quarta-feira, 31 de maio de 2017

Enchente mata mais de 50 mil cabeças de gado na Argentina

A cidade de Santo Tomé, província de Corrientes, na argentina, divisa com o oeste do Rio Grande do Sul, vive uma situação dramática. As fortes chuvas na região já deixaram mais de dois milhões de hectares debaixo d’água. Em entrevista ao Jornal da Pecuária, o médico veterinário e pecuarista Marco Félix Grisseti contou como está a situação na região após o governo argentino estimar que pelo menos 50 mil cabeças de gado morreram após a intempérie climática. Segundo ele, a situação na região é delicada.

“Vivemos uma situação crítica, pois os números preliminares são preocupantes e, ao que parece, a situação é muito mais grave. Houve o transbordamento do rio Uruguai e de alguns rios que passam pelo estado de Corrientes, provocando inundações e prejudicando o acesso às fazendas”, disse.

De acordo com o veterinário, as chuvas de 2017 estão entre as mais fortes já registradas na região. “Choveu muito mais neste ano do que nos anos anteriores. Já tivemos episódios com até 1.600 milímetros de chuva, mas o que agravou a situação foi o fato de que choveu em apenas dois meses a mesma quantidade de chuva esperada para um ano todo.”

O governo argentino estima que 50 mil cabeças de gado tenham morrido por causa das enchentes, mas esse número pode aumentar por causa das chuvas que não param na região e da expectativa de um inverno rigoroso que se aproxima. “Teremos uma perda de pelo menos 50% na produção e a agricultura também será prejudicada”, contou.

Fonte: Marco Felix Grisseti/As informações são do Canal Rural.

+ Mais Informações ››››››

Chuvas devem aumentar nos próximos três meses, alerta subchefe da Defesa Civil

O subchefe da Defesa Civil, Jarbas Ávila, alertou nesta quarta-feira (31) que o índice de chuvas deve aumentar nos próximos três meses no Rio Grande do Sul. O prognóstico climático entregue pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi citado pelo tenente-coronel em entrevista ao programa Governo em Rede, com participação do chefe da Divisão de Relações Comunitárias, Marcelo Santos. "O estudo indica aumento tanto no índice das chuvas quanto na temperatura. Apesar de ainda não podermos afirmar que estamos sob efeito do El Niño, observamos um direcionamento para que este fenômeno ocorra", sinalizou.
Em relação aos municípios atingidos pelas chuvas no estado, o subchefe ressaltou que é preciso preparação constante para lidar com fenômenos climáticos. "A orientação que passamos é que cada dólar que se gasta na prevenção, são cinco dólares a menos que se gasta no socorro. Ou seja, é preciso que as cidades se preparem e estejam com seus planos de contingência prontos para qualquer emergência", destacou.
Desde o início das chuvas na semana passada, foram identificados danos em 60 municípios, com 516 famílias desalojadas (2.167 pessoas)  e 104 desabrigadas (452 pessoas). Até o momento, 28 municípios decretaram situação de emergência: Tiradentes do Sul, Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Tenente Portela, Panambi, Cristal, Sertão, São Jerônimo, Tunas, São José das Missões, Itaqui, Casca, São Borja, Pedras Altas, Boqueirão do Leão, Dom Pedrito, Barros Cassal, Vila Lângaro, Barão de Cotegipe, Três Arroios, Ponte Preta, Miraguaí, Irai, Cristal do Sul, Uruguaiana, Boa Vista das Missões e Paim Filho.
Campanha do Agasalho
Lançada em 24 de maio, a Campanha do Agasalho 2017 tem como tema Quem doa dá força. Segundo Ávila, cada município é responsável pelo operacional de sua campanha, mas os donativos para a estadual são gerenciados pela Defesa Civil. "As doações podem ser entregues na Central de Doações, no Centro Administrativo Fernando Ferrari ou em pontos de coleta nos órgãos públicos estaduais, quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, supermercados da rede Zaffari e rodoviárias municipais", lembrou.

Alessandra Pinheiro/Infoco
+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1245, do dia 01 de Junho de 2017

Edição 1245, do dia 01 de Junho de 2017
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX
OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.

OUÇA NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Pequena usina elétrica pode se tornar realidade em Ronda Alta.

· Defensoria Pública volta a pedir interdição do Presídio de FW.

· Sobe para 19 número de municípios que decretaram situação de emergência no RS.

· Rio Grande do Sul reduz coeficiente de mortalidade materna nos últimos dez anos.

· SUS oferece nova medicação para pacientes com esclerose múltipla.

· STF autoriza Polícia Federal a interrogar presidente Temer.
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Cotrisal seleciona repositor


+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS PALMEIRAS DE 31-05-2017

+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 31-05-2017


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1751 de 31-05-2017

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1750 de 30-05-2017

+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA DO STR DE 30-05-2017

+ Mais Informações ››››››

TAÇA COTRISAL 60 ANOS - Resultado jogos Novo Xingu


+ Mais Informações ››››››

Aniversariantes desse dia 31 de maio

Desejamos muitas felicidades e muitos anos de vida a todos os aniversariantes que foram homenageados hoje no Rádio Interativo.

