sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Chuva ingressa no Rio Grande do Sul pela Fronteira Oeste

Frente fria pode causar precipitação forte e vendavais em diversos pontos do Estado

A frente fria que traz instabilidade e chuva forte ao Rio Grande do Sul ingressou no fim da manhã desta sexta-feira pela Fronteira Oeste. Bastante afetada pelas cheias do último fim de semana, Quaraí já registrou precipitação, assim como Santana do Livramento, ambas na divisa com o Uruguai.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o mau tempo alcança São Borja na próxima hora e a região de Santa Maria entre 14h e 15h. Há risco de ventania e chuva forte passageira, com algum granizo localizado.  Ainda conforme o serviço de meteorologia, a previsão não indica a mesma gravidade dos temporais que atingiram o Estado de sábado à segunda-feira passada. Apesar disso, a precipitação vai atingir todo o território gaúcho, chegando com força inclusive na Capital.

O sol aparece em Porto Alegre ao longo do dia, mas há maior aumento da nebulosidade da tarde para a noite, quando o vento sopra moderado com ocasionais rajadas antes da chuva. Não se pode descartar chuva forte com trovoadas e rajadas de vento.

Fonte:MetSul Meteorologia.
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Temporal avança pelo RS e causa estragos na área de Santa Maria

Ventos de quase 90 km/h derrubaram árvores, causando falta de luz e bloqueio de rodovia na cidade

A frente fria que ingressou na manhã desta sexta-feira pela Fronteira Oeste  avança pelo Rio Grande do Sul e já provoca temporal na área de Santa Cruz do Sul. Mais cedo, Quaraí registrou precipitação, assim como Santana do Livramento, ambas na divisa com o Uruguai. A chuva forte também passou por Santa Maria, no início da tarde, com rajadas de vento de quase 90 km/h causando danos e transtornos.

Por volta das 14h35min, três árvores caíram em diferentes pontos da cidade. O principal incidente ocorreu na Vila Oliveira, com o tronco do vegetal desabando sobre a rede elétrica. A vegetação também causou transtornos na rua André Marques e na ERS 509, bairro Camobi, onde o trânsito foi bloqueado. Bombeiros atendem as ocorrência e a AES Sul enviou equipes para fazer reparos na fiação de luz.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o mau tempo passou por São Borja também com ventos acima de 80 km/h e atingi, às 16h, Santa Cruz do Sul. Há risco de ventania e chuva forte passageira, com algum granizo localizado. Ainda conforme o serviço de meteorologia, a previsão não indica a mesma gravidade dos temporais que atingiram o Estado de sábado à segunda-feira passada. Apesar disso, a precipitação vai atingir todo o território gaúcho, chegando com força inclusive na Capital.

O sol aparece em Porto Alegre ao longo do dia, mas há maior aumento da nebulosidade da tarde para a noite, quando o vento sopra moderado com ocasionais rajadas antes da chuva. Não se pode descartar chuva forte com trovoadas e rajadas de vento. O temporal deverá atingir Porto Alegre a partir das 17h.

Mais de 700 seguem fora de casa

Por conta do tempo severo do último fim de semana, 726 pessoas seguiam fora de casa, de acordo com boletim da Defesa Civil às 9h30min de hoje. Dos 38 municípios afetados pelas enxurradas, São Gabriel, na Fronteira Oeste, concentra a maior quantidade de desabrigados (oito) e desalojados (240).

No total, há 407 pessoas desabrigadas e 314 desalojadas no Estado. Em Dom Pedrito há 48 desabrigados; em Rio Pardo há 24 desabrigados e 74 desalojados; em Rosário do Sul há 217 desabrigados; e em Sebastião do Caí, 110 desabrigados.

Fonte:Repórter Renato Oliveira e da MetSul Meteorologia.
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Projeto de tornozeleiras para monitorar agressores de mulheres chega à AL

Lote de 50 equipamentos está disponível para coibir ataques às vítimas de violência no RS

O governo gaúcho acolheu o Projeto de Lei 278/2013, que cria o monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas. A meta é oferecer segurança às vítimas de violência auxiliando na fiscalização das medidas protetivas de urgência.

