quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Produtores da Cotrisal colhem maior safra de trigo da história

                             

O protagonismo alcançado pelo trigo na Safra 2022 tem uma longa trajetória, pois como tudo na vida, nada acontece de forma imediata.

Na Cotrisal, as culturas de inverno são tradicionalmente tratadas de maneira especial. Através da consultoria técnica, que tem na transferência de conhecimento a sua principal função, vem orientando os produtores a adotarem boas práticas de manejo (cultivares indicadas para cada região e época de plantio, manejo fitossanitário, rotação de culturas, uso racional de defensivos), desta forma, nos últimos anos a safra de inverno vem conquistando status de protagonista, levando rentabilidade ao agricultor.

Porém, a produtividade da grande maioria das propriedades vem atendendo a expectativa, sendo para aqueles produtores que adotaram boas práticas é a melhor safra de todos os tempos. O resultado não está apenas na extraordinária produtividade, muitos associados contabilizam médias superiores a 100 sacas por hectare, mas sobretudo, na excelente qualidade dos grãos.

O presidente da Cotrisal, Walter Vontobel, comemora este grande resultado da safra do trigo. “Nos últimos anos a área plantada na nossa região de atuação vem crescendo, impulsionada por novas variedades com mais

qualidade e produtividade. Nós saímos de um patamar de 50 sacas por hectare e agora estamos falando de 80 ou 90 sacas. E este ano, com a guerra da Ucrânia, o preço do trigo subiu, estimulando ainda mais o crescimento da área plantada. A conjuntura de mercado é favorável”, destacou Vontobel ao ponderar que o que define o aumento na área de trigo é a liquidez do mercado, “Não podemos focar apenas no aumento do rendimento, mas também na comercialização dos grãos e na rentabilidade do produtor”, salientou.

Para o gerente técnico da Cotrisal, engenheiro agrônomo Marcio Witter, o trabalho da consultoria da cooperativa é estimular os produtores na adoção de melhores práticas agrícolas e de manejo nas lavouras, buscando mitigar os riscos climáticos. “Nós precisamos levar sempre em consideração as peculiaridades e potencialidades específicas de cada região e de cada propriedade. O acompanhamento da consultoria técnica da cooperativa é fundamental para identificar o melhor manejo em cada parte da lavoura”, destaca Witter, ao ressaltar que atualmente o setor produtivo conta com muitas tecnologias e conhecimentos de pesquisa que precisam ser aplicados no campo.

O gerente técnico destaca as vantagens do sistema integrado de rotação de culturas com o trigo:

• Facilita o manejo das ervas daninhas de difícil controle, principalmente a buva;

• A cultura do trigo tem alto potencial produtivo e é muito responsivo ao manejo adequado;

• Ciclagem de nutrientes, auxiliando a cultura posterior que geralmente é a soja;

• Possibilita melhor distribuição de fertilizantes no solo;

• Maior adição de matéria seca em função da palha, proporcionando melhor proteção ao solo e promovendo maior atividade biológica;

• Cultura de inverno mais adaptada ao clima da nossa região, com amplas alternativas de manejo;

• Proporciona a implantação de culturas antecessoras ou intermediárias entre o verão e o inverno, como por exemplo o nabo forrageiro, contribuindo com todo sistema produtivo;

• Melhor aproveitamento da mão de obra e maquinário.

Nos 40 municípios em que a Cotrisal atua, a área de trigo alcançou uma produtividade média acima de 60 sacas por hectare nesta safra. Foram aproximadamente 200 mil hectares plantados este ano.

Expectativa de produtividade - A alta produtividade do trigo pode levar o Brasil, em breve, ser autossuficiente para abastecer o mercado interno. Atualmente, a demanda chega a 13 milhões de toneladas, mas o país importa cerca de 50% do grão que é consumido internamente. De acordo com projeções feitas por pesquisadores da Embrapa Trigo, a partir de uma pesquisa com 29 cooperativas que atuam na produção de trigo, o país produziu em 2022, 1,5 milhões de toneladas a mais que na safra de inverno passada, sem novas aberturas de áreas ou uso de novas tecnologias, apenas apostando em boas práticas de plantio e colheita.

Colhendo resultados extraordinários - confira alguns depoimentos de produtores:


O associado Vomir Marangon, de Trindade do Sul está feliz da vida. Não é para menos, em uma das primeiras áreas de trigo colhidas, de 3 hectares, contabilizou uma produtividade de 133 sc/ha. “É o resultado de nosso esforço, da consultoria técnica da Cotrisal sempre junto, nos orientando e nós sempre seguimos à risca todas as recomendações. Já estamos nos encaminhando para a terceira geração da família que tem essa importante missão de alimentar o mundo, o que nos orgulha muito”, declarou Marangon ao informar que dedicou neste ano mais de 70% da sua área para a cultura de inverno.


 Nunca, em 40 anos, obtive uma produtividade e qualidade numa safra de trigo como esta!”, foi a primeira frase do associado Armeri Foresti ao acompanharmos a colheita em sua propriedade na localidade de Linha Cemapa. A euforia não é para menos, Foresti atingiu uma produtividade média de 105,5 sacas por hectare. Ele declarou que este resultado deve-se a um trabalho feito ao longo dos anos. “Eu confio totalmente minha propriedade à consultoria técnica da Cotrisal, sigo à risca todas as orientações, e o resultado está aí. Acredito que esse acompanhamento é fundamental para identificar o melhor manejo em cada parte da lavoura. Hoje temos à disposição muitas tecnologias e conhecimentos que precisam ser aplicados por todos os associados”, ressalta.

