terça-feira, 6 de outubro de 2020

Professor do Curso de Agronomia publica artigo em revista


 O professor Jackson Korchagin do Curso de Agronomia do CESURG Sarandi publicou recentemente um artigo na revista científica Environmental Earth Sciences. Trata-se de uma revista internacional multidisciplinar, preocupada com abordagens inovadoras e aspectos da interação entre seres humanos e recursos naturais, com ênfase no solo.

O estudo foi realizado no município de Pinto Bandeira/RS e avaliou o acúmulo e a distribuição de Cobre (Cu) e Zinco (Zn) ao longo de um perfil de solo, em uma área sob cultivo centenário de videiras (implantação do parreiral ocorreu no ano de 1890). Ao longo do histórico de cultivo, foram realizadas aplicações frequentes de calda bordalesa (CuSO4.5H2O + Ca(OH)2)],como tratamento fitossanitário.

Os principais resultados mostram acúmulo de cobre na camada superficial do solo, com teores de aproximadamente 2.000 mg kg-1, o que representa 15 vezes mais do que ocorre em áreas de mata nativa. Também foi observado aumento nos teores de cobre em camadas mais profundas do solo, evidenciando migração desse metal no perfil do solo.

Esses resultados mostram que algumas práticas agronômicas podem interferir significativamente na qualidade do solo após pouco mais de um século de cultivo. As implicações práticas que ocorrem em função do excesso de cobre e zinco no solo estão relacionadas à dificuldade no desenvolvimento de plantas de cobertura, deixando o solo mais sujeito a erosão; dificuldade na renovação do parreiral, visto que as plantas jovens de videira têm dificuldade em se estabelecer em áreas contaminadas; e contaminação do solo e de fluxos de água superficiais e subterrâneos.

Vale ressaltar que as técnicas para remediação de solos contaminados são onerosas, envolvem muito trabalho e resolvem apenas parcialmente o problema.

+ Mais Informações ››››››

06 de Outubro, Terça - Humildade e experiência de Deus

279 - 06 de Outubro, Terça - Humildade e experiência de Deus
+ Mais Informações ››››››

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2114, do dia 06 de outubro de 2020


Edição 2114 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.
O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.
Ouça na Edição de hoje:
0 1 Semana Internacional de Luta Anti-Imperialista denuncia sanções ilegais dos EUA
02 Declaração Simplificada do IR pode ser extinta, junto com o desconto de 20%
03 Trabalho remoto deve ter limites e condições dos trabalhadores serão fiscalizadas pelo MPT
04 Nossa tarefa é ir pra rua, diz petroleiro sobre aval do STF à venda de refinarias
05 Mais de 50% dos planos de saúde tiveram reajuste na pandemia, diz Idec
06 Coronavírus ainda é um risco para 90% da humanidade, alerta OMS
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/