terça-feira, 10 de maio de 2011

Movimento dos Pequenos Agricultores se organiza para mobilização em Porto Alegre


O MPA convoca todos os agricultores para a mobilização que será realizada nos dias 16 a 20 de maio, em Porto Alegre.
O MPA, junto com a FETRAF e FETAG, unificou a pauta de negociação das dividas agrícolas, e juntos estão reivindicando:
-Rebate de R$ 12.000,00 incluindo o crédito emergencial (os R$ 2.000,00), investimentos e custeio agrícola até a safra 2010/2011;
-Repactuação do saldo devedor com prazo de 15 anos pra pagar, com 2 anos de carência;
-Bônus de adimplência de 30% em cada parcela, pagas em dia e juro zero;
-Individualização das dividas contraídas em grupo;
-Acesso a novos financiamentos.
Dentre outras coisas que o MPA pede é o pagamento por serviços ambientais, melhoria na Legislação sanitária, credito subsidiado e terra para quem não tem.
O MPA conta com a participação dos agricultores, pois é um esforço coletivo, para a melhoria das condições de todos para permanecer nas propriedades produzindo alimentos. Segundo o MPA é com mobilização, e povo na estrada que vamos conseguir rebate de nossas dividas.
Consideramos que a agricultura familiar brasileira produz, segundo o Censo Agropecuário do IBGE, 40% da produção agropecuária global do país e 70% do abastecimento interno, e as causas do endividamento agrícola e do descompasso entre dívidas e capacidade de pagamento, não são recentes. Estas causas remetem aos últimos 25 anos e a duas causas que foram preponderantes ao longo destes anos: baixo preço dos produtos agrícolas afetando a rentabilidade agrícola e sucessivos eventos climáticos adversos prejudicando a produção, especialmente estiagens.
Por isto se faz necessário tratar o conjunto das dívidas e dar uma solução estrutural e de longo prazo. Neste sentido, a proposta de uma remissão que saneie pela raiz o endividamento passado é a melhor solução.

Adriana Friedrich
Rádio Comunitária Liberdade FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/