terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ferrovia Norte-Sul: Estudo de traçado inclui municípios da AMZOP

A VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. respondeu ofício encaminhado pelo presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). No documento, a estatal confirma que o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA) do traçado da Ferrovia Norte-Sul inclui as cidades da Associação dos Municípios da Zona de Produção (AMZOP).
Segundo Jerônimo, todas as contribuições enviadas pelas associações estão sendo consideradas. “A região está sendo estudada como possível traçado da Ferrovia Norte-Sul, o que realmente muda a realidade econômica de toda essa grande região produtora. Portanto, justifica toda a mobilização que vem sendo feita”, destacou o parlamentar.
O consórcio STE-Prosul ficou responsável pelo estudo do trecho compreendido entre Chapecó-SC e o Porto de Rio Grande-RS. Pela proposta da AMZOP, a ferrovia cruzaria os seguinte municípios: Iraí, Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões, Palmeira das Missões, Condor, Panambi e Cruz Alta.
Conforme a assessoria do Parlamentar, é o EVTA que vai apontar qual o melhor caminho que os trilhos irão percorrer, considerando questões econômicas e ambientais, tendo em vista o menor custo logístico de transporte e o incremento do volume de transporte de cargas. O estudo de viabilidade técnica do trecho sul da Norte-Sul deve ser finalizado em 2014 e o início das obras está previsto para 2015. 
+ Mais Informações ››››››

Avança na Câmara projeto de reformulação do ensino médio

Proposta prevê mudanças na grade curricular e aumento no número de horas-aula

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a reformulação do ensino médio aprovou hoje (26) o relatório final do deputado Wilson Filho (PTB-PB). Entre outros pontos, o relatório altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para propor a adoção do ensino médio integral para 50% dos alunos da etapa de ensino no prazo de cinco anos após a aprovação da matéria. O objetivo é que em dez anos, a totalidade das escolas deverá oferecer o ensino médio com sete horas diárias de atividades em sala da aula.

Outra mudança determina que a grade curricular seja dividida por áreas de conhecimento e não mais por disciplinas. No último ano do ensino médio, os estudantes poderão escolher um destes segmentos: linguagens; matemática; ciências da natureza e humanas; ou, ainda, optar pela formação profissional. Além disso, o aluno, ao concluir o ensino médio, poderá cursar novamente o 3º ano, priorizando uma outra área do conhecimento.

Serão tratados como temas transversais: prevenção ao uso de drogas; educação ambiental; ensino para o trânsito; educação sexual; cultura da paz; empreendedorismo; noções básicas da Constituição Federal e do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90); ética na política; participação política; democracia e exercício da cidadania.

O relatório estabelece ainda que o ensino médio noturno só poderá ser cursado por pessoas com mais de 18 anos e terá uma carga reduzida de quatro horas diárias, com duração de quatro anos. O projeto de lei será analisado por outra comissão especial, que será criada especificamente para esse fim. Depois, a proposta, se aprovada, seguirá para o plenário da Casa.

A comissão foi criada para propor melhorias para o período considerado crítico no ensino. Em 2012, 8.376.852 alunos estavam matriculados regularmente e 1.345.864 cursavam o ensino médio pelo Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo com o Censo Escolar. A maioria das matrículas do ensino médio está na rede estadual de ensino (84,9%). As escolas privadas ficam com 12,7% das matrículas, as escolas federais com 1,5% e as municipais com 0,9%.

