quarta-feira, 7 de julho de 2021

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2308, do dia 08 de julho de 2021

 

Está no ar a Edição 2308 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 RS arrecada R$ 31,9 bilhões no primeiro semestre de 2021

02 Mais da metade da população não sabe reconhecer a crise de asma, doença respiratória que pode ser controlada

03 Butantan anuncia antecipação na entrega de vacinas

04 Médias de casos e mortes caem; 13% da população completou esquema vacinal

05 CCTI aprova projeto para rádios comunitárias

+ Mais Informações ››››››

Alunos da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações Cooperativas fazem visita técnica na Creluz

 

No sábado, 03 de julho, e também comemorado o “Dia Internacional do Cooperativismo” os alunos da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações Cooperativas do Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG realizaram uma visita técnica da disciplina de Vivências em Cooperativismo na Creluz - Cooperativa de Distribuição de Energia.

O roteiro de visita iniciou na Matriz da Cooperativa, onde ocorreu apresentação institucional, visitação aos setores, demonstração prática envolvendo aspectos da gestão administrativa, comercial e técnica com enfoques para tecnologias, sustentabilidade, sistema de gestão integrado e práticas cooperativistas.

Em seguida, o grupo teve oportunidade de conhecer o funcionamento da Subestação Pinhal Augusto Moro e o Centro de Operações localizado no município de Rodeio Bonito, com explanação realizada pelo gerente do centro, o engenheiro eletricista Antônio Carlos da Silva. Outro local visitado foi a fábrica de postes e artefatos de cimento que fica em frente ao pórtico do município de Rodeio Bonito.

A turma da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações Cooperativas possui integrantes experientes em diversos ramos do Cooperativismo, os quais são colaboradores em associações e cooperativas como na Cotrisal, Aurora Alimentos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Creluz.

Durante a visita os estudantes conheceram o Programa Ambiental CREVIVA, que é realizado pelo horto florestal e também a geração de energia limpa através da Usina Solar Boa Vista, a primeira em solo gaúcho outorgada pela Aneel. Ao final receberam mudas de araucárias, árvore que é símbolo do Cooperativismo, que simboliza a imortalidade, fecundidade e facilidade na multiplicação

                                                  

                                             
                                           
                                            
               --

+ Mais Informações ››››››

CESURG realiza a III Semana Integrada do Cooperativismo

 

O Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi iniciou na quinta-feira, 01 de julho de 2021 a III Semana Integrada do Cooperativismo com o Tema: “Intercooperação para Ação Solidária com a Comunidade” em parceria com as cooperativas da região. Dessa forma, cada cooperativa irá realizar uma ação solidária e por recomendação do SESCOOP/RS às organizações que pensam e praticam o Cooperativismo, sugere-se que as mesmas trabalhem campanhas solidárias com a comunidade, para o enfrentamento das consequências advindas da pandemia do Covid-19. E por um momento de acolhimento e cooperação entre estudantes, professores, Faculdade e Cooperativa, nesse evento se exercita a cooperação entre pessoas e entidades para minimizar a fome, o frio e a vulnerabilidade social.

Este evento está previsto para acontecer no município de Sarandi, com extensão das ações nas áreas de abrangências do CESURG e das Cooperativas, conforme cronograma de cada organização. A programação destas ações acontecem de 01 a 10 de julho por meio de campanhas das cooperativas participantes. O momento é em alusão ao Dia Internacional do Cooperativismo (Dia C), neste ano celebrado no dia 03 de julho de 2021.

A Faculdade e cada cooperativa terão sua própria campanha dentro da III Semana Integrada do Cooperativismo, e cada uma irá potencializar na comunidade a ação da outra. O Centro de Estudos e Desenvolvimento do Cooperativismo (CEDCOOP) e o CESURG Sarandi, por iniciativa do Curso de Gestão de Cooperativas, irão convidar a comunidade acadêmica para coleta de alimentos não perecíveis e para eventos.

A Cotrisal tem a Campanha “Cooperar para Recuperar” e irá contribuir financeiramente com os Hospitais da Região. Já a Cresol irá fomentar campanhas de arrecadação de alimentos em suas agências regionais. A Aurora Alimentos em sua rede de unidades e comunidade irá fazer a campanha #OrgulhoDeSerDoador, incentivando a doação de sangue para os hemocentros. O Sicoob está coletando agasalhos em bom estado de conservação. A COOPAFS irá fomentar campanha de doação de alimentos em geral e o Sicredi está com a campanha “Cobertor do Bem”, recolhendo os mesmos em suas agências, e em especial na de Sarandi/RS. Estas ações têm diferentes configurações e prazos de início e conclusão, conforme a programação dos integrantes da Semana Integrada do Cooperativismo, os quais irão disponibilizar as datas em suas mídias digitais.

Confira a programação do CESURG e das Cooperativas para III Semana Integrada do Cooperativismo:

01 de julho – Quinta-feira

O Lançamento da III Semana Integrada do Cooperativismo

03 de julho de 2021 –Sábado

Dia Internacional do Cooperativismo – Dia C

14 de julho de 2021 – Quarta-feira

13:30h – Cine Cooperativista – Filme sugerido: “A Corrente do Bem”

18:00 h às 19:00 h – Mesa redonda para discussão do Cine Cooperativista.

10 de julho de 2021 – Sábado

08:00 h - Apresentação dos resultados dos projetos de extensão universitária do Curso de Gestão de Cooperativas da Faculdade CESURG Sarandi – Ambiente Virtual (Google Meet).

11:30 h – Encerramento da Semana Integrada do Cooperativismo

12 de julho de 2021 - Segunda

14:30 h – Entrega das Doações da Faculdade CESURG Sarandi para entidades locais.

COTRISAL

Ação: Contribuição financeira para os hospitais da região

Campanha: Cooperar para Recuperar

Período: De 01 a 10 de julho de 2021

COOPAFS

Ação: Doação de Alimentos não perecíveis

Período: De 23 de junho a 10 de julho de 2021

Locais: Sede da Cooperativa

SICREDI

Ação: Doação de cobertores

Campanha: Cobertor do Bem

Período: Até 02 de julho de 2021.

Locais: Agências do Sicredi de Sarandi/RS

CRESOL

Ação: Arrecadação de Alimentos

Período: De 28 de junho a 09 de julho de 2021

Locais: Agências de Sarandi, Novo Barreiro, Chapada, Almirante Tamandaré, Coqueiros do Sul e Ronda Alta.

No dia 03 de julho irá arrecadar alimentos in loco nos mercados parceiros.

SICOOB

Ação: Arrecadação de Agasalhos

Período: Até 10 de julho de 2021

Locais: Agências de Sarandi

AURORA

Ação: Doação de sangue em hemocentros regionais

Campanha: #OrgulhoDeSerDoador

Período: Até 24 de junho de 2021.

Locais: Hemopasso de Passo Fundo e Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo

-

+ Mais Informações ››››››

07 de Julho, Quarta - Perdoar

188 - 07 de Julho, Quarta - Perdoar
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/