terça-feira, 6 de junho de 2023

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2812, do dia 07 de junho de 2023

 


Está no ar a Edição 2812 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:

01 Lula anuncia mais rigor contra agressões ambientais

02 BNDES anuncia R$ 7,6 bilhões ao setor agropecuário brasileiro

03 Missão gaúcha à Espanha tem foco na inovação e educação

04 Gasolina cai nos postos pela 4ª semana seguida; etanol e diesel também baratearam

05 É golpe mensagem falsa informa que contribuinte tem informações para corrigir no IR 2023

06 Anvisa renova autorização de vacinas e medicamentos de uso emergencial

+ Mais Informações ››››››

Programa do STR de 06-06-2023

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição 3199 de 06-06-2023

+ Mais Informações ››››››

Cotrisal celebra Semana do Mundial do Meio Ambiente destacando ações sustentáveis

 Reflorestamento: A Cotrisal mantém uma área de 253,5 hectares com eucaliptos.

A Cooperativa investe em energia fotovoltaica

A Semana do Mundial do Meio Ambiente, 05 até 09 de junho, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de preservar os recursos naturais.

E a Cotrisal, ao longo de suas seis décadas de trabalho, sempre priorizou ações sustentáveis nas suas atividades econômicas, incentivando e difundindo práticas para seus 11 mil associados, por que acredita que cuidar da natureza é respeitar a vida e as próximas gerações.

Agricultura Sustentável

Os processos de modernização e inovação dos sistemas produtivos são fatores que, cada vez mais auxiliam o produtor para o aumento de produtividade e a sustentabilidade na atividade agrícola. O Sistema de Plantio Direto e a agricultura de precisão são as tecnologias consideradas mais sustentáveis que existem. Na Cotrisal, a consultoria técnica tem trabalhado e difundido os temas constantemente. Estudos apontam que o sistema plantio direto (SPD) com uso da rotação de culturas e presença de plantas de cobertura é o mais promissor para mitigação de gases de efeito estufa (GEE), quando comparado ao cultivo mínimo, sem a presença de plantas de cobertura, ou ainda em relação ao preparo convencional do solo.

Produção de Biocombustível

A Cotrisal é a maior cooperativa fornecedora de matéria prima para produção de Biodiesel do sul do Brasil. São 4.740 produtores associados que contribuem com o fortalecimento da Agricultura Familiar a partir da participação no programa, auxiliando no complemento da renda dos pequenos agricultores e contribui para sua permanência no campo, ações que promovem o fortalecimento da agricultura familiar na produção de biodiesel.

Gestão Ambiental

Nos últimos dois anos, a cooperativa vem reduzindo as emissões de gases do efeito estufa em mais 920.919 toneladas de CO² na atmosfera, o que equivale ao plantio de mais de 4.566 árvores. A Cotrisal recebeu a certificação Perfil Energia+Limpa, desenvolvida pela parceria entre a consultoria em energia elétrica Perfil Energia e a Ecovalor, especialista em sustentabilidade. A cooperativa foi distinguida pelas iniciativas que promovem para a preservação e melhoria do meio ambiente por intermédio da utilização de energia limpa em

suas unidades. Além desta ação, a Cotrisal mantém uma área de reflorestamento de 253,5 hectares com eucaliptos.

Eficiência Energética

Outro projeto de sustentabilidade que está em franco desenvolvimento é a instalação do sistema de geração de energia solar fotovoltaica por meio de placas solares. O projeto teve início nos supermercados de Trindade do Sul, Nova Boa Vista e Barra Funda e agora foi ampliado para as filiais de Novo Xingu, Pinhalzinho, Rondinha, Liberato Salzano e em Sarandi nas unidades de Peças e Implementos Agrícolas, TRR, Transportes e Supermercado Loja 2. A energia solar é uma das mais sustentáveis do mundo, sendo renovável e limpa, uma vez que não emite poluentes, nem utiliza matérias-primas escassas na natureza.

Projetos e Ações diversas

Atuando em todas estas frentes, a cooperativa desenvolve também campanhas de conscientização sobre a redução do uso de energia elétrica nas filiais. É parceira ainda da Campanha do Litro d´Água, iniciativa da Associação Brasileira de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável (ABIDS-MA), que conta com a adesão de entidades, empresas e ambientes escolares para a propagação desta ideia. Projetos de distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas também fazer parte do escopo ambiental da Cotrisal. Além da campanha anual de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxico, proporcionando segurança ao homem do campo, prevenindo riscos de contaminação ao produtor, à sua família e ao meio ambiente e é sinônimo de conscientização.

Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda.Fone/Fax (54) 3361-5000www.cotrisal.com.br


+ Mais Informações ››››››

Entrevista com as Profissionais de Saúde Enfermeira Nara e Enfermeira Catiane

O tema abordado na entrevista foi as doenças respiratórias nesse período de inverno e o andamento da vacinação contra a  gripe em Três Palmeiras.



+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/