quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Desmatamento na Amazônia Legal sobe 28%

Levantamento identificou 5,8 mil metros quadrados de mata derrubada em 12 meses

Depois de quatro anos consecutivos de queda, o desmatamento na Amazônia Legal voltou a subir. Entre agosto de 2012 e julho deste ano, foram identificados 5.843 quilômetros quadrados de mata derrubada, 28% a mais do que havia sido registrado no período anterior. "Essa não é a única má notícia", lamentou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao comentar os dados, captados pelo Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônia por Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Prodes-Inpe). O sistema identificou um aumento na extensão das áreas derrubadas sobretudo no Pará. Ali, informou, há registros de desmatamentos acima de mil hectares, um fenômeno que estava em queda.

Contudo, Izabella observou que, embora os números sejam muitos significativos, o dado oficial, repassado pelo governo local, foi de desmate de apenas 2 quilômetros quadrados. O dado está 37% a mais do que havia sido identificado no período anterior. O aumento nas taxas coincide com a entrada em vigor do novo Código Florestal. Izabella, no entanto, garantiu não haver relação entre os dois fatos. "Considero irresponsáveis tais afirmações", rebateu. Ela argumentou que o novo texto traz segurança jurídica e instrumentos importantes de controle, como o Cadastro Ambiental Rural. "Se tem gente apostando em impunidade é outra coisa", completou.

A ministra atribuiu o aumento do desmatamento no Estado à grilagem, ao garimpo e a mudanças nos limites de fronteira de terra indígena localizada nas proximidades da BR 163. No Estado, completou, há quase 3 mil garimpos ilegais. Ela descartou relação entre o aumento e a instalação de usinas, como Belo Monte e Tapajós. No entanto, no relatório deste ano, Altamira aparece como uma das regiões de destaque por causa do desmatamento.

Critérios

Ela cobrou maior engajamento dos Estados e marcou, para a próxima sexta uma reunião com secretários estaduais para discussão do assunto. Entre os temas da reunião está a revisão dos critérios de monitoramento. Para ela, o crescimento está ligado a outro fator: "É bandalha. É crime organizado, tem alguém acobertando." Ela disse estranhar, por exemplo, o fato de governos locais não identificarem atividades de desmatamento em grandes áreas. "Como um governador não vê que estão desmatando mil hectares? Como ninguém vê se isso acontece ao lado do aeroporto?"

Fiscalização

A ministra garantiu também não ter havido redução dos recursos para fiscalização que, neste ano, disse, giram em torno de R$ 50 milhões. "Nego e desafio alguém a mostrar que houve retirada de financiamento", disse. E citou o fato de terem sido abertos no período quase 4 mil inquéritos para apurar atividades irregulares. "Esse número não é à toa." Izabella classificou como "lamentável" os dados do Prodes deste ano, mas disse estar comprometida em reverter essa tendência. Ela observou que, apesar da retomada do desmate, este foi o segundo menor índice registrado, desde que o sistema foi instalado, em 1988.

Além do Pará, Izabella destacou o desempenho negativo do Mato Grosso, que registrou no período 1.149 quilômetros quadrados de mata derrubada. Um índice 52% maior do que o no período 2011-2012. Apenas três estados, dos nove cobertos, apenas três apresentaram queda no desmatamento: Acre, com redução de 35%. Amapá, com recuo de 59% e Tocantins que, este ano, apresentou uma área desmatada 17% menor do que a do ano passado.

Fonte: AE
+ Mais Informações ››››››

Feriado terá volta de temporais e chuva ao Estado

Apesar dos danos, quadro não deve ser tão grave como ocorrido no início da semana

Fortes temporais e chuva intensa devem retonar ao Rio Grande do Sul durante este feriadão. A MetSul Meteorologia alerta para a ocorrência de tempo severo entre sexta-feira e o começo do sábado. No entanto, o quadro não será tão grave como o ocorrido no começo da semana.

