sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Semana Farroupilha: curiosidades sobre o chimarrão

Em comemoração a Semana Farroupilha, buscamos várias curiosidades sobre a bebida mais tradicional do Rio Grande do Sul, o chimarrão. Dicas interessantes para aqueles que adoram preparar um bom chimarrão, seja para beber em casa com a família ou levar nos passeios com os amigos, a bebida é perfeita para muitos momentos.

Curtindo a cuia nova!

Para usar uma cuia nova ou que esteja sem uso há vários meses recomenda-se que seja lavada com água FRIA deixando que as paredes internas fiquem úmidas. Em seguida coloca-se 1 colher de erva mate seca movimentando-a dentro da cuia para que grude nas paredes internas. Repetir a operação acima a cada 4 ou 5 horas por 2 ou mais vezes. Importante: após o uso lava-se a cuia e deixa-se secar à sombra na posição horizontal.
Erva-mate energizante.
Sustenta as forças e o vigor do corpo humano durante o dia todo, independentemente até de qualquer outra alimentação. É muito recomendada para dietas.
Um prazer compartilhado.
Uma roda de chimarrão é um momento de descontração, fazendo parte de um ritual indispensável para unir gerações. O mate pode ser tomado de três maneiras: solito (isoladamente), parceria (uma companheira ou companheiro) e em roda (em grupo).
Matear com excelência!
- A mão direita – A entrega da cuia e o recebimento do mate devem ser feitos com a mão direita.
- A água para preparar o mate – A temperatura nunca deve estar muito quente, pois pode queimar a erva, dando um gosto desagradável ao mate e lavando-o rapidamente, o recomendado é entre 80º e 85º graus.
- Em roda de mate – É comum, após o primeiro mate, que sempre é do iniciar a roda pelo mais velho ou por alguém a quem se queira homenagear.
- Roncar a cuia – Uma vez servido o mate, deve ser tomado todo, até esgotá-lo, fazendo roncar a cuia.
Os tipos de mate:
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Cuca Gaúcha – Para um café da tarde bem saboroso!













Ingredientes:
Massa
· 3 xícaras de farinha de trigo
· 1 xícara de açúcar
· 1 colher (chá) rasa de sal
· 1 ovo
· 1 colher (sopa) rasa de fermento para pão
· 1 colher (sopa) de manteiga
· leite ou água para dar o ponto
· raspas de limão
Farofa
· 1/2 xícara de farinha de trigo
· 1/2 xícara de (chá) de farinha de açúcar
· 1 colher de (sopa) de manteiga
· Canela a gosto
Como fazer:
Misture todos os ingredientes da massa. Amasse até dar o ponto. Em seguida, deixe-a descansar e crescer até seu volume dobrar.
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes da farofa e reserve.
Depois, coloque a massa em uma forma de pão e coloque a farofa por cima. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, até a cuca crescer e ficar levemente dourada.


+ Mais Informações ››››››

Está nas mãos do Governo Federal ou Cacique afirma que voltarão "mais fortes" para Erval Grande

Os indígenas que estavam acampados em Erval Grande e levados a Passo Fundo por um grupo de moradores do município, nesta quarta-feira(17), devem se estabelecer num primeiro momento na comunidade de Faxinal, município de Água Santa.Foi o que revelou o cacique Jacir de Paula, depois de uma reunião com a procuradora federal Bruna Pfaffenzel e com o representante da Funai, Mauro Leno, na tarde de quinta-feira(18), no Ministério Público Federal, em Passo Fundo.
O cacique disse que nos próximos dias deve haver uma reunião com pelo menos 14 lideranças indígenas da região, em Água Santa, para que se tome uma decisão sobre a volta ou não do grupo para o local em que estava, no município de Erval Grande. "O que fizeram para nós, não se faz nem para cachorro. Nos tiraram de lá e o prefeito apoiou a retirada. Agora vamos dar esse tempo e todos vão ver que o nosso movimento vai voltar com ainda mais força", afirma.
A procuradora Bruna não quis se pronunciar à imprensa antes de conversar com o procurador do MPF de Erechim, Carlos Eduardo Cruz, já que o município de Erval Grande pertence àquela jurisdição. É importante dizer que a vontade dos índios é retornar a Erval Grande, mas, de acordo com o cacique Jacir, se o Governo Federal destinar uma área a eles, em outro município, eles vão aceitar e lá vão se instalar.

Fonte:auonline.com.br
Postado por:Elisete Bohrer

+ Mais Informações ››››››

Anvisa interdita lote de extrato de tomate com pelo de roedor


Agência também proibiu circulação de doce com fragmentos de vidro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira, a interdição do lote L6 do produto Extrato de Tomate, marca Knorr – Elefante, fabricado pela empresa Cargill Agrícola S.A. O lote, que possui validade até 21/05/2015, obteve resultados insatisfatórios nas análises de rotulagem e de matéria estranha macroscópica e microscópica, onde se constatou fragmentos de pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecida (1 em 100g).

Também foi interditado o lote L04501 do alimento Suspiro Duplo, marca Doces Arapongas Prodasa, fabricado por Produtos Alimentícios Arapongas S.A – Prodasa. O lote, que possui validade até 28/11/2014, também obteve resultados insatisfatórios nas análises de rotulagem e de matéria estranha macroscópica e microscópica, onde foi constatado a presença de fragmentos de vidro no produto. Ambas as determinações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e vigoram pelo prazo de 90 dias.

