quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 3002 do dia 29 de Fevereiro de 2024

 


Está no ar a Edição 3002 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade.

O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351.

Ouça na Edição de hoje:

01 TSE restringe uso da inteligência artificial nas eleições de 2024

02 Testes para pagamento do Bolsa Família com moeda digital devem começar nos próximos meses

03 Prévia da inflação oficial tem alta de 0,78% em fevereiro

04 Imposto de renda mudança na tabela pode afetar os MEIs

05 Produção de carne de boi bate recorde no país e derruba os preços

06 Transplantes no RS registram aumento de 20% em três anos

07 Já tem ovos de Páscoa nas prateleiras expectativa é de alta nas vendas neste ano

+ Mais Informações ››››››

Conab e cooperativas formalizam projetos do PAA e doam alimentos em Sarandi e Frederico Westphalen

 A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá formalizar nesta quinta-feira (29/02), em Sarandi, contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com a Cooperativa dos Produtores Rurais de Três Palmeiras (Cootrepal) e a Cooperativa da Produção dos Agricultores Familiares de Sarandi e Região (Coopafs). A solenidade de assinatura dos Termos de Pactuação da Agricultura Familiar inicia às 17 horas, no ginásio da Cohab, no bairro Santa Catarina, com a participação do presidente da Conab, Edegar Pretto, de agricultores familiares, lideranças e autoridades da região.

Entre os dois projetos, que são executados na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), o investimento do governo federal será de R$ 759 mil. Até a última etapa do PAA, 1.625 pessoas atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Três Palmeiras e Sarandi vão ser beneficiadas com mais de 112 toneladas de alimentos. Elas vão receber frutas, verduras, legumes, pão caseiro, melado de cana, bolacha colonial e shimier. A produção é de 53 famílias.

No mesmo evento, a Coopafs e a Cooperativa de Produção Agropecuária Constantina (Coopac) farão entregas simbólicas de alimentos.

Mais assinaturas e entregas em Frederico Westphalen

Na quinta-feira pela manhã, em Frederico Westphalen, a Conab formalizará outros três projetos do PAA CDS. O evento será no ginásio da Sociedade Frederiquense de Promoção do Menor (Promenor), no bairro Fátima, a partir das 9 horas, com a presença da superintendente regional da estatal no Rio Grande do Sul, Luzia Teixeira. Na ocasião, também serão doados alimentos ao Promenor e ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Os Termos de Pactuação da Agricultura Familiar serão assinados com a Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Frederico Westphalen (Coopraff), a Cooperativa dos Produtores de Uva e Derivados de Ametista do Sul (Coperametista) e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Familiares de Pinheirinho do Vale (Coopervale). Ao todo, os três projetos somam R$ 927,7 mil em recursos a serem aplicados pelo governo federal na compra de alimentos dos agricultores familiares.

Entre todas as etapas de execução do Programa, a Coopraff, a Cooperametista e a Coopervale vão entregar mais de 118 toneladas de frutas, legumes, verduras, massa caseira, farinhas de milho e trigo, pão, mel, queijo, entre outros alimentos. A produção é de 62 famílias e será destinada a 6.756 pessoas em situação de vulnerabilidade, nos municípios de Frederico Westphalen, Pinheirinho do Vale, Ametista do Sul e Ijuí.



Foto: Ricardo Stuckert/PR

+ Mais Informações ››››››

Você sabe a importância de separar os resíduos sólidos?

 Resíduo sólido é tudo aquilo que sobra de determinado produto, seja sua embalagem, casca ou parte do processo, e que pode ser reciclado. Já o rejeito é um tipo específico de material que é descartado pois não existe possibilidade de reaproveitamento ou reciclagem, como o lixo de banheiro.

Diante disso, é muito importante que você separe corretamente os resíduos que podem ser reciclados e transformados em novos produtos, pois quando não reaproveitam eles podem demorar vários anos para se decompor, gerando problemas ambientais e sanitários. Os materiais produzidos pelo ser humano, muitas vezes, são encaminhados aos aterros sanitários em sua maior parte, devido não terem condições de reaproveitamento, por isso, é muito importante que você faça a sua parte e contribua com o meio ambiente, separando corretamente os resíduos e deixando-os limpos e secos.

Materiais como vidro, metal, papel e plástico podem ser reciclados e transformados em novos produtos, com um custo menor para o consumidor, além de economizarem energia elétrica em sua produção, poluindo menos e utilizando menos recursos naturais não renováveis.



Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Três Palmeiras -RS

+ Mais Informações ››››››

Secretaria Municipal de Educação realiza formação com os atendentes educacionais

 

No dia 23 de fevereiro, teve início a formação continuada aos atendentes educacionais e estagiários da rede municipal de ensino de Três Palmeiras. Os encontros, que irão acontecer ao longo do ano de 2024, tem a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e tem o objetivo contribuir para a formação desses profissionais no contexto educacional atual.

Para a secretária municipal de Educação, Lenir de Fátima Vieira de Vargas, “esses profissionais e estagiários escolheram a educação para atuar, somente isso já nos deixa feliz, e assim, temos o compromisso de fornecer o suporte necessário para que esses profissionais se apaixonem e cheguem a sua excelência na profissão escolhida. Além disso, serve como importante ferramenta de suporte para toda a educação de nosso município”.


Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Três Palmeiras -RS

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/