A preocupação é de que a passagem de frente fria pelo Estado neste feriado provoque danos e transtornos. Alguns fenômenos localmente podem ser destrutivos. A chuva deve começar na parte central da Argentina ainda nesta quinta-feira. No Uruguai, o sistema traz risco de tempo severo isolado no Oeste e no Sul do país.

A sexta-feira começa com chance de instabilidade na área entre Quaraí e Barra do Quaraí. Ela avança rapidamente pelo Rio Grande do Sul durante o dia com chuva localmente forte e temporais isolados de vento e granizo. Como o sol aparecerá antes da chegada da frente, com forte a intenso calor, o rápido avanço da instabilidade por uma massa de ar muito aquecida e com pressão atmosférica em baixa criará condições para a formação de nuvens muito carregadas e alinhamentos de tempestades.

A hora de maior risco para danos é da tarde para a noite de sexta e nas primeiras horas do sábado. Não se afasta o risco de temporal em Porto Alegre e Região Metropolitana. No sábado, o dia começa com chuva, que ainda pode ser forte no Norte do Estado, mas o tempo melhora na maioria das regiões durante o dia com o retorno do sol.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, o sol aparece na sexta, mas no decorrer do dia aparecem nuvens no céu. O maior aumento da nebulosidade ocorrerá da tarde para a noite, quando o vento sopra moderado com ocasionais rajadas de chuva. O início de sábado será de tempo muito instável na Capital, com possíveis trovoadas, não advertindo-se para o risco de pancadas fortes.

No decorrer do dia, contudo, a instabilidade mais forte se afasta para o Norte e a nebulosidade diminui gradualmente. O sol aparece, sobretudo à tarde e volta a aparecer em Porto Alegre no domingo, mas não estão descartados períodos com nebulosidade.
Fonte: Correio do Povo 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

TRÊS PALMEIRAS É DESTAQUE DO PROGRAMA VIDA NO SUL NESTE SABADO


Neste final de semana vai ao ar o programa Vida no Sul gravado durante a 9ª FEICAT - Feira da Indústria, Comércio e Agronegócio, no município de Três Palmeiras (RS).  Com meia hora de duração, apresentando o município, o povo, o desenvolvimento de região e o potencial da economia baseada em pequenas propriedades agropecuárias, o programa leva essa história para todo o Brasil, através da TV Aparecida.
 
Além da cobertura da 9ª FEICAT, o programa trata de aspectos históricos, econômicos e culturais de Três Palmeiras, mostrando o desenvolvimento do município através do incentivo ao trabalho camponês. A questão dos reassentamento indígena da região da Serrinha, da etnia Kaingang, também é tema do programa. O grande sucesso da Feicat 2013 organizada pela Associação Comercial e Industrial e Prefeitura Municipal será destaque no programa pela grandiosidade do evento e excelente organização.

Durante a 9ª FEICAT, o Vida no Sul realizou uma Mostra Musical apresentando talentos locais que recheiam o programa de música. 

Emissoras e horários de veiculação do programa gravado em Três Palmeiras:

REDE APARECIDA
16/11 (sábado), às 22h  -  Reprise 17/11 (domingo), às 5h45

CLIQUE AQUI PARA VER A POSTAGEM REALIZADA NO DIA 20/10/2013 COM AS FOTOS E O ÁUDIO DO PROGRAMA.
+ Mais Informações ››››››

Inter mistura juventude e experiência em duelo com Atlético-MG

O clima é de amistoso porque nem Inter nem Atlético-MG tem muitas pretensões no Campeonato Brasileiro que já tem o Cruzeiro como campeão. Para o Colorado, porém, o jogo das 21h desta quinta-feira servirá para mesclar a juventude com a experiência no estádio Independência. Diante do Galo, o time deverá ter seis jogadores das categorias de base. Eles, ao lado de um quinteto mais experiente, tentarão buscar a sequência de duas vitórias, conquistada pela última vez no começo do mês de setembro. 

Acompanhe os principais lances a partir das 19h30min pelo Twitter InternacionalCP

O aproveitamento de seis garotos no jogo de hoje também foi causado por algumas ausências do time titular, principalmente na defesa. Por conta de lesões, o técnico Clemer perdeu dois laterais-direitos, Gabriel e Ednei. A vaga caiu no colo de Cláudio Winck, que já tinha sido aproveitado por Dunga.

