sábado, 28 de junho de 2014

Estragos em Arvoredo foram menores do que o esperado

Arvoredo – Alívio para os moradores da cidade de Arvoredo. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, as águas do Rio Irani, que atravessa o município, subiu apenas 60 centímetros, valor abaixo do que foi projetado durante a tarde de sexta-feira (27). A possibilidade era iminente após o rompimento da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Vacaro, em Ponte Serrada, que era de 1,5 metro. A onda de cheia chegou no município por volta das 2 horas da madrugada.
“A distância entre os municípios, a sinuosidade do percurso do rio e o impacto da água em outras três PCHs contribuíram para reduzir a velocidade da água. Durante o trajeto, a água se espalhou pela margem e o volume também foi reduzido”, explicou o coordenador.
O secretário Estadual da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli está na cidade de Arvoredo deste o final da tarde de sexta-feira (27) e explicou que as medidas de evacuação, de 27 famílias e 23 estabelecimentos comerciais localizados em áreas consideradas de risco, foi uma medida tomada prevendo o pior cenário possível. “O maior medo da Defesa Civil era que o nível da barragem que rompeu em Ponte Serrada, mais o grande volume de chuvas e a água acumulada das três barragens seguintes pudesse se deslocar para o município de Arvoredo”, explicou.
Moratelli destacou que a construção de concreto das barragens no Rio Irani conseguiu conter boa parte do
volume de água e o nível do rio subiu menos do que a expectativa no município de Arvoredo. “Agora estamos orientando e liberando as famílias para que retornem para suas casas”, disse.
Trabalho em conjunto Peri destacou que o auxilio das empresas privadas proprietárias das PCHs, construídas ao longo do Rio Irani, foi fundamental para monitorar a situação e evitar que maiores estragos fossem registrados. “A cada hora eles nos repassavam dados do monitoramento feito nas unidades. Orientamos que, por segurança, após cada avaliação eles deixassem o local. Foi uma ajuda fundamental”, destacou.
RedeComSC com informações da Defesa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/