quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2419, do dia 09 de Dezembro de 2021

 

Está no ar a Edição 2419 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:                                                                

01 Auxílio Brasil no valor de R$ 400 começa a ser pago na sexta

02 Amigo Secreto deve movimentar R$ 6,3 bilhões na economia

03 Custo da cesta básica sobe em nove cidades do País

04 OMS diz que vacinas disponíveis são eficazes contra variante Ômicron

05 Sífilis exposição traz raridades, impacto e história da doença

06 Saiba como desinfectar brinquedos e locais das crianças

+ Mais Informações ››››››

Falta de chuva afeta lavouras em Três Palmeiras



A escassez de chuva atinge muitos municípios gaúchos e em Três Palmeiras não é diferente, as lavouras de milho são as mais afetadas, o soja também está sentindo a falta da chuva para se desenvolver assim como as pastagens. 
 No milho é difícil calcular a quebra mas os produtores já sabem que os prejuízos serão grandes. E o que está ruim pode piorar, tendo em vista que as previsões não são animadoras, Dezembro e Janeiro prometem ser de pouca chuva. 
A previsão indica uma possibilidade de chuva no começo da próxima semana, os acumulados previstos não são altos mas qualquer chuva é muito bem vinda diante do cenário que se encontra o nosso município. 
Como já faz tempo que não chove forte para aumenta o nível das águas os rios do interior de Três Palmeiras também são afetados, é possível perceber pouca água correndo por eles. 

Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal na tarde de hoje e segundo o departamento de água e esgoto no momento o abastecimento de água está normal, porem se a falta de chuva persistir o município vai avaliar a situação dos poços artesianos e tomara algumas atitudes, e se o período de falta de chuva ser muito prolongado não se descarta a possibilidade de racionamento de água.
 Conversamos também com o Chefe do Escritório municipal da Emater de Três Palmeiras Hortêncio da Trindade que nos relatou a situação no momento. 
Segundo Trindade no milho se calcula uma quebra entre 50 e 60 por cento hoje. No município de Três Palmeiras são plantados 1500 hectares para grãos e 1000 hectares para silagem. 
Trindade relata que com o milho comprometido a silagem perde qualidade obrigando os produtores de leite darem mais ração para o gado e com isso aumentando os custos de produção.
 As pastagens estão muito afetadas porem diferente do milho em caso de voltar a chover é possível recuperar a mesma.
 Ainda segundo Hortêncio da Trindade a grande maioria das lavouras não vão alcançar 80 sacas por hectares. A nossa estimativa é que muitas lavouras tenham uma rentabilidade abaixo de 80 sacas por hectares. É difícil saber certo por que as previsões para os próximos 2 meses é de pouca chuva e esse senário pode ficar ainda pior  cada dia que passa a situação vai piorando. 
No soja trindade diz que entre 85 e 90 por cento das lavouras estão plantadas sendo que entre 10 a 15 por cento não germinou. Trindade também falou das lavouras de feijão,  Segundo ele as lavouras de feijão estão com percas superiores a do milho.

As fotos  foram tiradas de algumas lavouras de Três Palmeiras



 

Reportagem: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras 08-12-21

+ Mais Informações ››››››

Passos na Fé de 08-12-2021

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 2826 de 08-12-2021

+ Mais Informações ››››››

Fundadas duas novas Cooperativas Escolares na região

 

Escolas participantes do Programa, de Nova Boa Vista e Liberato Salzano, realizaram Assembleias Gerais de Fundação com eleição dos membros

No dia 27/11 e 03/12 as cooperativas Liberando Sonhos de Liberato Salzano e Girassol de Nova Boa Vista, realizaram as Assembleias Gerais de Fundação, que é a formalização das novas Cooperativas Escolares – Programa Social do Sicredi.

A condução de cada assembleia foi realizada pelos jovens sócios fundadores (estudantes de cada escola). Cada cooperativa elegeu seu conselho de administração, diretorias e conselho fiscal. Também aconteceu a apresentação do plano de gestão e a manifestação das motivações pessoais, que levaram cada jovem aos cargos que estavam concorrendo.

Os eventos contaram com a participação de várias autoridades locais, além da secretaria municipal de educação de cada município e da diretoria das respectivas escolas. As atividades que envolvem uma Cooperativa Escolar, desenvolvem diversas habilidades, conforme o explica o presidente da Sicredi Região da Produção, Saul Rovadoscki, “as cooperativas escolares são um modelo de conhecimento do espírito e da prática cooperativista, focado na liderança e no protagonismo juvenil, uma verdadeira iniciação ao cooperativismo, seus valores e princípios. Além de uma preocupação e transformação social, tão importantes para o futuro das comunidades”.

O que é uma cooperativa escolar?

São associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. Outro ponto de destaque é o protagonismo dos adolescentes, únicos sócios das cooperativas escolares. Esses são os responsáveis pela administração e condução dos projetos e oficinas, com o auxílio de um professor que acompanha as atividades.

Demais Cooperativas na região

Além destas duas cooperativas fundadas, segue em atividade a Rondinela em Rondinha. Mais uma cooperativa na escola Santa Julia Billiart de Constantina está em estudo e deve realizar sua assembleia de fundação no próximo ano.

Fotos Assessoria de Imprensa 

Sicredi Região da Produção RS/SC/MG

+ Mais Informações ››››››

342 - 08 de Dezembro, Quarta - Acontece o que você mais acredita

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/