Ainda sem Juan, Alan segue na defesa ao lado de Jackson. Índio, recuperado de lesão, foi preterido mais uma vez por Clemer, até para seguir com a ideia de rejuvenescer a equipe. João Afonso e Otávio integram o meio-campo e com Muriel fecham os seis jovens que estarão em campo.

Ainda que não tenha muitos objetivos no Brasileirão, o Inter tenta manter o nível de exigência para as últimas rodadas. O Clemer é o responsável por motivar os jogadores e deixou claro que não há razão para diminuir o ritmo e antecipar as férias. "Se quiser jogar no Inter, vai ter de jogar para vencer sempre. Aqui tem cobrança da torcida e também interna. Ninguém pode aceitar derrota passivamente", enfatiza.

Clemer tem consciência de que o jogo contra o Atlético-MG será complicado, apesar do Galo mineiro estar com a cabeça no Mundial de Clubes. "Não esperem um jogo fácil. Vamos enfrentar muitas dificuldades lá", afirmou. 

Para completar o time de garotos, o Inter terá o apoio de Fabrício, Willians, D'Alessandro, Jorge Henrique e, possivelmente, Rafael Moura. O centroavante é o favorito para ocupar a vaga de Scocco, que está lesionado. Caio seria uma alternativa, mas tem chances remotas de ser titular na noite de hoje.

Atlético-MG pensando no Mundial


O Atlético-MG já vive a expectativa do Mundial de Clubes da Fifa, que este ano será disputado no Marrocos. Na Cidade do Galo, fala-se muito mais da recuperação de Ronaldinho ou dos perigos que a estreia no Mundial reserva - sempre lembrando do fracasso do Inter em 2010 - do que do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, o time faz uma consistente no Brasileirão.

Jô, que está com a Seleção Brasileira nos Estados Unidos, desfalca o time de Cuca. Em seu lugar, deve jogar Alecsandro, outro velho conhecido dos colorados. "Fiz mais de 50 gols com a camisa do Inter. Sou respeitado e é lógico que temos carinho pelo Inter. Tenho amigos lá dentro. Mas, quando a bola rola, é cada um defendendo seu prato de comida", diz o centroavante. Dátolo, outro ex-colorado, que também está à disposição.

Campeonato Brasileiro 2013 - 34ª Rodada


Atlético-MG

Giovanni; Marcos Rocha, Léo Silva, Rever e Lucas Cândido; Pierre, Josué, Diego Tardelli e Guilherme; Fernandinho e Alecsandro. Técnico: Cuca.

Inter
Muriel; Cláudio Winck, Alan, Jackson e Fabrício; João Afonso, Willians, Otávio, Jorge Henrique e D'Alessandro; Rafael Moura.

Local: estádio Independência.
Horário: 21h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ).
Fonte:Correio do POVO
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Grêmio deve buscar parceria para ficar com Rhodolfo

Zagueiro tem contrato de empréstimo até junho de 2014

Com o título do Cruzeiro, a principal disputa no Brasileirão será pelas vagas no G4. Nesta briga, o Grêmio vai bem, principalmente depois de vencer o Vasco nessa quarta-feira. Mas a cada rodada o pensamento gremista se estende para 2014 e o planejamento começa a nascer. Um dos itens cogitados é a continuidade de Rhodolfo. O zagueiro fica com o Tricolor até junho de 2014, mas o clube deverá buscar uma parceria para comprá-lo, segundo o assessor de futebol Marcos Chitolina.

"O Rhodolfo tem contrato de empréstimo até a metade do ano que vem. O São Paulo só pode retirá-lo para uma venda para o Exterior. Ele não tem como sair de outra forma. Nós já sabemos o seu valor e o clube precisa de um parceiro para efetuar uma eventual compra. Vamos correr atrás disso", disse Chitolina em entrevista coletiva.

