domingo, 13 de outubro de 2013

Ajude a escolher a Árvore Nativa Símbolo de Três Palmeiras

Qual foi a árvore nativa mais abundante no município de Três Palmeiras?
Objetivo Geral: Pesquisar, identificar e divulgar a árvore nativa de maior incidência no município e que hoje, se encontra em vias de extinção, cuja importância é valorizar e resgatar a história do povo trespalmeirense. 
Objetivos Específicos:
•    Pesquisar junto a comunidade escolar quais árvores nativas foram abundantes na época da colonização do município.
•    Elaborar uma enquete de votação junto a comunidade, com o apoio da Rádio Liberdade FM 104.9, para a escolha da árvore nativa símbolo do município;
•    Analisar os resultados da votação para identificar a árvore símbolo;
•    Divulgar para a população a árvore nativa escolhida como símbolo do município de Três Palmeiras.

Justificativa: Este trabalho é de grande importância, pois busca identificar  a árvore nativa símbolo do município de Três Palmeiras, auxiliando na história do município e proporcionando melhorias ao ambiente natural, valorizando as árvores nativas, promovendo o embelezamento e conforto para ambientes.
           
Ações realizadas:
•    Pesquisa dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio José Antônio Ferronato junto aos seus familiares para identificar nomes de árvores nativas que haviam em abundância no início da colonização municipal.
•    Pesquisa bibliográfica realizada pelos alunos do 3° ano 3 do ensino Médio a respeito das árvores nativas identificadas na aplicação da pesquisa. 
•    Apresentação do projeto na Escola Estadual de Ensino Médio José Antônio Ferronato, para alunos e professores;
•    Apresentação do projeto ao prefeito municipal;
•    Apresentação do projeto na Rádio Liberdade FM – 104.9;
•    Apresentação do projeto ao presidente da Associação do Comércio e Indústria de Três Palmeiras - ACI;
•    Busca de patrocinadores para o material de divulgação.

Ações a serem realizadas:
•    Com o apoio da Rádio Liberdade FM – 104.9, elaborar uma enquete para a escolha da árvore nativa;
•    Com o apoio da Associação Comercial e Industrial do município realizar o término da votação da escolha da árvore nativa, na FEICAT – 2013;
•    Encaminhar ao prefeito municipal  Silvânio Antônio Dias a sugestão de, através de Decreto Municipal, oficializar a Árvore Nativa Símbolo do Município de Três Palmeiras;
•    Plantar a Árvore Nativa Símbolo do município em diversos locais  públicos como: Praças, Hospital, Escolas, e outras áreas de lazer da cidade e do interior.
Metodologia: Este trabalho se desenvolve no espaço escolar e também no espaço público do município. Conta com uma pesquisa junto à comunidade escolar, buscando nomes de espécies nativas que foram abundantes no início da colonização de Três Palmeiras.

Nome Popular: Ipê-amarelo, Ipê-ouro, Ipê-dourado
Nome Científico: Tabebuia alba
Características: Altura: Cerca de 30 metros. Tronco reto ou levemente tortuoso, casca externa grossa, cinza-rosa, com fissuras longitudinais esparsas e profundas. Possui copa alongada e alargada na base. As raízes de sustentação e absorção são vigorosas e profundas













Nome Popular: Guajubira, Guajuvira, Guarapovira
Nome Científico: Patagonula americana
Características: Altura: Cerca  de 10 a 15m. Tronco tortuoso e irregular, copa estreita e alongada, floresce nos meses de julho a outubro, com flores brancas ou bege.
 




Nome Popular: Louro, Louro Pardo
Nome Científico: Laurus nobilis
Caracterísicas: Pode atingir 20 m de altura. Suas folhas são vistosas, coriáceas e com odor muito característico. O fruto é do tipo baga e quando maduro tem cor negra.









Nomes populares: Corticeira-da-serra, bico-de-papagaio, corticeira, corticeira-do-mato, suínã-do-mato
Nome científico: Erythrina falcata Benth.
Características:  Pode medir de 10 a 30 m de altura. Tronco é reto. As folhas são compostas. As flores são vermelho-alaranjadas, de 3 a 5 cm de comprimento, em numerosos cachos pendentes da extremidade dos ramos. Floresce ente os meses de maio a novembro.



Nome popular: angico-verdadeiro, angico-vermelho, angico-do-banhado;
Nome científico: Parapiptadenia rígida
Característica: Pode medir de 20 a 35 metros de altura. A floração ocorre entre os meses de novembro a dezembro, com flores de coloração verde-amarelada,em grande número. Folhas compostas de cor verde escura e miúdas.




2 comentários:

  1. gostaria de votar mais nao consigo mais DIONELE CLOVIS BACKES DE PASSO FUND

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a votação foi encerada no domingo veja o resultado http://liberdadetrespalmeiras.blogspot.com.br/2013/10/feicat-2013-escolhida-arvore-nativa.html

      Excluir

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/