quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Realizada a primeira festa e feira da agricultura camponesa nos dias 11,12 e 13 de fevereiro de 2011



A Primeira Festa e Feira da Agricultura camponesa aconteceu no município de Santa Cruz do Sul, no Centro de Produção e Formação Camponesa, São Francisco de Assis, do Movimento dos Pequenos Agricultores, nos dias 11,12 e13 de fevereiro de 2011.
A Feira serviu como um espaço de exposição e comercialização dos produtos produzidos por pequenos agricultores, cooperativas e associações, produtos estes coloniais e artesanais. Além destes, teve também a exposição de máquinas e implementos agrícolas, sendo estes adequados a agricultura camponesa, todos de pequeno porte.
Também na Feira, foi inaugurado um sistema de secagem e armazenagem de grãos, uma agroindústria de óleos vegetais, de mamona e de tungue e também uma agroindústria de derivados da cana para a produção de açúcar mascavo,cachaça, melado e álcool.
Também houve um espaço onde aconteceram oficinas e assembléias.
As oficinas foram ministradas pela Embrapa de Pelotas, onde explicaram sobre a produção de sementes crioulas. A outra oficina realizada pela Embrapa foi sobre a produção e o beneficiamento da mamona para a produção de óleo.
Dentre as várias assembléias realizadas, 3 se destacaram:
Uma foi a assembléia das mulheres do MPA, onde foi debatido sobre a luta das mulheres camponesas, sobre o dia 8 de março, dia Internacional das mulheres, sendo que este dia é um dia onde se realizam atos de reivindicações, buscando a igualdade e os direitos das mulheres.
Outra assembléia foi sobre a luta pela terra. Um encontro com todos que querem lutar por terra, sendo que esta luta não será em longos acampamentos, mais sim serão apresentadas áreas de terras ilegais ao INCRA e ao governo, para depois realizar as negociações com o governo. Neste ponto se enquadrariam agricultores que não tem terra e agricultores que tem pouca terra.
Também teve a assembléia para apresentar e estudar a pauta de luta nacional e estadual do MPA para 2011.
Na feira também teve o acampamento da juventude, onde reuniu cerca de 500 jovens, onde foram discutidos temas referentes a permanência da juventude no campo.
No domingo teve a presença de autoridades locais, e também a presença do governador do Estado, Tarso Genro, onde houve um ato político com a entrega da pauta nacional e estadual de reivindicações dos agricultores ao governador.
Neste mesmo ato foram assinados mais 100 contratos habitacionais, de vários municípios do estado, pelo Programa Minha Casa minha Vida, do Governo Federal. O MPA já está passando de 800 contratos assinados neste Programa em convenio com a Caixa Econômica Federal.
Na feira também houve espaço cultural e festivo onde buscou-se valorizar os artistas locais que cantam a moda do campo e também a musica gaúcha.

POSTADO POR:ADRIANA FRIEDRICH
RÁDIO COMUNITÁRIA LIBERDADE FM
TRÊS PALMEIRAS-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/