Chitolina desconversou sobre a permanência de Zé Roberto, que deve acontecer com a chegada do Grêmio à Libertadores de 2014. "O contrato do Zé com o Grêmio tem uma cláusula que indica a renovação automática em caso de classificação. Ainda não entramos no planejamento de 2014, mas ele é jogador do Grêmio. O ano que vem será tratado mais tarde", explicou.

O Grêmio não esconde da torcida que o nível de investimento do clube na equipe está diretamente ligado à classificação para a Libertadores. Segundo Chitolina, as realidades são diferentes em função dos gastos com a Arena. "O clube tem um panorama com o torneio e outro sem o torneio. Não posso mensurar, mas a nossa participação no torneio definirá o nosso investimento no elenco e nas melhorias do time. Se não chegarmos lá (Libertadores), vamos repensar", admitiu o assessor de futebol.
Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Polícia identifica 61 pessoas ligadas ao PCC no RS

Vinte e seis foram presos nesta quinta na operação Pirâmide

Um plano da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) para se infiltrar cada vez mais nos presídios gaúchos, além de assumir o tráfico de drogas, foi desarticulado na operação Pirâmide da Policia Civil.  Houve a identificação de 61 integrantes da organização criminosa em atividade no Rio Grande do Sul, sendo que 26 deles receberam as ordens de prisão na manhã desta quinta-feira.

Desse total, 21 são apenados recolhidos em Ijuí, Uruguaiana, Carazinho, Passo Fundo, Santa Maria, Guaíba, Porto Alegre, São Luiz Gonzaga e Charqueadas, além de um em Petrolina, em Pernambuco, e outro em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Outros 14 criminosos foram detidos durante os 11 meses de investigação. Dois suspeitos permanecem foragidos.

A ação foi coordenada pelo Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) da Polícia Civil, e teve apoio da Susepe e da Brigada Militar. Mais de 690 policiais civis e militares, além de agentes penitenciários, foram mobilizados em 80 viaturas. Celulares, drogas, veículos e documentos foram apreendidos. Os mandados judiciais foram cumpridos também em Erechim, Alvorada e Torres.

Segundo o delegado Emerson Wendt, o objetivo da operação Pirâmide foi impedir mais uma vez a tentativa da organização criminosa em se instalar com força no RS, sobretudo no sistema carcerário a partir do recrutamento de detentos e ainda na montagem de uma rede de narcotráfico, cuja primeira meta seria abrir duas “lojas”, como são chamadas as bocas de fumo. “Eles estavam começando”, avaliou.

Ao longo das investigações mais de meia tonelada de drogas foram interceptadas no Rio Grande do Sul e até no Mato Grosso do Sul como se fossem apreensões de rotina para não despertar suspeitas. De acordo com o titular do GIE, o inquérito aberto soma cerca de 7 mil páginas. Mais de mil relatórios, com dados e informações, foram analisados nas investigações.
Fonte: Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Prefeitura recebe cavalos em ação para retirada das carroças das ruas

Objetivo é que veículos saiam de circulação em Porto Alegre até junho de 2015

Porto Alegre realizou nesta quinta-feira a primeira ação para a retirada definitiva das carroças das ruas da cidade. O prefeito José Fortunati participou da cerimônia de recebimento dos veículos e carrinhos primeira na sede do Centro Administrativo Regional (CAR) Glória, Cruzeiro e Cristal na rua Mariano de Mattos. Os proprietários das carroças um total de 41 pessoas receberam da prefeitura indenização de R$ 1,2 mil pelo cavalo e R$ 800,00 pela carroça e R$ 300,00 pelo carrinho. Os valores serão creditados aos proprietários em até 10 dias.

Nesta quinta, foram entregues 28 cavalos e um burro. A ação de entrega dos veículos e o pagamento da indenização faz parte da iniciativa Todos Somos Porto Alegre - Programa de Inclusão Produtiva na Reciclagem.