Fonte: Correio do Povo
Postado por: Claudinara Glienke
+ Mais Informações ››››››

Programa da Crehnor edição do dia 19 de setembro de 2014


Fonte:Jorge André Rogerio
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1131 do Dia 19 de setembro de 2014

Destaque desta edição.
 RS terá sexta-feira com chuvosa
Pais são indiciados por tentativa de homicídio de filha em Agudo
DOR NAS COSTAS: Saiba o que causa e como prevenir




Apresentado Por: Alcione Gondorek 
+ Mais Informações ››››››

Programa Falando em Saúde Edição do Dia 19 de setembro de 2014

Apresentado Pela . Fisioterapeuta  Silvana Boza

 





Postado Por: Alcione Gondorek
+ Mais Informações ››››››

Bebê gigante: menino nasce com quase 8 kg e 58 cm em Pernambuco

O pequeno Moacir Mateus Calaça Silva Neto, surpreendeu médicos, enfermeiros e até os pais quando veio ao mundo. O menino nasceu no último dia 3, em Floresta, interior de Pernambuco, com 7,650 kg e 58 cm. O peso é equivalente a de um bebê de seis meses e a estatura de um menino de dois anos.
Moacir Mateus é o segundo filho da agricultora Hosana da Silva, de 24 anos, e do técnico de enfermagem Marcionílio Calaça, de 37 anos.
A família de Carnaubeira da Penha comprou quase R$ 2.000 na compra de roupas, fraldas e móveis para criança. Porém, de acordo com o pai da criança, "quase nada foi aproveitado".
― Nenhuma roupa coube. Minha mulher havia comprado roupas para até três meses e, por isso, não ficamos com quase nada. Só sobrou o berço.
Segundo Calaça, eles só souberam que Moacir iria ter um tamanho fora do padrão um dia antes do parto, que durou cerca de uma hora e meia.
― O médico nos disse que ele iria ser grande, pois nem a ultrassom conseguia detectar o peso exato. Depois que ele nasceu, foi levado para Serra Talhada para exames e, em seguida, para o Recife.
Calaça explica que os médicos disseram que sua mulher poderia ter sofrido de diabetes gestacional, o que poderia explicar o tamanho da criança.Porém, após exames serem realizados, esse diagnóstico não foi confirmado.
― Moacir fez alguns exames hoje [18] e tudo está normal. Se tudo der certo, no sábado ele receberá alta.
Marcílio Novaes/ O Povo com a Notícia
Do R7
+ Mais Informações ››››››

Pais são indiciados por tentativa de homicídio de filha em Agudo

Os pais de um bebê com pouco mais de um mês foram indiciados pela Polícia Civil de Agudo por tentativa de homicídio contra a criança. Segundo a investigação policial, a menina foi jogada no chão pelo pai durante uma briga do casal, no dia 30 de agosto, quando tinha apenas 26 dias de vida.
O delegado Eduardo Flores Machado, que investiga o caso, entregou o inquérito para a Justiça indiciando o pai por tentativa de homicídio qualificado, por motivo torpe e meio cruel, e a mãe por tentativa de homicídio simples.
— No meu entendimento, a mãe presenciou quando o pai jogou a criança no chão e foi omissa. A mãe deve, por lei, proteger o filho. Sendo assim, ela assumiu o risco de que houvesse uma morte — afirma do delegado.
O bebê foi internado na UTI pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria depois que os avós paternos foram visitar a criança e a encontraram com uma lesão na cabeça.


Fonte: Panambi News
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

CoperAmetista inicia produção de Suco de Laranja

A CoperAmetista iniciou seus trabalhos no ano de 2007 com famílias dos produtores de uva do município de Ametista do Sul.
A produção inicial era de vinhos. No inicio deste ano ganhou novas instalações no Bairro Aparecida com prédio bem maior possibilitando a produção de sucos. Investiu mais de 250.000,00 em maquinas especializadas a industrialização através do produto de pasteurização.
Em janeiro deste ano a  cooperativa fabricou cerca de 25,000 litros de suco de uva e no mês de setembro esta produzindo suco de laranja. A  perspectiva e produzir mais de 30,000 litros, já que a cooperativa possui um projeto de venda de sucos para a CONAB através do programa PAA, com doação simultânea. Se conseguir a aprovação deste projeto estará entregando a media de 7.000 litros de suco de uva e laranja por mês. No dia primeiro de setembro abriu uma loja na furna do Ametista Parque Museu, com degustação dos produtos e atendimento a excursões de todo o brasil.
A coperametista possui hoje 41 sócios, todos do município de Ametista do sul, entre eles produtores de uva e laranja.
O objetivo agora e expandir as vendas para outros estados através de representantes e também participar de licitações escolares para a venda de sucos, valorizando a qualidade nutricional do produto.
FONTE: INFOCO
+ Mais Informações ››››››

Jornal dos Trabalhadores - Rio Grande do Sul - Edição 573 dia 19 de setembro de 2014

Ouça nesta edição:
Biocasa produz 100% da energia que consome;
Cansaço em excesso pode ser sinal de problema de saúde;
Trabalhadores dos Correios decidem manter greve.
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/