quinta-feira, 17 de junho de 2021

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do CESURG realizam Projeto de Extensão com produtores de leite em Coqueiros do Sul.


 


Um grupo de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG Sarandi, realizou neste primeiro semestre de 2021 um projeto de extensão com produtores de leite do município de Coqueiros do Sul.

A iniciativa do projeto partiu de Extensão II, disciplina do curso que prevê ações de Extensão Universitária com a Comunidade. A instrução e orientação dos projetos ficaram por conta dos docentes Paulo Roberto Machado e José Francisco Xavier da Rocha.

Os acadêmicos selecionaram 33 produtores, os quais responderam um questionário de perguntas simples com o intuito de levantar os principais desafios da propriedade leiteira. O resultado deste levantamento foi que a maioria das propriedades é de pouca extensão de área de terra e é caracterizada por agricultores familiares, em sua maioria produzindo leite a pasto. Outro ponto identificado foi o enfrentamento constante que os produtores têm com a presença da mastite, uma das doenças que mais afetam os rebanhos.

Após o resultado da pesquisa, os acadêmicos perceberam que era necessário levar informações aos produtores referente ao que eles enfrentam com a mastite. E assim surgiu a ideia de veicular instruções e esclarecimentos por meio de podcasts breves, sobre o manejo e cuidados com as vacas de leite. O material gravado será reproduzido pela emissora da Rádio Comunitária de Coqueiros do Sul. A escolha do meio de divulgação é pela preferência dos produtores no seu dia a dia, e pela facilidade de acesso pelos mesmos.

“E aqui é possível, mesmo em momentos de isolamento social, ver atividades de ação de Extensão Universitária que chegam até a comunidade, com integração e compartilhamento de conhecimentos, de troca de saberes de aprendizado. Uma via de mão dupla onde produtores ensinam seus saberes e compartilham sua realidade com os estudantes, e onde os acadêmicos podem demonstrar seu conhecimento e aprender a serem profissionais mais humanos e voltados ao crescimento da comunidade”. Complementa o professor Machado.

O projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos Ariéli Schmitt dos Santos, Ellen Elis Griebeler Rucks, Elian Marcon, Juliana Graminho e Thais Quadros Stuermer.

-


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/