O associado de Sarandi, Lauri Antônio Cescon, é produtor de trigo desde a infância. Uma memória afetiva na produção de alimentos que permeia toda sua história. Junto com seu irmão Claudenir, as duas famílias (com as esposas e filhos) seguem unidades colhendo produtividade, qualidade e preço bom. “As novas tecnologias, através da consultoria da Cotrisal, trazem uma evolução constante ao nosso trabalho no campo. Seguindo as orientações, fizemos rotação de cultura em nossa propriedade, plantamos trigo, milho e soja, e estamos nos dedicando a um trabalho com plantas de cobertura (trigo mourisco, ervilhaca e nabo forrageiro) anteriores as culturas convencionais que melhoram todo o sistema, temos observado esta evolução a cada nova safra”, destaca Lauri ao informar que nos 150 hectares dedicados ao cultivo de trigo nesta safra, obteve uma produtividade média de 91.2 sc/ha.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Cotrisal


+ Mais Informações ››››››

Sicredi amplia oferta de soluções para associados com novo marketplace

 


Plataforma visa fomentar economia local e complementar o portfólio de serviços e produtos do Sicredi

 

 

 

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, lança o Shopping, um marketplace desenvolvido para ampliar a presença no ciclo de vida de seus associados. A plataforma conta com um catálogo de produtos (de eletrodomésticos até itens de decoração, brinquedos e produtos de pet shop), disponibilizado por meio de vendedores parceiros selecionados pela instituição.

Inicialmente, os associados Pessoa Física poderão fazer compras na plataforma e, a partir de dezembro, a novidade estará disponível também para os associados Pessoa Jurídica como compradores.

A fim de nos aproximar cada vez mais de nossos associados, seguimos com a estratégia de investir em soluções que tenham conexão com as suas necessidades considerando, inclusive, seus hábitos atuais de compra. Assim como ocorrem com todas as nossas iniciativas, colocamos o associado no centro desta entrega e buscamos gerar a melhor experiência integrada aos nossos canais digitais, ofertando soluções próprias e de parceiros”, explica Leonardo Menezes, superintendente de Plataforma e Parcerias do Sicredi.

A partir do primeiro trimestre de 2023, buscando fortalecer o ciclo virtuoso do cooperativismo, o Sicredi planeja possibilitar que os associados Pessoa Jurídica sejam também vendedores dentro do Shopping. Para isso, entre outros diferenciais, o Shopping do Sicredi contará com taxas mais competitivas para os seus associados PJ, para impulsionar os negócios de cada região. “Queremos facilitar a jornada de compra e venda do nosso público, de um jeito seguro e simples de usar. O lançamento do nosso marketplace abre o caminho que viabilizará, de forma ágil, a disponibilização de produtos e serviços não financeiros aos nossos associados. E o melhor ainda está por vir, com a inclusão do comércio local, programa de fidelidade e aproximação de novos parceiros que nos ajudarão nessa jornada”, afirma César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi.

O Shopping aceita pagamentos via Pix, cartão de crédito e parcelamentos. A previsão é que, a partir de dezembro, seja possível fazer o uso de pontos acumulados no programa de recompensas dos cartões do Sicredi no ambiente. Além disso, o associado poderá resgatar cashback em fatura na plataforma, ou seja, fazer a troca dos pontos no cartão para abater do valor total da fatura.

O marketplace pode ser acessado no shopping.sicredi.com.br, pelo internet banking, ou pelo menu dos aplicativos da instituição, Sicredi e Sicredi X.

Fonte: Sicredi Região da Produção RS/SC/MG 





+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição 3064 de 23-11-2022

+ Mais Informações ››››››

Grande número de homens participa de ação do Novembro Azul em Três Palmeiras

  

Nesta terça-feira, 22 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Palmeiras realizou o primeiro dia da campanha do Novembro Azul – mês dedicado a prevenção ao câncer de próstata. A ação aconteceu no Ambulatório Municipal teve o objetivo de alertar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele, e contou com a participação de um grande número de homens.

Na oportunidade o Dr. Félix Dala Riva explicou a importância do cuidado e da prevenção do câncer de próstata, no qual destacou a necessidade de os homens realizarem exames para se houver, conseguir diagnosticar o câncer em estágio inicial, contribuindo para o tratamento.

O prefeito, Claumir César de Oliveira, agradeceu a presença, “é muito bom ver o grande número de homens que vieram até a unidade de saúde nesta noite, isso mostra que eles se cuidam e procuram ter uma vida cada vez melhor, com mais saúde e qualidade de vida”. Os profissionais de saúde também realizaram a verificação de pressão arterial e HGT, testes rápidos, atualização de calendário vacinas e pedidos de exames.

No dia 26, acontece mais uma ação no Posto de Saúde do Distrito de Vila Progresso pela manhã.








 


Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Três Palmeiras -RS

+ Mais Informações ››››››

328 - 23 de Novembro, Quarta - Onde você se sente em casa

+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2668, do dia 23 de Novembro de 2022

 


Está no ar a Edição 2668 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 Quase 65 milhões de brasileiros terminaram o mês de outubro com o nome sujo

02 Preço da cesta básica volta a subir em outubro, com inflação sobre tomate e batata

03 Preço médio da gasolina aumenta pela sexta vez e vai a R$ 5,05

04 Texto da Pec da transição deve ser apresentado nesta quarta-feira

05 Anvisa convoca reunião para decidir sobre vacinas bivalentes

06 Adolescentes carregam bactéria que pode transmitir meningite; vacinação elimina o risco de transmissão


+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/