais caro nos próximos meses. Desde janeiro deste ano, o valor do quilo da erva subiu 6%. Atualmente, o preço médio da erva-mate é de R$ 7.

As justificativas para o aumento estão na produção da erva-mate. No último ano, a seca afetou a produtividade das plantas. Outro fator que teria contribuído para o reajuste é o crescimento do consumo. A erva também é muito procurada para desenvolver outros produtos, como cosméticos. 

Além do Rio Grande do Sul, apenas Santa Catarina e Paraná produzem erva-mate no país
Segundo o Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimate), as exportações cresceram 100% nos últimos 10 anos. Mais de 30 países comercializam a erva-mate brasileira. “O mercado internacional já trabalha com o quilo da erva-mate em torno de R$ 10. Nós estimamos que o preço deva ficar em torno disso também”, afirma o presidente do Sindimate, Alfeu Strapasson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/