A defasagem idade-série ainda é alta. Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2012, dos estudantes matriculados no período, 31,1% têm idade acima do esperado para a série que cursam. Ontem (25), a pasta anunciou o investimento de R$ 1 bilhão no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que prevê a formação continuada de professores do ensino médio público.
Fonte: Agência Brasil
+ Mais Informações ››››››

Senado aprova PEC do voto aberto em seu texto original

Senado aprova PEC do voto aberto em seu texto original<br /><b>Crédito: </b> Moreira Mariz / Agência Senado / CPAbrangência para exame de indicação de autoridades foi vetada pelos parlamentares

Senado aprova PEC do voto aberto em seu texto original
Crédito: Moreira Mariz / Agência Senado / CP
O plenário do Senado aprovou, em segundo turno nesta terça-feira, a proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto aberto. Os parlamentares analisaram dois destaques e, por 40 favoráveis e 21 contrários, decidiu manter o texto base do projeto, mantendo pleito secreto para exame de indicação de autoridades. Nos processos de cassação de mandato e vetos presidenciais, contudo, os votos serão públicos.

No início da noite desta terça-feira, o texto base da PEC foi aprovado. O plenário da casa registrou 58 votos a favor e quatro contrários à proposta que acaba com as votações secretas nas deliberações do Poder Legislativo.

A PEC teve votações adiadas por diversas vezes no Senado e na Câmara até chegar à aprovação. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado tinha aprovado o texto no dia 23 de outubro. Na ocasião, depois de vários adiamentos, o relatório do senador Sérgio Souza (PMDB-PR) foi aprovado por unanimidade após quase três horas de debate. Autor de um dos destaques para restringir o voto aberto, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), sustentou que o mecanismo em todas as deliberações pode acarretar em perseguições.
Fonte: Correio do Povo
+ Mais Informações ››››››

Quarta-feira deve ser quente e abafada no RS

Pode chover pela manhã em parte do Estado

A previsão é de mais calor e abafamento, nesta quarta-feira, na região Metropolitana de Porto Alegre e no Norte gaúcho. Conforme a MetSul Meteorologia, municípios da fronteira com o Uruguai podem ter chuva já no amanhecer, devido ao avanço de uma frente fria, que até o fim do dia atinge a região Central. O tempo firma na quinta-feira com ingresso de ar mais seco e frio.
Fonte: Rádio Guaíba
Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Em entrevista na RPI prefeito de Vicente Dutra culpa Funai por ação de índios

A calma voltou ao município de Vicente Dutra, no Norte do Estado, divisa com Santa Catarina, onde índios Caingangues oriundos de diversas regiões e, coordenados pela Reserva de Iraí, invadiram a cidade, tomaram um estabelecimento turístico e saquearam cabanas e turistas. “Eles querem demarcar uma nova reserva que abrangeria inclusive uma grande região urbana”, relatou o prefeito João Paulo Pastori em entrevista para a Rádio Progresso na manhã de hoje, 26.

O chefe do Executivo chegou a decretar situação de emergência no território de Vicente Dutra devido a falta de segurança publica, haja vista que o município possui uma guarnição militar com apenas um sargento e um soldado. Diante da agressividade cometida pelos indígenas a população se uniu e promoveu um levante que por pouco não resultou em tragédia. Cerca de 500 pessoas da cidade, muitas delas armadas, marcharam contra os invasores, fazendo-os recuar para o interior.

Nas imediações das comunidades de Linha Pinheiro, Linha Mendes e Erval os índios interromperam uma estrada com barricadas feitas com paus e pedras, impedindo a passagem de veículo, pessoas e até do transporte escolar. Mas novamente a população interveio e resolveu o problema fazendo com que os invasores retornassem para suas cidades. O prefeito de Vicente Dutra culpa a Funai que teria forjado um laudo, no qual tenta comprovar que a área foi habitada por índios no passado.

O prefeito concorda e vai mais além, dizendo que o país todo e a América foram habitadas por índios, mas em alguns casos o próprio governo vendeu as terras aos colonizadores que se encontram nestas propriedade, em alguns casos, há mais de um século e com documentos em mãos. No município, 64 famílias correm o risco de perderem suas propriedades, enfatizou o prefeito dizendo confiar na Justiça.

