sexta-feira, 7 de abril de 2017

Tempo de quaresma é tempo de reflexão


      A vida e a morte é o desígnio de cada ser humano. O tempo de quaresma serve para refletir sobre a morte de um personagem histórico, Jesus Cristo. Mas, é claro que não somente deve-se lembrar da vida e sua mensagem, como também aproveitar para refletir sobre a nossa vida.

      Jesus em sua passagem na terra deixou vários exemplos, dos quais quem se diz cristão deveria ao menos observar. Não é fácil seguir a todos, nem sempre em nossa vida seguimos bons ensinamentos e temos boas condutas. No caso dos Cristãos, quem segue os seus exemplos aprende minimamente a amar sem medida, ter paciência, sapiência, esperança, fé e também a carregar a sua própria cruz. Carregar a cruz de todo o peso da humanidade, esse foi o destino do filho de Deus. Por que dizer isso, será que Jesus é mesmo responsável pela vida de todos nós? Não sei. Esse é um mistério da fé.

      Há, em nosso meio, pessoas que dão a vida por suas famílias, comunidade, cidade e assim por diante e estes prezam pela vida. Porém, também tem aqueles que não estão nem aí com a família, comunidade, cidade..., estes são aqueles que prezam pela morte do outro para poder triunfar. Diante dos exemplos, cada um/a escolhe o caminho a seguir: “ficar no meio da estrada é sempre perigoso, somos convidados a caminhar”.

      Neste período de quaresma lembra-se dos 40 dias que Jesus ficou no deserto refletindo, também nós somos convidados a refletir sobre a nossa vida. Não importa se você é cristão ou não é, a reflexão sobre a vida sempre se faz importante para que possamos recuperar nossos erros (quando erramos) ou melhorar nossos acertos. Acertar ou errar é normal, e a reflexão sobre nossas ações somente ajudam avaliar nossa caminhada. Pense, reflita, siga a sua estrada!
Rudimar Barea é Mestre em Filosofia, Professor do CESURG e Técnico em Agropecuária Ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/