O documento do Executivo, protocolado em regime de urgência e assinado pelo governador Tarso Genro, chegou nessa quinta ao presidente do Legislativo, Pedro Westphalen. O primeiro lote das tornozeleiras - cuja utilização deve começar até o final do ano - é de 50 equipamentos.

A proposta foi desenvolvida junto com o Tribunal de Justiça. O chefe da Divisão de Monitoramento Eletrônico da Susepe, César Moreira, defendeu o modelo como forma de perceber a aproximação do agressor e prestar socorro à vítima com tempo de evitar um possível crime. Só Porto Alegre soma quase duas mil mulheres que recebem diariamente as Patrulhas Maria da Penha, criadas para conter a violência contra o sexo feminino.

Crítico ao sistema de monitoramento eletrônico de presos com tornozeleiras, o promotor coordenador do Centro Operacional Criminal (Caocrim) do Ministério Público do Estado, David Medina da Silva, já afirmou à Guaíba ser favorável ao uso do equipamento para tentar coibir a violência contra a mulher.
Fonte: Rádio Guaíba 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição do dia 15 de novembro de 2013

Alcione

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Família é feita refém durante assalto em São José do Ouro

Casal e bebê de seis meses foram rendidos por quadrilha durante quatro horas no Norte do Estado

Cinco homens armados assaltaram na madrugada desta sexta-feira uma casa em São José do Ouro, na região Norte do Estado. Segundo a Brigada Militar (BM), um casal e um bebê de seis meses foram feitos reféns em uma residência no bairro Altos da Esperança.

Os criminosos roubaram computador, dinheiro, cheques e celulares. O grupo teria fugido em direção a Passo Fundo. A BM realiza buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso.

Fonte:Luciano Nagel / Rádio Guaíba
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Justiça mantém indenização à mulher que encontrou rato morto em pacote de pipoca doce

Empresa fabricante foi condenada ao pagamento de R$ 4 mil por dano moral

O ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve a indenização a ser paga pela empresa Flavor Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. à consumidora que encontrou   um rato morto, já em estado de putrefação, dentro de um pacote de pipoca doce. 

A empresa fabricante foi condenada ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 4 mil pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). 

Em sua defesa, a empresa alegou a inexistência de abalo moral, uma vez que não teria havido a ingestão do alimento impróprio ao consumo humano. O ministro do STJ negou seguimento ao recurso especial interposto pela Flavor.
Relembre o caso
A autora ação entrou com o pedido de indenização contra a empresa porque em junho de 2008, ao abrir um pacote de pipoca doce da marca Beija-Flor, sua filha de nove anos sentiu um cheiro muito forte, repugnante. Ao olhar para o interior do pacote, foi constatado um camundongo inteiro, seco, em estado de putrefação, de coloração acinzentada e com pipocas grudadas em seu corpo.
Na época, a empresa garantiu ter manutenção com firma especializada em desratização e controle de pragas e observar as obrigações com a vigilância sanitária. O argumento era de que o roedor fora colocado no pacote deliberadamente ou entrou no pacote no estabelecimento onde a pipoca foi adquirida. Também defendeu que o produto não foi ingerido e poderia ter sido trocado, inexistindo dano moral.
Fonte:Zero Hora 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Aprenda a reduzir a quantidade de sal nos alimentos

Quais são as opções oferecidas pelo mercado para quem quer reduzir o consumo de sal?
As principais opções que temos no mercado são: sal com redução de sódio, sal light, gersal e sal marinho
Sal hipossódico - Tem duas subdivisões de acordo com a Anvisa, ambas são chamadas de “light”.
Sal com reduzido teor de sódio - É composto de no máximo 50% cloreto de sódio (sal refinado), além de cloreto de potássio e iodo. Por apresentar o potássio em sua composição, não deve ser usado sem prescrição. Indivíduos com comprometimento renal ou em uso de algumas medicações anti-hipertensivas, por exemplo, não irão se beneficiar com seu uso.
Sal para dietas com restrição de sódio - Apresenta uma redução mínima de 20% na quantidade de sódio. É ofertado, na maioria das vezes, com uma mistura de ervas naturais.
Sal marinho - Diferentemente do sal de cozinha, ele não passa pelo processo de refinação, mantendo em sua composição minerais como iodo e enxofre que são perdidos nesse processo. A quantidade de sódio é a mesma, por isso, deve ser usado com moderação.
Gersal - Mistura de sal com gergelim, deixa o sal “mais saboroso” e acaba auxiliando a diminuição do seu consumo. Além disso, o gergelim é também fonte de gorduras boas e cálcio, é uma boa opção para enriquecer as preparações.

