Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um novo confronto entre indígenas na Reserva de Ventara, município de Erebango, entre Getúlio Vargas e Erechim, na noite dessa sexta-feira. O crime ocorreu por volta das 21h, quando dois grupos rivais entraram em disputa pelo poder no local. Lourita Manoel Antonio, 37 anos, natural de Charrua, morreu perto do campo de futebol da reserva de Ventara.
A causa da morte só será definida após autópsia, segundo o delegado de polícia da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Captura (Defrec) de Erechim, Gustavo Ceccon, que esteve no local. Outros dois indígenas teriam sido baleados, mas não correm risco de perder a vida. Eles foram encaminhados para atendimento médico no hospital de Getúlio Vargas e liberados ainda durante a noite.
Após o tiroteio, policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Passo Fundo e do Pelotão de Operações Especiais (POE) de Erechim, se deslocaram para a reserva e garantiram a segurança no local. Durante o conflito, carros foram danificados por tiros e pedras.
O homicídio foi atendido pela Defrec de Erechim, mas a investigação deve ser assumida pela Polícia Federal (PF). Neste sábado, a BM de Erechim informou que um quarto indígena teria sido encontrado ferido dentro da mata.
Peritos do IGP (Instituto Geral de Perícias) e Passo Fundo realizaram a coleta de provas no local e encaminharam o corpo de Lourita para necropsia. Nessa quinta-feira, os dois grupos já haviam se confrontado. Na data, um adolescente de 14 anos foi atingido por um tiro no omoplata quando corria para casa em busca de refúgio, após o início da briga. Ele não corre risco de morte.
Postado por:Elisete Bohrer
Nenhum comentário:
Postar um comentário