sábado, 15 de fevereiro de 2014

Ministério Público e deputados da CPI realizam visita em lojas de operadoras de telefonia

Objetivo da iniciativa foi verificar cumprimento de acordo firmado em Termo de Ajustamento de Conduta para solução de cobranças indevidas

O presidente da CPI da Telefonia realizada na Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP) e o relator, deputado Daniel Bordignon (PT) estiveram acompanhando os membros do ministério público estadual, Alexandre Lipp João, Coordenador do Centro de Apoio de Defesa do Consumidor e Rossano Biazus, Promotor de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, em visita em lojas das operadoras Oi, Vivo, Claro e Tim, em Shopping da capital.

A iniciativa teve por objetivo verificar o cumprimento de acordo firmado em Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelas operadoras com os ministérios públicos estadual e federal ao final da CPI da Telefonia da AL-RS, que inclui em um de seus itens principais a realização de um mutirão para resolução de cobranças indevidas presencialmente em lojas próprias das empresas ou revendas não próprias. Nesta primeira verificação foi constatado que as operadores estão realizando o atendimento na capital, disponibilizando pessoal exclusivo para o procedimento. Foi reiterado aos atendentes, pelos deputados e membros do MP, queé fundamental o registro dos protocolos de atendimento de cada consumidor, para o posterior envio de relatório geral ao ministério público. As principais reclamações verificadas são, além de cobranças indevidas, as faturas que não chegam até o cliente ou chegam com atraso, o que ocasiona multa.

O deputado Ernani Polo salientou que uma ação que poderá ser sugerida como procedimento permanente é o uso de uma linha 0800 exclusiva em cada loja para o atendimento de cobranças indevidas ao consumidor. “ Em uma das lojas que visitamos existia este equipamento, que, de acordo com a operadora, permite um atendimento exclusivo do consumidor que tenha demandas de reclamações, o que dá agilidade ao processo. Porém isto não é suficiente se não houver a resolução da pendência em 5 dias como está previsto no TAC, “ avalia Ernani Polo.

Tendo em vista a greve dos rodoviários de Porto Alegre, que ocorreu justamente no período de início do mutirão em fevereiro, foi levantada a sugestão de prorrogação do mutirão no mês de março, como forma de permitir que os consumidores tenham condições de deslocamento até as lojas das operadoras para levar suas reivindicações presencialmente. “ Seria uma medida sensata e um gesto interessante por parte das operadoras, já que os procedimentos estão ocorrendo sem transtornos e trazendo retorno para ambas as partes. Além disso, os consumidores que ainda estão em férias no mês de fevereiro poderiam realizar as eventuais reclamações sobre cobranças indevidas no mês de março, quando já temos a rotina normal de retorno das aulas e das férias. Tivemos uma boa impressão do que vimos, no sentido de que o TAC está sendo cumprido, pelo menos nos locais onde visitamos. Seguiremos atentos para que o cumprimento do acordo seja total”, finaliza o deputado Ernani Polo.

Fonte:DiárioRS
Postado por:Elisete Bohrer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/