Fonte: RPI
Postado por:Elisete Bohrer


+ Mais Informações ››››››

Papa diz que Igreja não mudará posição contra o aborto

Pontífice reforçou a defesa da vida que está por nascer

O papa Francisco disse nesta terça-feira que não se deve esperar que a Igreja Católica mude de posição sobre o aborto e reforçou a defesa da vida que está por nascer. Segundo ele, essa questão não está sujeita a reformas ou modernizações. Também defendeu a igualdade de direitos entre homens e mulheres, mas se posicionou pelo sacerdócio exclusivamente masculino.

"Não é progressista pretender resolver os problemas eliminando uma vida humana", explicou o pontífice na exortação apostólica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho, em português), a primeira após os trabalhos do Sínodo dos Bispos em outubro de 2012, dedicado à Nova Evangelização para a Transmissão da Fé.

O papa reconheceu, no entanto, que "pouco tem sido feito para acompanhar as mulheres que se encontram em situações muito duras, em que o aborto se apresenta como uma rápida solução para as suas profundas angústias, particularmente quando a vida que cresce dentro delas surgiu como fruto de uma violação ou em um contexto de extrema pobreza".

"A Igreja quer cuidar com predileção das crianças por nascer, que são as mais indefesas e inocentes de todos, a quem hoje se quer negar a sua dignidade humana para fazer com elas o que se queira, tirando-lhes a vida e promovendo legislações para que ninguém o possa impedir", disse o papa Francisco.

Para o pontífice, a rejeição ao aborto supõe a convicção de que um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento. No documento, o papa defendeu também a presença mais incisiva das mulheres na Igreja Católica, mas descartou a possibilidade do acesso feminino ao sacerdócio.

Para ele, as reivindicações de igualdade de direitos das mulheres em relação aos homens são legítimas e impõem à Igreja "profundas interrogações que a desafiam e que não se podem iludir". Ainda assim, de acordo com ele, não se pode mudar a premissa de que o sacerdócio é reservado aos homens.

Na exortação, o papa abordou ainda a família e se posicionou contrariamente ao "individualismo pós-moderno e globalizado, que favorece um estilo de vida que desnaturaliza os vínculos familiares". No documento, Francisco também mencionou os jovens e pediu que eles sejam ouvidos.
Fonte: Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Escola Joaquim Nabuco comemora amanhã 48 anos



A  Escola Joaquim Nabuco ,do Distrito da Vila Progresso de Três Palmeiras estará amanhã dia 27 de novembro  comemorando os seus 48 anos de existência.
Confira a programação de seu aniversário:

·         8:00 horas às 9:00 horas –  Recepção aos convidados;

·         9:00 horas  – Abertura da solenidade com a apresentação das autoridades presentes;

·         9:20 mint  – Celebração de Ação de Graças com a Pastora Daniela da  IECLB;

·         10:10 mint  – Palestra com o Prefeito Silvânio Dias e o Secretário Municipal da Agricultura Oldonei Santin com o tema: A Valorização do Trabalhador Rural;

·         11:00   – Apresentações artísticas dos alunos e da comunidade acompanhadas de mateada;

·         11:30 mint  – Visita às mostras de trabalho nas salas de aula;

·         12:00  – Almoço;

·         13:30 mint  – Apresentações artísticas dos alunos e comunidade;

·         13:45 mint  – Inicío à Gincana com todos os alunos e comunidade;

·         16:30 mint – Lanche  cooperativo;

·         17:00  – Encerramento

Texto e postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Polícia gaúcha incinera cerca de 2,5 toneladas de drogas

Mais de 70% dos entorpecentes era de maconha

A Polícia Civil (PC) incinerou na manhã desta terça-feira 2.432 quilos de drogas. Elas são decorrentes de 441 processos judiciais, de 2008 a 2012. A droga saiu de Porto Alegre às 8h e, a partir das 9h30min, foi incinerada em uma siderúrgica de Charqueadas.

Conforme o delegado Heliomar Franco, titular do Divisão Estadual de Narcóticos (Dinarc) do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), em torno de 75% da droga é de maconha, mas há entorpecentes como crack, cocaína, LSD e ecstasy. O comboio que levou as drogas até o município da região Carbonífera tinha agentes da Polícia Rodoviária Federal, Instituto Geral de Perícias e da Vigilância Sanitária.

