sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Gaúchos são os que menos casam no País, indica IBGE

Taxa de nupcialidade foi de 4,6 para cada mil habitantes em 2012

Os gaúchos casam menos do que o restante da população brasileira. Segundo as Estatísticas do Registro Civil 2012 divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, a taxa de nupcialidade do Rio Grande do Sul é a menor entre os estados: 4,6 para cada mil habitantes. Já a média de casamentos no Brasil é de 6,9 por mil. Um dos motivos seria o aumento das uniões informais.


Brasileiros casam mais tarde

Em 2012, foram registrados 1.041.440 no Brasil, 1,4% a mais que no ano anterior. O analista de informações do IBGE no Estado, Riovaldo Alves de Mesquita, explica que o índice é estável comparado com o ano passado. Porém, se forem considerados os dados da década de 1970, é muito inferior. No período, a taxa ficava em 13 por mil.

Além da tendência da informalidade, as mulheres estão casando mais tarde. A média de idade, há uma década, era de 23 anos. No ano passado, subiu para 25 anos. “As mulheres nas regiões Sul e Sudeste tendem a ser mais velhas do que as do Norte e Nordeste”, salientou. Uma das hipóteses é uma relação o aumento da escolaridade e da presença no mercado de trabalho cada vez maior. “É preciso cruzar os dados, mas é uma possibilidade. Como as mulheres estão mais inseridas no mercado de trabalho e estão estudando mais, adiam a união formal e a maternidade”, explicou. Já para os homens, a média passou de 26 para 28 anos no Brasil.

Fonte: Karina Reif / Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/