quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Estiagem prolongada afeta as lavouras de soja em praticamente todo o RS


O Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, nesta quarta-feira (1º), destaca que o volume de chuvas registrado na semana que passou e no início desta não atendeu às necessidades hídricas das lavouras no Rio Grande do Sul.
Conforme a previsão da meteorologia, para o período de 2 a 9 de fevereiro, o deslocamento de uma frente fria pode provocar precipitações em volumes significativos na maior parte do Estado, principalmente na Metade Sul, onde os totais acumulados poderão superar os 100 mm.
Nas regiões Centro, Metropolitana e Serra do Sudeste, os volumes de chuva devem oscilar entre 35 mm e 50 mm na maior parte das áreas, podendo chegar a 80 mm em pontos isolados. Já no Noroeste do Estado, as chuvas serão de fraca intensidade (entre 20 mm e 35 mm).
A principal preocupação no momento é coma cultura da soja. Devido ao prolongado período de estiagem, o desenvolvimento da cultura da soja está muito prejudicado no Rio Grande do Sul. As lavouras que estão na fase de desenvolvimento vegetativo (29%) se encontram com o porte baixo, entrando em floração (48%) em situação atípica e com formação de vagens e grãos (23%) de maneira não-uniforme.
Essa situação vem ocorrendo principalmente nas plantas precoces, que ocupam cerca de 70% da área cultivada. Nos municípios onde voltou a chover, os produtores foram motivados a replantar as áreas afetadas.



Fonte: www.comunitaria.com.br ; Comunitária FW
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/