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba 

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 26 de novembro de 2013

Apresentado por:Alcione Gondorek

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

ACI de Três Palmeiras, promove hoje palestra em parceria com o SEBRAE


A ACI de Três Palmeiras, vai estar promovendo, hoje dia 26 de novembro, às 19:00 horas no Centro Municipal de Eventos, uma palestra para todos os seus sócios e aos demais interessados à participar. O tema abordado será: COMO CONQUISTAR E MANTER CLIENTES, com o Palestrante Valdecir Dionísio Ril do SEBRAE.

Texto e postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Famílias endividadas crescem, mas inadimplentes caem entre outubro e novembro

 O percentual de famílias com dívidas no cartão, cheque especial e outros financiamentos cresceu de 62,1% em outubro para 63,2% em novembro deste ano. É a terceira alta consecutiva do indicador, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O percentual também é superior ao observado em novembro do ano passado, que havia sido 59%. Segundo a CNC, a maior parte das dívidas em novembro deste ano é relativa ao cartão de crédito (74,8%), seguidas por carnês (18,3%), financiamento de carros (12,6%), crédito pessoal (9,8%), financiamento de casa (7,2%) e cheque especial (5,7%).
A proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso caiu de 21,6% em outubro para 21,2% em novembro deste ano, apesar de ter se mantido em patamar superior a novembro do ano passado (21%).
Em média, as contas estão atrasadas em 57,6 dias. Do total dos inadimplentes, 40,6% estão com suas contas em atraso há mais de 90 dias. O percentual de famílias que não terão condições de pagar suas contas também recuou para 6,6%. As proporções eram 7,3% em outubro deste ano e 6,8% em novembro do ano passado.
Segundo nota divulgada pela CNC, “apesar da moderação no consumo, a elevação do custo do crédito e a redução dos  ganhos reais dos salários têm mantido o nível de endividamento das famílias em patamares elevados”.
Vitor Abdala/ Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Papa fala em reforma do papado e mudança na Igreja

Francisco advertiu que desigualdade e exclusão social geram violência no mundo

O Papa Francisco reconheceu nesta terça-feira em sua primeira exortação apostólica que está "aberto às sugestões" para reformar o papado, depois de convidar a Igreja Católica a realizar uma mudança profunda nas suas estruturas. 

"Me corresponde, como bispo de Roma, estar aberto às sugestões que se orientem a um exercício de meu ministério que o torne mais fiel ao sentido que Jesus Cristo quis dar-lhe e às necessidades atuais da evangelização", escreveu o Papa no importante documento com o título "Evangelii Gaudium" (A alegria do Evangelho).

Francisco advertiu que a desigualdade e a exclusão social "geram violência" no mundo e podem provocar "uma explosão". "Até que não se revertam a exclusão e a iniquidade dentro de uma sociedade e entre os distintos povos será impossível erradicar a violência", escreveu o papa no documento Evangelii Gaudium" (A alegria do Evangelho).

O Papa Francisco "implorou humildemente" aos países muçulmanos para que assegurem a liberdade religiosa aos cristãos, "levando em conta a liberdade gozada pelos islâmicos nos países ocidentais".

Fonte: AFP
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Vendas de Natal devem crescer tímidos 4% em 2013, indica Fecomércio

Gaúchos gastarão em média R$ 470 com presentes

O comércio gaúcho deve vender 4% a mais no Natal de 2013 do que no ano passado, de acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) e divulgada nesta terça-feira. "As vendas vão crescer com relação ao ano passado, mas a expansão será mais tímida do que em anos anteriores", destacou o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi.

