sexta-feira, 7 de abril de 2017

Um mês de muitos feriadões e de muito trabalho

      Que bom, pensamos nós os trabalhadores, quando se acumula feriadões em um período. O mês de Abril de 2017 é um exemplo disso, temos dois grandes feriados (14 a 16 no qual se celebra a páscoa e 21 a 23 quando se faz memória de Tiradentes), sem contar no feriado que se aproxima ao final do mês (29 de abril a 01 de maio, quando se faz memória a luta dos trabalhadores), talvez demore um bom tempo para que um mês possa reunir três grandes feriadões.

      Mas, com todos esses feriados o que os trabalhadores fazem? Bom, cada um usa o seu feriado para gastar o tempo ao seu modo, isso é evidente (consideramos também que muitos trabalhadores não ganham o feriado).

      Tenho observado, e o que me faz dar o título acima, que os trabalhadores em sua grande maioria usam o tempo do feriado para colocar em dia as coisas da própria casa, muitos aproveitam este tempo para capinar a horta, para consertar uma coisa ou outra da casa, aproveita-se para fazer aquelas compras do mês ou quem sabe do ano, enfim...

      Mas, e o que isso quer dizer? Em minha opinião é que de fato nossa vida tem sido atropelada e que não sobramos “tempo extra” para usar o feriado como se fosse feriado mesmo. Não é que exista uma receita de como se usar o feriado, mas, seria importante em cada feriado tirar um tempo para pensar o porquê este feriado existe e revigorar a história, fazer memória dele; também é importante, utilizar o tempo de feriado para visitar amigos que não vimos a tempo, fugir da rotina do trabalho e quem sabe aprender um pouco mais sobre os acontecimentos que marcaram época e que nos dão o direito de um feriado.

      De qualquer maneira, quem puder aproveitar bem o feriado/feriadão, faça com toda força, e, aqueles que vão aproveitar para colocar ordem em algumas bagunças, bom trabalho, mas, não se esqueçam de descansar, pois no outro dia a luta continua.

Rudimar Barea é Mestre em Filosofia, Professor do CESURG e Técnico em Agropecuária Ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/