sexta-feira, 22 de novembro de 2013

RECORDE DE AUDIÊNCIA

Nesta sexta feira a Rádio Comunitásria estabeleceu um novo recorde de audiência ao bater mais de 1.800 acessos em nosso blog em 24 horas. Obrigado a todos os nossos internautas que nos presentearam com esta marca.
Veja na imagem print abaixo:

+ Mais Informações ››››››

Agricultores protestam contra ação de índios em Vicente Dutra

Indígenas e produtores rurais reivindicam posse de área de 715 hectares

Agricultores protestaram na manhã desta sexta-feira contra depredações que teriam sido causadas por índios nos últimos dias em Vicente Dutra, no Norte do Estado. A manifestação – organizada pela Administração Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outras entidades – visa pressionar as autoridades federais, especialmente a Fundação Nacional do Índio (Funai), a buscar uma solução para o problema das demarcações de terras. As aulas foram suspensas e a prefeitura e e estabelecimentos comerciais foram fechados.

O prefeito de Vicente Dutra, João Paulo Pastório, disse que o o clima é tenso na cidade. “Nós temos no turismo, especialmente através da água mineral, uma das principais fontes de renda do município. Essa pressão e depredação feitas pelos índios prejudica muito nossa cidade”, argumentou.

Pastório acusa os índios de depredarem parte das 150 cabanas que formam o Empreendimento Águras do Prado. “Nossa população é pacífica, mas tudo tem limite; Eles levaram geladeiras, colchões e outros pertences de turistas que são proprietários das cabanas e isso é inadmissível”, alegou.

Os índios reivindicam que o governo federal oficialize a demarcação de uma área de mais de 715 hectares em seu favor. Nesta semana, eles foram acusados de agredir um guarda durante uma tentativa de invasão ao Balneário Águas do Prado. Atualmente, local é ocupado por dezenas de agricultores que possuem escrituras das terras há mais de 90 anos.

Segundo historiadores da região, as escrituras em favor dos colonos foram dadas pelo governo estadual, a partir de 1917. Os agricultores afirmam que a terra nunca pertenceu aos indígenas. Já os caingangues dizem que o local é uma área tradicionalmente habitado pelos índios. As lideranças indígenas declararam que a mobilização vai continuar até que a Funai termine o processo de demarcação das terras.

O prefeito de Vicente Dutra analisa decretar situação de emergência no município devido à falta de segurança e o temor por confrontos entre índios e agricultores. Pastório reclama da ausência da Funai e da Polícia Federal na cidade, para mediar o confronto.

 Fonte: Agostinho Piovesan / Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Ufrgs reservará 30% das vagas para o Enem a partir de 2015

Proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário nesta sexta

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) aprovou nesta sexta-feira a proposta que reserva 30% das vagas para estudantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que faz a seleção dos baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os 70% restantes seguirão ingressando na universidade pelo tradicional vestibular. A medida valerá a partir de 2015.

Dentro de cada um desses grupos vão ser aplicados os percentuais de reserva de vaga do Programa de Ações Afirmativas (CAF) da Ufrgs. Os estudantes poderão concorrer para entrar na universidade nas duas formas no mesmo ano.

Medicina e Psicologia são os cursos mais concorridos do vestibular em 2014

Em 2014, o vestibular da Ufrgsterá 42.044 estudantes concorrendo às 5.461 vagas em 89 cursos de graduação. Os cinco mais procurados são: Medicina (57,06 por vaga); Psicologia – Diurno (20,45); Psicologia – Noturno (18,07); Fisioterapia (15,00) e Jornalismo (14,98). Esses também foram os mais procurados no concurso de 2013.

Lista dos 15 cursos mais concorridos - candidatos por vaga:


1. Medicina - 57,06
2. Psicologia (diurno) - 20,45
3. Psicologia (noturno) - 18,07
4. Fisioterapia - 15,00
5. Jornalismo - 14,98
6. Publicidade e Propaganda - 14,78
7. Arquitetura e Urbanismo - 14,75
8. Medicina Veterinária - 13,42
9. Biomedicina - 12,92
10. Direito (diurno) - 12,11
11. Relações Internacionais - 12,02
12. Engenharia Civil - 10,65
13. Odontologia (noturno) - 10,63
14. Odontologia (diurno) - 10,43
15. Geologia - 9,78

Fonte: Correio do Povo 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

É hoje

Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Programa A União Faz a Vida

Aconteceu ontem dia 21 de novembro de 2013, pela parte da manhã, no Centro Municipal de Eventos de  Três Palmeiras, o Seminário de fechamento do programa  A União Faz a Vida, onde  todas as escolas do município apresentaram os projetos que foram desenvolvidos durante o decorrer do ano nas escolas.
O programa, A União Faz a Vida, tem como principal objetivo promover práticas de educação com princípios de cooperação e cidadania. O programa existe desde o ano de  1995, na cidade de Três Palmeiras foi aderido o programa  em 2003, e tem como parceiros, o SETREM(Sociedade Educacional Três de Maio),  a Prefeitura Municipal ,  o Sicredi  e  a  Cotrisal.


Confira o áudio em que o coordenador do SETREM e Assessor Pedagógico do Programa A União Faz a Vida ,Valsênio Gaelzer fala sobre o programa o objetivo e outros assuntos que se referem ao programa A União Faz a Vida:
 



Confira as fotos do Seminário de fechamento do programa A União Faz a Vida




























































































































































Fotos,texto e edição:Elisete Bohrer











+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/