A pesquisa revela, no entanto, que a percepção dos consumidores é de que os gastos no Natal deste ano serão iguais aos de 2012. “O planejamento dos gaúchos nesse Natal é gastar o mesmo do que no ano anterior, porém sabemos que no momento de efetivar as compras grande parte acaba gastando mais do que o imaginado inicialmente”, explicou De Marchi.

Pelos resultados, o número médio de presentes adquiridos será de 5,3 unidades por consumidor, sendo que as mulheres comprarão, em média, 5,7 unidades e os homens 4,6 unidades. O gasto médio deverá ser de R$ 478,73. Nesse quesito, os homens pretendem gastar R$ 477,24, enquanto as mulheres gastarão R$ 479,63.

Quanto às classes sociais, os gastos médios refletem a renda média de cada classe. Dessa forma, a classe alta deverá ter um gasto de R$ 704,93 e a classe baixa gastará, em média, R$ 296,14. A classe média gastará, em média R$ 422,99. O valor médio do presente nesta Natal deve ser de R$ 92,74.

Os presentes mais procurados seguem a mesma linha de outros anos, despontando na preferência itens de vestuário (65,4%), seguido por brinquedos (46,5%) e calçados (25,2%). Dentre os locais de compra, os mais citados são as lojas dos centros das cidades (74,0%).

Na hora de pagar as compras, os consumidores estão preferindo entrar o novo ano sem novas dívidas, já que 67,3% pretendem realizar compras à vista. Dentre os que pretendem parcelar, 53,5% pretendem pagar em 4 a 6 parcelas. Daqueles que recebem 13° salário (61,3%), os principais destinos dessa remuneração serão o pagamento de contas do mês (47,9%), a formação de poupança (43,6%) e a compra de presentes (41,9%). Como a resposta é de múltipla escolha, as destinações somam mais de 100%. 

Fonte: Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Vigilância Sanitária começa a fiscalizar supermercados do Rio Grande do Sul

