Três Palmeias realizou sua tradicional feira, FEICAT 2017, mostrando toda a sua potencialidade no setor agropecuário, comércio e de serviços.
Um dos setores que mais cresce no município é o setor de bovinocultura de leite. Muitos produtores investem pesado na atividade tornando o município destaque regional na produção.
Durante a feira teve mostra de animais e palestras sobre atividade.
Estivemos participando representando a COTRISAL e realizamos uma palestra aos produtores de leite do município. O assunto abordado foi como iniciar as mudanças na propriedade para alcançar altas produtividades na produção de leite baseada à pasto.
Toda mudança só acontece se o produtor tomar a iniciativa e colocar em prática um plano de trabalho, pois ficar esperando que as mudanças ocorram da porteira para fora não irá alterar a situação que se encontra a propriedade, é preciso sim ter atitude e profissionalizar a atividade.
A atividade está passando por um momento de crise, mas é nela que os melhores se sobressaem e conseguem melhorar seus índices de produtividade e zootécnicos, mas para fazer isto é preciso ter dados em mãos para serem analisados, pois é a partir deles que são projetados os avanços necessários.
Além da palestra oportunizamos duas propriedades a apresentarem seus cases de sucesso, levando suas experiências e falando aos produtores participantes que é possível sim mudar e alcançar sucesso na atividade em pouco tempo. Estas propriedades de Trindade do Sul entraram no projeto da COTRISAL em abril e já realizaram transformações profundas na atividade.
A Família Galato foi uma das que foram apresentadas, uma propriedade que já tinha bons índices na atividade, mas mesmo assim foi possível melhorá-los, principalmente na maximização da produção de pastagens, diminuição de proteína na ração, redução na utilização de silagem e formação de palhada sobre o solo.
Joziel e Maikieli dos Santos foi outro casal que apresentou seu case, uma pequena propriedade, mas com um grande casal nela e isto fez toda a diferença para alcançar resultados fantásticos. Em apenas 6 meses de trabalho a propriedade conseguiu aumentar 67% a produtividade de seus animais, comparando o mesmo período de 2016 com 2017. Joziel falou o seguinte “é possível sim mudar, mas tem que acreditar numa assistência técnica séria e fazer aquilo que for combinado, quando o Martini me falou que eu tinha potencial para produzir tanto leite eu até achei que não seria possível, mas fiz aquilo que combinamos e a minha surpresa foi grande, eu não sabia que tinha animais com capacidade para produzir tanto leite. Nos anos anteriores nesta época eu já não tinha mais pastagem, agora ainda estou pastejando os animais sobre o azevém.”
As duas propriedades são uma mostra de que é possível sim mudar olhando da porteira para dentro da propriedade, mas sempre com auxílio de um profissional.
A segunda palestra foi coma extensionista da Emater Zuleica de Abreu com o tema “Nutrição e reprodução do gado leiteiro”, outro tema muito bem abordado pela profissional e que deve ser encarado com muita seriedade pelos produtores, pois a produção de leite depende de muitos fatores, mas dois dos principais são nutrição e reprodução e um terceiro não menos importante é conforto animal.
Fonte: Meu Tambo
Nenhum comentário:
Postar um comentário