segunda-feira, 21 de maio de 2012

20 mil pessoas assistem a encenação do Milagre das Rosas em Nonoai


Anualmente a paróquia Nossa Senhora da Luz homenageia os Mártires de Nonoai: o Padre Manuel Gómez Gonzalez e o coroinha Adílio Daronch, agora beatificados pelo Papa Bento XV, que ficaram conhecidos na região do Alto Uruguai pela sua dedicação à Igreja e pela doação aos desvalidos.

20 mil pessoas lotaram as ruas e praças em frente ao santuário e se emocionaram quando o ator Marcos Rangel, que interpretou o padre espanhol jogou rosas para os romeiros. Marcos e a atriz Carla Cassapo, como Nossa Senhora da Luz, desceram em rappel a fachada da igreja, ao som da música do pianista Matheus Kleber e da voz da cantora lírica Elisa Machado.

Antes do espetáculo ocorreu a missa solene da Romaria e os pronunciamentos do prefeito João Vianei Rubim e do secretário de Estado da Cultura em exercício, Jéferson Assumção, que representou o governador Tarso Genro na solenidade.

Jéferson Assumção citou a economia cultural gerada para a região pela festa. "Esta é uma festa com importância comunitária, religiosa, mas também cultural. Porque é a manifestação do povo, que ajuda a fazer do Rio Grande do Sul um Estado forte, também do ponto de vista da sua identidade e diversidade cultural. Participamos deste evento porque temos a clareza da sua importância cultural e social". O secretário anunciou ainda o concerto especial da Ospa que ocorrerá em Nonoai em dezembro, interiorizando as ações da secretaria da cultura.

O prefeito saudou os romeiros e agradeceu a participação do Governo do Estado. "Vocês romeiros são o mais importante para nós neste momento. Vocês vieram nessa 48ª edição fazendo desta a maior de todas até hoje. Que os pedidos que fizermos sejam atenditos". Para o futuro o objetivo da prefeitura é criar o roteiro Caminho dos Mártires apostando nas Igrejas, Museus e gastronomia da região como principais atrativos aos visitantes e fortalecer assim o turismo.

O Bispo Antonio Carlos Keller no sermão destacou a importância da fé." Estamos aqui pela mensagem dos beatos que está marcada na alma de vocês romeiros, a mensagem da fé, da humildade e da caridade".
Também participaram da solenidade o deputado estadual Edegar Pretto, representando a presidência do legislativo, o deputado Dionilso Marcon, prefeitos de várias regiões do estado e grupos de romeiros de outros estados como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore em conjunto com a Secretaria de Educação, realizou palestras sobre a história dos Mártires de Nonoai, nas cidades da região norte do estado. As palestras foram ministradas pelo professor e historiador Giovanni Mesquita, que desenvolveu uma pesquisa sobre os fatos históricos que levaram a morte do padre e do coroinha.

O padre espanhol Manuel Gómez González e seu coroinha Adílio Daronch percorreram a região Norte do estado, fazendo casamentos, batizados e levando apoio às comunidades mais distantes. Ele incentivou o crescimento da região construindo uma escola, uma olaria, um hotel, casas para os sem-teto e introduziu o cultivo de novos produtos junto aos agricultores de sua região.

No período da Revolução de 1923, eles percorriam a região norte montados em mulas levando apoio e palavras de fé aos oprimidos. Em 21 de maio de 1924 o Padre Manuel e o coroinha Adílio foram mortos em uma emboscada, até hoje ainda não esclarecida a sua autoria.

A partir desse fato, o Padre Manuel e o coroinha Adílio foram elevados pela população a mártires de Nonoai, devido a peregrinação religiosa e humanitária que desenvolveram naquela região durante a vida. Todos os anos no dia de finados era rezada uma missa em nome dos Mártires, agregando-se a cada ano mais fiéis. Posteriormente foi estabelecido o terceiro domingo de maio, para a romaria dos Mártires de Nonoai. A história foi reconhecida pelo Vaticano em 2006, quando ambos foram beatificados pelo Papa Bento XVI.

Atualmente em torno de 40 mil pessoas acompanham a celebração no Santuário Nossa Senhora da Luz e dos Servos de Deus Pe. Manuel e Coroinha Adílio. Durante dois dias a cidade de Nonoai relembra seus mártires com uma procissão no dia 19 e de uma missa e benção popular no dia 20, ministrada por 18 padres e um bispo de cidades da região norte do estado.

Fonte: www.bomdiars.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/