Depois do Ministério Público (MP) iniciar em junho uma ofensiva para fazer os maiores supermercados do Estado cumprirem uma norma técnica que exige o rastreamento dos hortigranjeiros, a Vigilância Sanitária entra em campo. A partir de segunda-feira, vai começar a verificar quais redes adotaram medidas para identificação das propriedades de onde saíram produtos com resíduos irregulares de agrotóxicos.
O MP ingressou até agora com nove ações e obteve cinco liminares que mandam as varejistas melhorarem o controle da origem de frutas, legumes e verduras. A Justiça ainda não se manifestou em três casos e apenas um supermercado obteve decisão favorável que ainda se está em vigor.
— Pela norma, essa informação tem de estar na gôndola dos supermercados — diz Suzana Andreatta Nietiedt, coordenadora do programa estadual de monitoramento de agrotóxicos.
Os supermercados que por força de liminar devem adotar os procedimentos, mas forem flagrados descumprindo a determinação podem ser multados, adverte Alcindo Bastos, promotor de defesa do consumidor. No único caso em que o posicionamento da Justiça foi contrário ao pedido de liminar, o MP ainda vai recorrer. A verificação ocorrerá com a coleta de amostras para o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para a vigilância sanitária estadual e o MP, identificar o agricultor responsável pela produção de um hortigranjeiro onde tenha sido detectado resíduo de agrotóxicos acima do permitido ou não autorizado para a cultura é importante para que a propriedade possa ser fiscalizada e o erro, na maior parte das vezes por falta de orientação, corrigido.
O MP ingressou com as ações porque não conseguiu que os supermercados assinassem termo de ajustamento de conduta (TAC) que formalizaria a adesão às regras. A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) chegou a afirmar em junho que pediria audiência com o MP na busca de um acordo, mas as tratativas sequer começaram.
O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, afirma que há interesse da entidade em chegar a um termo comum com o MP. De acordo com Longo, ainda em junho foi enviado um e-mail para o MP solicitando a audiência e, mesmo após vários telefonemas, não houve retorno.
Os dados do programa da Anvisa no Rio Grande do Sul indicam que, em 2012, os produtos com o maior número de amostras irregulares foram o pepino (81%), o morango (80%) e a cenoura (66%). Os resultados insatisfatórios se referem a defensivos não autorizados para a cultura — a maior parte dos casos — ou resíduos acima dos limites.
A situação das liminares que obriga a informar a procedência
Liminar em vigor: Asun (Gravataí), Carrefour, Comercial Zaffari (Passo Fundo), Unidasul (Esteio) e Walmart
Sem manifestação da Justiça: Libraga Brandão (Santa Maria), Imec (Lajeado) e Guanabara (Rio Grande)
Liminar negada: Peruzzo (Bagé)
Projetos buscam identificação clara
Enquanto os supermercados sofrem pressão para rastrear hortigranjeiros, projetos de lei na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados tentam forçar que varejo e indústria identifiquem de forma clara quais alimentos in natura e processados foram produzidos com agrotóxicos.
No Estado, a iniciativa é da deputada estadual Marisa Formolo (PT). Em Brasília, a proposta é do deputado Sarney Filho (PV-MA), que quer obrigar as indústrias de alimentos a colocarem nos rótulos informações sobre agrotóxicos e medicamentos utilizados em alimentos de origem animal e vegetal colocados à venda. O texto foi aprovado em julho pela Comissão de Defesa do Consumidor e agora está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça. Para Marisa, a ideia é inverter o ônus da identificação.
— Hoje, os alimentos que mais colocam a saúde em risco não têm qualquer identificação. E quem produz de forma orgânica é obrigado a provar isso — observa Marisa.
Para o promotor Alcindo Bastos, embora deva ser melhor discutida a forma de implantação, há méritos em iniciativas que ampliam o nível de informação ao consumidor para que a escolha de compra ocorra conforme suas convicções.
Na edição de domingo, Zero Hora revelou que a internet tem se tornado um canal para a comercialização ilegal de agrotóxicos, inclusive de produtos proibidos no Rio Grande do Sul.
As irregularidades também envolvem a venda por empresas sem autorização de comercializar defensivos agrícolas e remessas realizadas pelo correio.
Fonte:Zero Hora
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Cranberry ajuda a reduzir infecções urinárias e melhora a saúde cardíaca

Estudos indicam, ainda, que a fruta pode proteger contra doenças crônicas, além de melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos

Um novo estudo publicado no jornal internacional Advances in Nutrition — que veicula as principais pesquisas na área da nutrição — indica que o cranberry, fruto encontrado normalmente seco ou na forma de suco no Brasil, pode ajudar a reduzir a incidência de certas infecções, além de melhorar a saúde cardíaca e inflamações. Segundo os especialistas, o alimento fornece compostos bioativos únicos.

Jeffrey Blumberg, diretor do Laboratório de Antioxidantes e Professor na Escola de Nutrição Cientifícia Friedman, diz que milhares de estudos já haviam mostrado os benefícios da fruta para a saúde. Ele destaca, por exemplo, que os polifenóis encontrados no cranberry promovem um trato urinário saudável e protegem contra doenças cardiovasculares e crônicas.

Com base nos estudos, os pesquisadores concluiram que as vantagens da fruta são devido a proantocianidinas do tipo A, um polifenol da família de flavonóides, que ajuda a proteger contra as infecções do trato urinário (ITU). Além disso, evidências apontam que o cranberry também pode impedir o problema.

Os pesquisadores também citaram, ainda, que o cranberry é um aliado da saúde cardíaca, pois melhora os níveis de colesterol no sangue, além de reduzir a pressão arterial, a inflamação e o estresse oxidativo. A fruta também ajuda a suportar a função endotelial e reduzir a rigidez arterial. Ela promove, assim, o funcionamento dos vasos sanguíneos, ajudando a retardar a progressão da aterogênese e formação de placa, que podem levar a ataques cardíacos e derrames. 