O prefeito José Fortunati destacou que os profissionais estão sendo capacitados, em cursos que duram um mês e meio, para trabalhar na iniciativa privada. Enquanto estudam, eles recebem uma bolsa de R$ 678,00 para poder se manter. Se não se sentirem aptos, eles podem repetir o curso. “A proposta do projeto é assegurar o ingresso de trabalhadores da coleta e separação de resíduos sólidos no mercado formal de trabalho”, explicou.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, informou que os animais serão encaminhados para uma área no Extremo Sul da cidade. No local, os cavalos serão tratados e, na sequência, ficam à disposição da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) para adoção. Segundo a primeira-dama Regina Becker, os cavalos não poderão voltar a atuar em trabalhos forçados. Cada animal irá receber um chip para monitoramento. Carroças e carrinhos serão encaminhados à reciclagem. A entrega dos animais está prevista na legislação de 2008 determinando que a cidade não tenha carroças circulando até setembro de 2016. Fortunati disse que o objetivo é que a retirada dos veículos seja concluída até junho de 2015.

O carroceiro Wilson Laguna Medeiros, que desde 2001 atua na reciclagem, afirmou que pretende comprar ferramentas com os R$ 2 mil. Com o equipamento, ele pretende realizar serviços de pedreiro, carpintaria e marcenaria. “Vou sentir falta do Rubinho que é baixinho e corre pouco”, explicou. O animal recebeu o nome em homenagem ao piloto Rubens Barrichello.

Fonte: Cláudio Isaías / Correio do Povo 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Informativo da prefeitura Municipal de Três Palmeiras



Ontem dia 13 de novembro de 2013, o presidente da câmera de vereadores de Três Palmeiras João Adelcio Flores Rigo,
que representa a bancada do PSB,na câmara de vereadores Três Palmeiras,esteve na Rádio Comunitária Liberdade FM,no Informativo da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras, onde abordou os seguinte assuntos:

- Fim do mandato de presidente da câmara de vereadores;
-Função do Vereador;
-Projetos votados e aprovados pela câmera de vereadores;
-Sobre a relacionamento interno entre os vereadores;
-Sobre o fechamento do orçamento da câmera de vereadores deste  ano de 2013.

Confira o áudio:
Texto,postagem e edição:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 14 de novembro de 2013

Alcione

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Programa Vida no Sul mostra Três Palmeiras durante a 9ª FEICAT



Neste final de semana vai ao ar o programa Vida no Sul gravado durante a 9ª FEICAT - Feira da Indústria, Comércio e Agronegócio, no município de Três Palmeiras (RS).  Com meia hora de duração, apresentando o município, o povo, o desenvolvimento de região e o potencial da economia baseada em pequenas propriedades agropecuárias, o programa leva essa história para todo o Brasil, através da TV Aparecida. O Vida no Sul ainda é transmitido na TV Unisinos (para região do Vale dos Sinos – RS), na TV Cidade Livre (para Brasília – DF) e na rádio web Clarín do Pampa.
Além da cobertura da 9ª FEICAT, o programa trata de aspectos históricos, econômicos e culturais de Três Palmeiras, mostrando o desenvolvimento do município através do incentivo ao trabalho camponês. Outro aspecto ressaltado no programa foi a luta pelo pedaço de terra para plantar, já que a região é o berço dos movimentos de reforma agrária no Brasil. A questão dos reassentamento indígena da região da Serrinha, da etnia Kaingang, também é tema do programa.
Durante a 9ª FEICAT, o Vida no Sul realizou uma Mostra Musical apresentando talentos locais que recheiam o programa de música. Animam esta edição do Vida no Sul: Banda Terceiro Ato, Irmãos Araújo, Lucas e Cristiano, Dallo e Paolinho, Lurdes da Sanfona.
O que é Vida no Sul
O Vida no Sul é um projeto cultural promovido pelo Instituto Cultural Padre Josimo para divulgar as manifestações culturais da região Sul do Brasil e da América Latina. É espaço para apresentar cultura que não aparece na grande mídia, valorizando a ação comunitária, a agricultura ecológica, a solidariedade e, principalmente, a participação popular na construção de uma vida melhor. O projeto iniciou há 6 anos e há 5 anos produz um programa de TV semanal, hoje veiculado em quatro emissoras em rede nacional, regional e também na rádio. Já foram exibidos mais de 300 programas, com dezenas de artistas, diversas temáticas e histórias de inúmeros municípios. Um universo multicultural com as particularidades da vida no sul.
Emissoras e horários de veiculação do programa gravado em Três Palmeiras:
·         REDE APARECIDA
16/11 (sábado), às 22h  -  Reprise 17/11 (domingo), às 5h45
+ Mais Informações ››››››