 
  1. Júlia Vitória Romanini Junges
  2. Silania Paula Romanini
  3. Bruno Marcon
  4. Jonas Postal
  5. Eliane da Silva
  6. Eliziane Pires
  7. Marcia Vargas
  8. Kassiano Toledo
  9. Rafaela Bergmeier
  10. Lenir Bianchini Portiliotti
  11. Wilson Alberto Fialho Manuel
  12. Luciano Rocha
  13. Cristiano Boroski
  14. Tainara Maria
  15. Jussara Oliveira
  16. Adiles Celso
+ Mais Informações ››››››

973 - 31 DE MAIO, QUA - COM UM PEQUENO RITUAL POSSO ABRIR O CÉU PARA AS PESSOAS

+ Mais Informações ››››››

Homem acha celular, exige dinheiro para devolver e vai preso

Você é daquelas pessoas que gostam de tirar proveito de qualquer situação mesmo que para isso precise prejudicar até mesmo pessoas que já estão passando por alguma dificuldade? Cuidado! Isso pode dar cadeia.

A Brigada Militar de Uruguaiana prendeu M.S.G, nascido de 28 anos. Ele achou um celular Moto G4 Plus e passou a exigir R$500 (quinhentos reais) do proprietário para devolver. Por sua vez o dono do celular procurou a Brigada Militar e o Setor de Inteligência passou a negociar com o indivíduo e combinando inclusive o local para entrega do aparelho. Ao chegar no local mostrou o chip para provar que estava com o celular quando foi preso em flagrante pelo agente de Inteligência com o apoio do Policiamento Ostensivo, ambos da Brigada Militar. O celular foi recuperado e o indivíduo foi preso. As informações são da BM.
+ Mais Informações ››››››

Rios transbordaram e invadiram cidades gaúchas na noite desta terça-feira

O rio Jupirangaba que atravessa a cidade de Barão de Cotegipe alagou o centro da cidade no final da tarde desta terça-feira(30), invadiu lojas e residências e causou pânico na população. O trânsito foi interditado e a estrada que liga Erechim a São Valentim ainda não dava passagem na cidade, até o fechamento da edição desta reportagem, às 20h30. 

É no centro de Barão de Cotegipe que os rios Jupirangaba e Paiol Grande se encontram, aumentando ainda mais o volume de água. Não há informações sobre vítimas e os estragos provocados pela enxurrada, possivelmente só serão conhecidos na sua totalidade na manhã desta quarta-feira.

O município de Três Arroios também sobre pela enchente. O Corpo de Bombeiros de Erechim está prestando atendimento aos atingidos. 

As informações são do AU Online.
+ Mais Informações ››››››

Iraí: Rio Uruguai já atinge 8,33 metros


Além das chuvas na região, vazão da Usina Foz do Chapecó aumentou para 13 mil m³/s, o que contribui para a cheia do Uruguai (Foto: Fernando Sucolotti/Divulgação)

O nível do rio Uruguai aumentou pouco mais de 20 centímetros durante esta terça-feira, 30. No início da manhã, o rio estava 8,10 metros acima do seu leito normal. Já às 17 horas desta terça-feira, as águas estavam 8,33 metros acima do normal.


Diante disso, a Defesa Civil da região continua em estado de alerta e comunicando as prefeituras sobre a situação de populações ribeirinhas. A preocupação também continua constante devido a previsão de mais chuva nesta quarta-feira, 31, quando são esperados cerca de 50 milímetros, especialmente durante a madrugada e a manhã desta quarta-feira.


Outro fator que influencia nas águas do rio Uruguai é a vazão da Usina Foz do Chapecó, que também aumentou durante esta terça-feira. Às 8 horas a usina registrava uma vazão de 11 mil metros cúbicos por segundo (m³/s). Já às 20 horas, a vazão estava em pouco mais de 13 mil m³/s.


Conforme a Defesa Civil gaúcha, 50 municípios do Estado já registraram algum dano em virtude das chuvas.


Adriano Dal Chiavon/AU
+ Mais Informações ››››››

Quarta-feira terá chuvas fortes na Metade Norte do Estado

A trégua do mau tempo no RS acabou. De acordo com a Metsul Metereologia, a quarta-feira será de tempo fechado e instável em todo o território gaúcho. Chove em quase todas as regiões no decorrer do dia. Os volumes mais altos são esperados na Metade Norte. Há a necessidade um monitoramento atento dos níveis dos vários rios que cortam a região e que estão altos em consequência das precipitações muito acima da média dos últimos dias.

Nas outras regiões, a chuva será moderada com alguns pontos com pancadas fortes, porém passageiras. Devido à umidade do ar muito alta, a temperatura pouco varia.

CP
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/