Contribuíram para o artigo dez especialistas no assunto. Entre eles, estão médicos da Universidade Tufts, Universidade Estadual da Pennsylvania, Universidade de Boston, Universidade Rutgers, Instituto Nacional Francês de Estudos na Agricultura, Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e Universidade Heinrich-Heine, na Alemanha. Eles disponibilizaram mais de 150 publicações, a fim de criar a mais completa pesquisa sobre os efeitos da fruta na saúde.

Fonte:Vida
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Segurados da Previdência começam a receber a segunda parcela do décimo terceiro

Os segurados da Previdência Social começaram a receber ontem dia 25 a segunda parcela do décimo terceiro salário. O pagamento está sendo feito na folha de novembro, creditada entre o dia 25 de novembro ao  dia 6 de dezembro. No total, 26.634.645 de beneficiários terão direito à gratificação natalina.
Em todo o Brasil o pagamento do restante do décimo terceiro salário ultrapassará os R$ 13 bilhões. Os depósitos começaram ontem para os segurados que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando o dígito. Os aposentados e pensionistas que recebem acima desse valor receberão o benefício a partir do dia 2 de dezembro.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do valor do benefício mensal, mas haverá desconto de Imposto de Renda nesta parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2013, que terá o valor calculado proporcionalmente. Os segurados que estão recebendo auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como o benefício é temporário, a Previdência calcula a antecipação proporcional ao período da licença.
Fonte:Aline Valcarenghi/ Agência Brasil

+ Mais Informações ››››››

Escolas federais obtêm maior média no Enem 2012

Os alunos das escolas públicas federais conseguiram a maior média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A rede obteve média de 584,23 pontos em uma escala que vai até 1.000. As escolas privadas aparecem em seguida com 577,39 pontos.
As médias levam em conta a nota na redação e as notas de cada uma das quatro competências do exame: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas, ciências da natureza. Levando-se em consideração apenas a média da redação, as federais também apresentam o melhor resultado, 613,07, seguidas pelas privadas com 602,16.
A rede federal atende a 2% dos estudantes do ensino médio que fizeram o Enem no ano passado. A rede privada concentra 31,51% dos estudantes. A maior parte dos estudantes concluintes do ensino médio participantes do exame está na rede pública estadual de ensino, 65,53%. A rede obteve uma média geral de 485,64 pontos e uma média na redação de 491,41. A rede pública municipal, com 0,95% dos estudantes, obteve uma média de 524,14 em toda a prova e 533,48 pontos na redação.
Segundo o MEC, os 215,5 mil melhores estudantes das escolas públicas tiveram média equiparável à dos estudantes das escolas particulares. Eles obtiveram 570,17. Na redação, os melhores estudantes obtiveram média superior a todas as demais redes, 616,6.
"A média do setor público está abaixo da do setor privado. No entanto, os melhores estudantes das escolas públicas competem com o setor privado", diz o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. De acordo com o ministro, o bom desempenho terá reflexo nas cotas no ensino superior. Por lei, em 2014, 25% das vagas nas instituições federais devem ser reservadas a estudantes de escolas públicas.
A nota do Enem é usada no Sistema de Seleção Unificada, que seleciona os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior. A nota é referência para os estudantes que concorrem a bolsas em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos. Além de ser pré-requisito para o Programa de Financiamento Estudantil, a nota do Enem também serve para o intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras e para a obtenção do diploma de ensino médio.
Fonte:Mariana Tokarnia/Agência Brasil Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

