sexta-feira, 22 de março de 2024

Execução de políticas de combate à fome marca um ano de gestão de Edegar Pretto na presidência da Conab

 

Liderada pelo presidente Edegar Pretto, a atual diretoria-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) completou um ano de gestão nesta quinta-feira, dia 21 de março. Para marcar a data, foi apresentado um balanço das principais ações realizadas no período, em evento na sede da estatal, em Brasília, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e dos 27 superintendentes regionais, além de outros convidados. A avaliação coletiva é de que a maior companhia de abastecimento da América Latina se fortaleceu e voltou a cumprir o seu papel no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente no combate à fome e no incentivo à produção de alimentos.


Em seu discurso, Pretto destacou a valorização dos empregados e os investimentos que foram necessários para reestruturar a Companhia, recuperando o seu protagonismo na execução de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento do campo agrícola. Entre elas, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já comprou 94 mil toneladas de alimentos produzidos por pequenos produtores para doar a famílias em situação de vulnerabilidade.


“25% de quem está vendendo para o PAA são comunidades e povos tradicionais, 5% são indígenas, 20% assentados da reforma agrária e 50% agricultores familiares. Desse público, 70% está inscrito no CadÚnico e 46% recebe Bolsa Família. O PAA, que garante aos agricultores a venda de seus alimentos e coloca o pobre no orçamento, voltou a ser o grande instrumento para a erradicação da fome no Brasil”, declarou. 


No setor de tecnologia da informação, o investimento da Conab foi de R$ 20 milhões no último ano. O objetivo é melhorar o armazenamento de dados agropecuários, que são referência no Brasil e no mundo, inclusive para grandes potências, como a China e os Estados Unidos. A atual gestão também priorizou a reestruturação dos armazéns da estatal, que contará agora com parcerias estratégicas. Pretto anunciou que a Itaipu Binacional disponibilizou R$ 55 milhões para a execução do projeto de modernização de armazéns no Paraná e Mato Grosso do Sul.


Além de melhor atender às demandas do setor agrícola, a reestruturação das unidades armazenadoras permitirá que o governo federal potencialize os estoques públicos, inclusive de alimentos, garantindo renda aos produtores e contribuindo para estabilizar os preços nos supermercados. “A Conab está preparada para voltar a fazer estoques e controlar os preços para os consumidores. Nós queremos estocar arroz, trigo, mandioca, garantindo preço mínimo e compensador para quem planta”, acrescentou.


Sobre as projeções futuras, o presidente afirmou que a Companhia, na busca por práticas mais sustentáveis, está comprometida em realizar a transição para fontes de energia 100% renováveis em suas operações. Além disso, discute mecanismos para que o governo federal, com o apoio de agentes de saúde, localize as pessoas em situação de fome nos municípios.


“Nós queremos criar um sistema onde o governo possa saber onde estão essas pessoas, que muitas vezes estão invisibilizadas e nem documento têm. Através das cozinhas solidárias, que é a grande novidade da política do PAA, nós queremos garantir a elas comida boa e saudável da agricultura familiar”, argumentou.


Para o ministro Paulo Teixeira, o sentimento em relação à atual gestão da Conab é de “harmonia, compromisso de trabalho e realização”. Ao falar dos desafios do governo, citou a superação da pobreza e da miséria no campo e o combate à insegurança alimentar. “Nós estamos com o desafio de alimentar uma nação. Já conseguimos o feito de tirar, em um ano e um mês, 13 milhões de brasileiros do mapa da fome, mas nós temos que erradicar a fome, ter fartura de alimentos, fartura de direitos e fartura de horizontes para o povo”, apontou.


Foto: Antonio Neto/Conab



+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição 3396 de 22-03-2024

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/