A agricultura familiar produz 70% de toda a comida que está na mesa dos brasileiros, baseado nisso temos que ter a garantia que o pequeno agricultor permaneça na roça, nessa profissão de produzir alimento. Mas ele tem que permanecer com dignidade, com acesso a todos os recursos a que tem direito.
Os baixos preços dos produtos, os eventos climáticos resultaram em perdas significantes nas safras plantadas, isso aconteceu em sete dos últimos dez anos, em conseqüência disso os agricultores não conseguiram pagar as prestações das dividas, que se acumularam.
Diante desse cenário, os movimentos sociais do campo no Rio Grande do Sul se uniram e produziram uma pauta única de propostas para ser levada ao governo federal. Via Campesina, a Fetag e a Fetrafsul representam 100% dos trabalhadores da agricultura familiar do estado.
A pauta é a seguinte:
1- Repactuação das dividas: Se o agricultor pegou financiamento em mais de um programa do governo federal, todas as dividas seriam reunidas em uma única cobrança.assim fica mais fácil de negociar e de se planejar para fazer o pagamento.é melhor para o agricultor e melhor para o governo, que vê aumentarem as chances de a divida ser quitada.
2- Dessa divida total de cada família, será feita a remissão de até R$ 12 mil.
3- O resto vai ser renegociado para ser pago em até 15 anos, com dois anos de carência.
4- Ao longo dos 15 anos, quem pagar a parcela em dia ganha um desconto de 30% sobre o valor da parcela. É bônus de adimplência.
5-A negociação feita a juro zero.
6-As dividas contraída em grupo vão ser individualizadas.
7-Durante o tempo que o agricultor estiver pagando a divida ele poderá pegar novos financiamentos.
8-São beneficiados todos os agricultores que fizeram a Declaração de Aptidão ao Pronaf.
Com essa pauta em mãos os movimentos Sociais nos últimos dias realizaram mobilizações em todo o estado a fim de lutar pelos direitos dos pequenos agricultores e renegociar com o estado as dividas.
O município de Três Palmeiras esteve representado pela coordenação do MPA, agricultores e vereadores nos últimos dias em Porto Alegre juntamente com mais de Cinco mil agricultores ligados aos movimentos sociais.
Adriana Friedrich
Rádio Comunitária Liberdade FM
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Agricultores Familiares lutam pelas renegociações de dividas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário