segunda-feira, 21 de maio de 2012

20 mil pessoas assistem a encenação do Milagre das Rosas em Nonoai


Anualmente a paróquia Nossa Senhora da Luz homenageia os Mártires de Nonoai: o Padre Manuel Gómez Gonzalez e o coroinha Adílio Daronch, agora beatificados pelo Papa Bento XV, que ficaram conhecidos na região do Alto Uruguai pela sua dedicação à Igreja e pela doação aos desvalidos.

20 mil pessoas lotaram as ruas e praças em frente ao santuário e se emocionaram quando o ator Marcos Rangel, que interpretou o padre espanhol jogou rosas para os romeiros. Marcos e a atriz Carla Cassapo, como Nossa Senhora da Luz, desceram em rappel a fachada da igreja, ao som da música do pianista Matheus Kleber e da voz da cantora lírica Elisa Machado.

Antes do espetáculo ocorreu a missa solene da Romaria e os pronunciamentos do prefeito João Vianei Rubim e do secretário de Estado da Cultura em exercício, Jéferson Assumção, que representou o governador Tarso Genro na solenidade.

Jéferson Assumção citou a economia cultural gerada para a região pela festa. "Esta é uma festa com importância comunitária, religiosa, mas também cultural. Porque é a manifestação do povo, que ajuda a fazer do Rio Grande do Sul um Estado forte, também do ponto de vista da sua identidade e diversidade cultural. Participamos deste evento porque temos a clareza da sua importância cultural e social". O secretário anunciou ainda o concerto especial da Ospa que ocorrerá em Nonoai em dezembro, interiorizando as ações da secretaria da cultura.

O prefeito saudou os romeiros e agradeceu a participação do Governo do Estado. "Vocês romeiros são o mais importante para nós neste momento. Vocês vieram nessa 48ª edição fazendo desta a maior de todas até hoje. Que os pedidos que fizermos sejam atenditos". Para o futuro o objetivo da prefeitura é criar o roteiro Caminho dos Mártires apostando nas Igrejas, Museus e gastronomia da região como principais atrativos aos visitantes e fortalecer assim o turismo.

O Bispo Antonio Carlos Keller no sermão destacou a importância da fé." Estamos aqui pela mensagem dos beatos que está marcada na alma de vocês romeiros, a mensagem da fé, da humildade e da caridade".
Também participaram da solenidade o deputado estadual Edegar Pretto, representando a presidência do legislativo, o deputado Dionilso Marcon, prefeitos de várias regiões do estado e grupos de romeiros de outros estados como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore em conjunto com a Secretaria de Educação, realizou palestras sobre a história dos Mártires de Nonoai, nas cidades da região norte do estado. As palestras foram ministradas pelo professor e historiador Giovanni Mesquita, que desenvolveu uma pesquisa sobre os fatos históricos que levaram a morte do padre e do coroinha.

O padre espanhol Manuel Gómez González e seu coroinha Adílio Daronch percorreram a região Norte do estado, fazendo casamentos, batizados e levando apoio às comunidades mais distantes. Ele incentivou o crescimento da região construindo uma escola, uma olaria, um hotel, casas para os sem-teto e introduziu o cultivo de novos produtos junto aos agricultores de sua região.

No período da Revolução de 1923, eles percorriam a região norte montados em mulas levando apoio e palavras de fé aos oprimidos. Em 21 de maio de 1924 o Padre Manuel e o coroinha Adílio foram mortos em uma emboscada, até hoje ainda não esclarecida a sua autoria.

A partir desse fato, o Padre Manuel e o coroinha Adílio foram elevados pela população a mártires de Nonoai, devido a peregrinação religiosa e humanitária que desenvolveram naquela região durante a vida. Todos os anos no dia de finados era rezada uma missa em nome dos Mártires, agregando-se a cada ano mais fiéis. Posteriormente foi estabelecido o terceiro domingo de maio, para a romaria dos Mártires de Nonoai. A história foi reconhecida pelo Vaticano em 2006, quando ambos foram beatificados pelo Papa Bento XVI.

Atualmente em torno de 40 mil pessoas acompanham a celebração no Santuário Nossa Senhora da Luz e dos Servos de Deus Pe. Manuel e Coroinha Adílio. Durante dois dias a cidade de Nonoai relembra seus mártires com uma procissão no dia 19 e de uma missa e benção popular no dia 20, ministrada por 18 padres e um bispo de cidades da região norte do estado.

Fonte: www.bomdiars.com/
+ Mais Informações ››››››

Comunidade Trespalmeirense define demandas em Assembléia Municipal da Participação Popular e Cidadã






Em Assembléia Municipal realizada na ultima sexta feira, dia 18 de maio, no Centro de Eventos de Três Palmeiras, foram definidas as 10 demandas municipais, 5 demandas regionais e definidos os delegados municipais para a elaboração do Orçamento Anual 2013-Participação Popular e Cidadã.
 
Estiveram presentes na ocasião, comunidade trespalmeirense, alunos e professores de escolas, representante do Governo do Estado, representantes da Coordenação do Corede Rio da Várzea, Prefeito Municipal Luiz Getulio Conrado Machado, Presidente da Câmara de Vereadores Gilmar Boza, Presidente do Comude Cristiano Gavião, e diversas pessoas que estiveram debatendo o processo de Participação Popular e Cidadã.

Após os debates, foram definidos os seguintes Projetos Locais:

- Qualificação dos espaços pedagógicos e implantação/ implementação de laboratórios.
-Ampliação e qualificação  da atenção secundária e terciária: rede de urgência e emergência.
-Apoio à Fruticultura.
-Desenvolver ações de Promoção à saúde, recreação e lazer.
- Realização das Funções de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública – EQUIPAMENTOS INFORMATICA E ARMAMENTO.
- Realizar competições e eventos de inclusão social e incentiva ao esporte.
- Produção de ações habitacionais.
- Promoção da Expansão do Abastecimento de Água Potável no Meio Rural.
- Apoio à aquisição de alimentos da Agricultura Familiar.
- Enfrentamento ao Crack e à Drogadição –COMUNIDADE TERAPEUTICA.

Também foram definidos Projetos Regionais, sendo eles:

- Ampliação e qualificação  da atenção secundária e terciária: centros de especialidades – referências de diagnóstico e tratamento  - OBS: HPR
-Implementação de Planos, Programas e Projetos Ambientais.
-Leite Gaúcho.
-Apoio à Implantação de Sistema de Saneamento.
-Apoio à Expansão da Banda Larga.

Foram também definidos os Delegados eleitos na assembléia, sendo eles: Gelson Lazzari, Iris Rafaela Plakotnik, Antonio Marcos Alves dos Santos, Lucia Ana Saugo Bender, Norma Olivia Wiler, Marlene Terezinha Trevisan, Eder Andre Hohensse e Josue Bitelo.


+ Mais Informações ››››››

Final do Campeonato Municipal de Futsal acontece no próximo sábado


No próximo sábado, dia 26 de maio, acontece em Três Palmeiras a final do Campeonato municipal de Futsal edição 2012. Os Finalistas foram definidos na semifinal que aconteceu no ginásio de esportes no ultimo dia 17, quinta feira.

Acontece a final neste sábado das categorias feminina, sub 20, veteranos, e principal. As disputas começam as 19 horas com os seguintes confrontos:
19:00h cat. feminina FFTP X JAF
19:40h cat.sub 20 Foto Três x Linha Nova
20:20 cat. veteranos moinhos beutler x fazenda jacaré
21:10 cat. principal Boniatti Projetos/mer. ecker/scariot ag x rodoária/diference.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/