STJ decide que Igreja Católica deve indenizar menor que sofreu abuso sexual

 O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a decisão que condenou a Igreja Católica a pagar indenização de R$ 100 mil a um menino que sofreu abusos sexuais. O abuso foi cometido por um padre da Mitra Diocesana de Umuarama (PR) em 2002, quando a vítima tinha 14 anos de idade. Os ministros entenderam que uma entidade religiosa é a responsável civil pelos crimes sexuais cometidos por religiosos da denominação contra menores. A decisão foi divulgada ontem dia 25.
Os ministros da Terceira Turma do STJ julgaram um recurso da Mitra Diocesana contra decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) que também reconheceu a responsabilidade solidária da igreja e determinou o pagamento da indenização. A Mitra declarou que não era responsável por um ato de terceiro e alegou que o prazo para a pedir a reparação estava prescrito, pois a ação foi ajuizada mais de três anos após o abuso.
Por unanimidade, os ministros entenderam que a diocese é a responsável civil pelo crime, por existir relação de dependência entre o padre e a Igreja. “A gravidade dos fatos reconhecidos em juízo, sobre crimes sexuais praticados por religiosos contra menores, acarreta responsabilidade civil da entidade religiosa, dado o agir aproveitando-se da condição religiosa, traindo a confiança que nela depositam os fiéis”, estabeleceu o tribunal.
Fonte:André Richter/ Agência Brasil 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

ABRAÇO-RS, promoveu no Ultimo sábado, dia 23, a etapa macro regional NORTE do projeto SEMINÁRIOS DE CAPACITAÇÃO PARA RÁDIOS COMUNITÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL

A Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária – ABRAÇO-RS, promoveu no Ultimo sábado, dia 23,  a etapa macro regional NORTE do projeto SEMINÁRIOS DE CAPACITAÇÃO PARA RÁDIOS COMUNITÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO, PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, DA ÁGUA E DO SERVIÇO PÚBLICO.
O seminário estadual aconteceu durante todo o dia no Auditório da OAB, em Frederico Westphalen e reuniu 67 representantes de mais de 30 rádios Comunitárias da região Norte e Noroeste do Estado.
No encontro participaram, entidades locais mantenedoras do serviço de radiodifusão comunitária das regiões presentes, seus gestores e comunicadores, chefes locais da CORSAN, Superintendência e funcionários.

Em FW foi o segundo encontro de uma série, que já realizou capacitação em São Vicente do sul, no dia 9 de novembro. 
Comunitária  97.9 FM
Frederico Westphalen
+ Mais Informações ››››››

Terça começa com sol, mas terá pancadas de chuva no RS

Nebulosidade será maior na fronteira e Sudoeste, onde podem ocorrer temporais isolados

O sol aparece com nuvens nesta terça-feira no Rio Grande do Sul e devem ocorrer pancadas de chuva de verão entre a tarde e a noite. A nebulosidade será maior nas áreas próximas da fronteira com o Uruguai e no Sudoeste do Estado devido à proximidade de uma frente fria que atua no Uruguai.

A massa de ar quente e úmido que cobre o Estado se instabiliza e, apesar do sol da manhã, no fim do dia calor e a umidade favorecem a formação de nuvens carregadas. Há risco até de chuva forte e temporais em pontos isolados.

As mínimas serão amenas, rondando os 13°C em São José dos Ausentes e 14°C em Vacaria. As máximas superam os 30°C em diversos pontos e alcançam 35°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 34°C.

Pancadas isoladas de chuva provocadas pela combinação de calor e umidade como nesta segunda-feira no Estado e se repetem em várias regiões nesta terça, são típicas dos meses quentes do ano. Os fenômenos não ocorrem nos meses frios, quando sistemas de escala sinótica (frente fria, frente quente e centros de baixa pressão) são responsáveis por trazer precipitação.

Estes primeiros eventos de chuva gerados por calor e umidade marcam o ingresso do Estado no regime de precipitação de verão e que vai até março e, ocasionalmente, meados de abril. Frentes frias e centros de baixa pressão ainda provocam chuva neste período, mas soma-se o fator do calor e da umidade que estimula a formação de nuvens carregadas, de desenvolvimento vertical, e que costumam surgir rapidamente em horas da tarde e do começo da noite.

As pancadas tendem a ser isoladas e passageiras, o que torna a chuva no verão irregular. Já que associadas a nuvem carregadas, não raro estas pancadas são acompanhadas de vento forte e granizo com danos localizados.
Fonte: Metsul
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/