quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Reflexos da estiagem em Três Palmeiras

 Na Tarde desta Quinta feira dia 06 de Janeiro a reportagem da rádio Comunitária Liberdade visitou vários locais no interior de Três Palmeiras para ver de perto como está a situação dos rios nesse período de estiagem.

O longo período sem chuva fez com que o rio que corria pela comunidade de linha nova 1 secasse.

O rio da Linha Bela Vista também está com o nível muito baixo. O senhor Sergio Zamim conta que nunca viu o rio com pouca água como está hoje.


No maior rio do município “Baitaca” na linha Nova 2 Local onde a reportagem esteve, ainda corre água, porem a situação desse rio também é crítica. Na linha São Roberto conversamos com o senhor Etelvino Bitencurtt, morador dessa localidade a 66 anos ele diz que nunca viu o rio com pouca água como hoje. Nossa reportagem esteve também na linha Pipiri e conversamos com o senhor Gilberto Rigo que é morador da comunidade a 20 anos e com o antigo morador Olcinei Ecker segundo eles ver a pouca agua correndo no rio é muito triste. Não é diferente a situação na linha caneleira, nessa comunidade conversamos com a dona Justina Inês Colonese, Inês diz que nunca viu uma estiagem como essa. O município de Três Palmeiras decretou situação de emergência no final do ano passado. O chefe do departamento de agua e esgoto de Três Palmeiras Fabio Alves dos Santos fala dos trabalhos que foram e que estão sendo feitos para abastecer as propriedades do interior.Três poços artesianos do município já secaram e os demais estão com o nível baixo, por esse motivo pede a população para que economizem o máximo possível água para que não ocorra o racionamento. Nessa semana tivemos o registro de chuva em Três Palmeiras entre 15 e 29 milímetros, o que não foi o suficiente para aumentar o nível das aguas. Tendo em vista a previsão de chuva a baixo da média para o mês de janeiro a situação dos reservatórios tendem a piorar. Na agricultura os prejuízos maiores são no milho onde em algumas lavouras os prejuízos chegaram 100%. A soja também sente os efeitos da falta de chuva. 
Abaixo fotos dos pontos visitados:







































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/