Com o projeto denominado Gaitaço a Associação Cultura de Radiodifusão Comunitária Itatibense foi selecionada no edital dos Pontos de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e vai receber R$ 60 mil. O objetivo do projeto é promover a inclusão social e a integração na comunidade de jovens e adultos por meio da música. O festival Gaitaço, coordenado por Carlos Zuch, já está na 47ª edição e é desenvolvido pela rádio comunitária Cultura.
Nessa quarta-feira (11) o município de Itatiba do Sul esteve em festa para apresentar a instituição ao secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil. A Banda Marcial Municipal, que é uma das ações de cultura do município, abriu as comemorações, seguida pela apresentação do grupo de gaiteiros. Todos são agricultores da região e nas horas vagas se dedicam ao aprendizado da gaita, dentro do programa de trabalho do projeto Gaitaço.
Em programa, ao vivo, transmitido pela rádio Cultura, Assis Brasil explicou os objetivos do projeto Pontos de Cultura. “Esta é uma das criações mais originais do Governo Federal, que conseguiu revolucionar o rosto da cultura brasileira pelo incentivo às ações culturais já existentes e desenvolvidas pela sociedade civil”. Ele falou também sobre a política de editais da Sedac. “Os editais da Sedac estão consolidados como forma de repasse de recursos para o fomento da produção cultural no estado. Que este projeto sirva de incentivo para que outras comunidades, com alguma vitalidade cultural, também participem dos novos editais da secretaria”, concluiu.
A prefeita Adriana Tozzo agradeceu a visita e o apoio que o município tem recebido do Governo do Estado. “Pela primeira vez recebemos uma verba do governo estadual para a cultura. Estamos realizando dois sonhos: termos um Ponto de Cultura na cidade e vermos o inicio das obras de asfaltamento do acesso à cidade, um sonho de 38 anos que agora vai se concretizar”, afirmou.
O coordenador do Ponto de Cultura, Carlos Zuch, falou sobre a emoção de ter participado da Teia da Cultura, realizada no mês de maio em Natal. “Vamos agora desenvolver um trabalho para que os Pontos de Cultura utilizem as rádios comunitárias para divulgar suas ações e fortalecer a Rede RS dos Pontos”. Sobre o projeto disse que deve atender cerca de 700 pessoas da região. “ Não inventamos nada, apenas demos oportunidade a quem se interessou em participar e conhecer um pouco de música, e o resultado é excelente e agora vai crescer ainda mais”, finalizou.
Também participaram do evento a secretária de Ação Social, Cultura e Habitação, Marinês Sbardelotto e os vereadores do município.
Nesta quinta-feira (12) o secretário Assis Brasil visita o Ponto de Cultura Som Legal, em Quinze de Novembro.
Fonte: SEDAC
Postado por: Claudinara Glienke
Nenhum comentário:
Postar um comentário