terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Com influência do El Niño, verão deve ser chuvoso no Rio Grande do Sul

Meteorologista prevê precipitações na estação que começou nesta terça.
Também contribui para a situação o aquecimento das águas do Atlântico.
A chuva que marcou o inverno e primavera no Rio Grande do Sul deve permanecer no verão, que teve início na madrugada desta terça-feira (22). É a tendência para os próximos três meses no estado devido à influência direta do El Niño, como explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Rogério Affonso Rezende.
"Os meses de janeiro e parte de fevereiro serão bastante chuvosos, com chuva acima do padrão climatológico", observa.
Neste ano, o El Niño, está mais próximo da costa do Equador, o que, consequentemente, impacta no clima do estado. Normalmente, o fenômeno surge próximo à Indonésia, na Ásia. Também contribui para dias mais chuvosos no verão o aumento das temperaturas do Oceano Atlântico, observa o meteorologista.Em janeiro e fevereiro, a chuva no estado serão registradas com mais frequência na porção Oeste, mas também há possibilidade para o Litoral.
 "Um sistema de chuva tende a se formar no charco argentino (no Norte do país vizinho) e depois migra para o Estado", observa o meteorologista. Por isso, nesta porção do Estado as temperaturas serão mais baixas em relação ao esperado para a época.
"Normalmente a chuva ocorre à tarde, quando as temperaturas estão altas. Por isso, as máximas não serão tão altas no Oeste do Rio Grande do Sul."
O grande volume de chuva já foi registrado em dezembro na região das Missões. Conforme o meteorologista, a precipitação registrada foi de mais de 400 milímetros, três vezes mais do que o previsto. "Em Frederico Westphalen, em um dia choveu 100 milímetros", exemplifica.
Por essa série de fatores, quem quiser encontrar tempo firme e temperaturas altas no Litoral gaúcho deve apostar no começo de março, sugere Rezende. É que a partir da metade de janeiro, o El Niño começa a perder força e as precipitações começam a ficar dentro do padrão esperado. "Fevereiro já é um mês que normalmente chove mais."

Fonte: G1/RS
Postado por: Claudinara Glienke

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/