Governo apresenta plano de expansão do acesso digital e repassa 300 computadores a 50 municípios



Ações de inclusão digital em diversas cidades do Rio Grande do Sul e em serviços públicos, como saúde e educação, foram o tema do Fórum RS Digital, realizado nesta terça-feira (12), em Porto Alegre. No evento, que reuniu integrantes dos governos estadual e federal, de empresas privadas ligadas ao setor e mais de 50 prefeitos e representantes municipais, o Governo do Estado repassou 300 computadores para 50 municípios, por meio do programa RS Mais Digital.

"A preocupação do governo estadual não é apenas levar acesso, mas formar cidadãos aptos às novas tecnologias", afirmou a coordenadora de Inclusão Digital do Governo do Estado, Vera Spolidoro.
O programa RS Mais Digital, instituído pelo Decreto Estadual nº 50.800 e regulamentado para adesão dos municípios pelo Decreto nº 50.801 (disponíveis na íntegra no arquivo anexo), prevê ações de promoção da inclusão digital no Estado, ampliação do acesso à banda larga para população e apoio a instituições que utilizem o software livre e que tenham projetos em governo eletrônico.
"Estamos enfrentando a situação de tantas comunidades que estão isoladas por não ter acesso digital", disse o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta.

O Governo do Estado apoiará ações de prefeituras e órgãos que possuam projetos de promoção e expansão do acesso digital. Um comitê será formado - e deve entrar em operação em dezembro - para analisar os projetos apresentados pela comunidade em geral. Os interessados podem buscar mais informações sobre o o recebimento de recursos do Estado para projetos na área de inclusão digital através do site
www.rsmaisdigital.rs.gov.br.
RS Mais Digital prevê entrega de 4 mil computadores
Os computadores liberados aos municípios ficarão disponíveis para as comunidades em forma de telecentros administrados pelas prefeituras. O RS Mais Digital prevê ainda a entrega de mais 300 equipamentos por mês, totalizando 4 mil unidades até o fim de 2014. "Hoje, os computadores representam um universo de conhecimento e comunicação global, portanto essa iniciativa pode mudar a vida de muitas pessoas", finalizou o secretário Afonso Motta, que faz a interlocução com os municípios e assinou a liberação dos equipamentos.
A lista das cidades contempladas com os computadores nesta terça-feira:


Alecrim
Alegrete
Alto Alegre
Alvorada
Arroio Dos Ratos
Barra Do Rio Azul
Caibaté (Escolas E Sala Digital Dos Idosos)
Campina Das Missões
Campos Borges
Capitão
Catuípe
Cerro Largo
Dilermando De Aguiar
Dr. Mauricio Cardoso
Encantado
Ernestina
Faxinal Do Soturno
Fazenda Vilanova
Flores Da Cunha
Fortaleza Dos Valos
Giruá
Guarani Das Missões
Horizontina
Imbé
Iraí
Itaqui
Júlio De Castilhos
Marau
Nonoai
Palmares Do Sul
Paraíso Do Sul
Planalto
Porto Vera Cruz
Quinze De Novembro
Rio Dos Indios
Restinga Seca
Salto Do Jacuí
Salvador Das Missões
Santo Ângelo
Santo Antônio Das Missões
Santo Cristo
São José Das Missões
São Luiz Gonzaga
São Miguel Das Missoes
São Paulo Das Missões
Silveira Martins
Soledade
Teotonia
Torres
Ubiretama
Vitória Das Missões
Texto: Anna Magagnin e Mateus Rosário
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/