O sódio pode ser encontrado em alimentos doces também?
Alguns aditivos alimentares têm sódio na composição.
Exemplos de alimentos doces com sódio: pães, bolos, biscoitos, iogurtes, sobremesas prontas, whey protein, gelatina. Esses aditivos são adicionados pela indústria nos alimentos para melhorar do produto.
Há aditivos adicionados nos alimentos com intuito de conservação e preservação: como agente aglutinador e controlador de fermentação em lácteos e derivados; textura, coloração e potencializador da cor em carnes e embutidos; desidratante e amolecedor de matérias-primas como arroz e farinhas e controlador de cozimento homogêneo de pães e bolos.





Como podemos substituir o sal nos alimentos?
A melhor forma de substituir o sal no dia a dia é acrescentar outros temperos na preparação da comida.
As células que temos na língua responsáveis pela sensação de sabor (papilas gustativas) são constantemente renovadas, e isso faz com que nosso paladar possa ser alterado facilmente.
Com a diminuição aos poucos da quantidade de sal dos alimentos, e inclusão de outros temperos, nosso paladar rapidamente se adapta.
Os principais temperos utilizados são: alho, cebola, cebolinha e salsinha, gengibre, pimenta, alecrim, manjericão, orégano, hortelã, louro, coentro, tomilho, curry, suco de limão e de laranja, vinho
Muitas delas podem ser mantidas em uma hortinha em casa, pois são extremamente fáceis de cultivar. Outra opção é comprar na forma in natura, e manter no freezer, ou desidratadas no supermercado.

Cinco alimentos ricos em sódio
Refeições prontas/congelados - Macarrão instantâneo, sopa de pacote, bolo de caneca, pizza, lasanha
Enlatados e conservas - Pepino, ovo de codorna, azeitonas, ervilha, milho, atum, sardinha
Embutidos - Presunto, salame, mortadela, queijos, kani-kama
Temperos prontos - Caldos, temperos em pó, mostarda, catchup, molhos prontos, shoyo
Aperitivos - Salgadinhos, amendoim torrado com sal, castanha de caju com sal.

Cinco alimentos com baixo teor de sódio
Carnes, frango e peixe - Quando compradas no açougue e somente embaladas, sem estarem previamente temperadas ou preparadas
Frutas in natura
Vegetais in natura
Alimentos com mínimo processamento (opções orgânicas dos alimentos tendem a ter menos sódio, devido a menor quantidade de conservantes e aditivos)
Sementes - Linhaça, gergelim, chia
Óleos vegetais
Tofu
+ Mais Informações ››››››

Frente fria avança e traz chuva para todo o RS nesta sexta-feira

Estado terá abafamento, com máximas acima de 30°C em diversos pontos

A frente fria, que na noite desta quinta-feira provocou fortes tempestades na Argentina, desloca-se nesta sexta pelo Uruguai e traz chuva de manhã no Sudoeste do Estado. Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, o sol aparece e faz muito calor com máximas de 35ºC ou mais no Centro e no Noroeste do Estado.

A frente avança rapidamente e provoca chuva em quase todo o RS até o fim do dia. Da tarde para a noite, nuvens carregadas causam chuva localmente forte a intensa de curta duração e temporais isolados, alguns severos, com granizo e prováveis vendavais.

Depois de uma sequência de dias com amanhecer mais frio, as mínimas devem ser amenas, com 10°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, são elevadas, alcançando 36°C em Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 35°C.

A MetSul alerta para o potencial de novo episódio de tempo severo no Estado entre a sexta-feira e o sábado. O serviço de meteorologia informa, entretanto, que não se espera quadro tão grave como o ocorrido no começo da semana, quando temporais e chuva extrema deixaram 4 mortos e prejuízos de dezenas de milhões de reais.
Fonte: Metsul
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/